O que fazer quando perde a CNH por pontos?

Qualquer pessoa está sujeita a cometer erros no trânsito e dessa forma infringir a legislação que está em vigor. Um pequeno momento de descuido, a pressa, uma ultrapassagem no momento inadequado e até mesmo a falta de familiaridade com as regras podem te causar pontos na carteira de motorista. Mas e aí, o que fazer quando perde a CNH por pontos?

A gravidade da infração e as diferenças de data em que elas ocorrem podem fazer com que os pontos na CNH se acumulem e, consequentemente, receber a suspensão da habilitação como motorista. CNH suspensa significa também a suspensão do direito de permanecer dirigindo durante o período determinado por lei.

Já ultrapassou todos os seus pontos na carteira de motorista? Independente de qual seja o motivo da acumulação das infrações é hora de você descobrir o que fazer quando perde a CNH por pontos, se preocupe em deixar tudo em ordem porque essa situação é grave. Separamos 6 questionamentos que podem te ajudar a regularizar tudo.

O que fazer quando perde a CNH por pontos

O que fazer quando perde a CNH por pontos?


1 – O que ocorre quando os meus pontos são ultrapassados: Desde 1998 os pontos possuem ação punitiva, por isso, ao ultrapassar os seus pontos, no período de um ano, você recebe uma suspensão do direito de permanecer conduzindo automóveis.

2 – Como faço a conta para ver se meus pontos aconteceram no período de suspensão: Comece a contar a partir do dia da sua primeira multa, se dentro de 12 meses você atingir 20 pontos terá que responder por um procedimento administrativo, qual o resultado pode motivar a sua punição.

Vale ressaltar que o sistema não zera em relação à pontuação, mas perde a ação punitiva ao fim do prazo.

Ou seja, para perder o poder de dirigir as multas devem acontecer nesse prazo de 365 dias. Exemplo: a primeira multa ocorre em abril de 2016 e a última em março de 2017.

3 – O Detran comunicará sobre o ocorrido: Em caso de dúvidas o Detran comunica os motoristas quando o limite é atingido. Dependendo da pontuação de cada multa recebida no período válido, o usuário é notificado com um comunicado de apreensão a CNH, com isso, é preciso ir até o setor de pontuação do Detran.

Ademais, o Detran também publica, no Diário Oficial do seu Estado, a lista dos motoristas que atingiram os 20 pontos.

4 – O que fazer para recuperar a CNH: esse é o ponto mais procurado no momento do que fazer quando perde a CNH por pontos.

O motorista penalizado precisa, obrigatoriamente, realizar um curso de reciclagem para retomar a sua habilitação. Esse curso pode ser realizado na Divisão de Educação de Trânsito do Detran ou em algum Centro de Formação de Condutores (CFC).

Não esqueça que é dever de todos os motoristas e proprietários de carros manter atualizado os seus endereços e dados no órgão de trânsito.

5 – Como encontro informações sobre multas: caso não tenha certeza sobre a veracidade do que foi dito em seu comunicado de apreensão a CNH é possível ir até o balcão de informações do Detran e solicitar todos os procedimentos e dados a respeito de suas multas, também é possível encontrar as informações na página do Detran de seu Estado.

6 – Como recorrer uma multa: viu que o Detran comeu bola? Saiba que isso pode acontecer; Redija um requerimento com cópia do RG, CNH, documentação do veículo e multa recorrida anexados, assim como outros documentos que possam comprovar a sua alegação, com isso feito entre com o processo no Detran.

Vale a pena ler também: