Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

Quanto tempo depois de beber posso dirigir? A metabolização completa do álcool ocorre em até 6 horas. Contudo, o mais recomendado é que você só volta a dirigir um dia depois (24 horas) após ter bebido.

Isso porque, se você ingeriu uma grande quantidade de bebida alcoólica não é recomendado dirigir no mesmo dia, pois mesmo depois de eliminado do organismo, o álcool pode provocar efeitos adversos que podem atrapalhar a concentração no trânsito, como dores de cabeça, sensibilidade à luz e ao som, enjoo e etc… É o que chamamos de ressaca.

Qual o limite de álcool tolerado pelo bafômetro

Quanto tempo depois de beber posso dirigir?

De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), não há limite para o bafômetro, já que a política adotada pelo Brasil é de tolerância zero.

Contudo, há uma pequena margem de erro de 0,04 mg/L que é relativa a aferição do equipamento utilizado para fazer a medição da concentração de álcool no organismo. Em exames de sangue, no entanto, nenhuma quantidade de álcool é tolerada.

De acordo com a Resolução nº 432/2013 do Contran define a margem de tolerância de erro do bafômetro. Se for igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, o resultado é considerado positivo.

A margem de tolerância não é parâmetro para flexibilizar a lei e sim um mecanismo para evitar que haja injustiça nas blitz de Lei Seca. Por isso, se você estiver dirigindo, não deve beber. O melhor é pedir para que outra pessoa dirija ou pegar um táxi ou carro de aplicativo.

O que acontece se o motorista recusar a fazer o teste do bafômetro?

Se você for parado em uma blitz e se recusar a fazer o teste do bafômetro, o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevê a penalidade de dirigir sob influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência.

O Artigo prevê que trata-se de infração gravíssima com penalidade de multa de R $2.934,70 (valor da multa da infração gravíssima multiplicada por dez) e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses. A infração é considerada gravíssima.

Caso no momento da blitz não se apresente um condutor habilitado em condições de dirigir, o veículo também é apreendido. Se o motorista foi reincidente, isto é, for flagrado dirigindo novamente sob efeito de álcool, o valor da multa dobra.

Em relação à quantidade de álcool no organismo, o Art. 276 do CTB é o que define que qualquer concentração de álcool por litro de sangue ou por litro de ar alveolar sujeita o motorista às penalidades previstas no Art. 165.

Considerações Finais

Não há consenso para responder a pergunta “Quanto tempo depois de beber posso dirigir?”, pois, apesar da metabolização do álcool acontecer em torno de seis horas, o álcool pode causar efeitos que podem contribuir sua segurança e das demais pessoas no trânsito. Além disso, as penas definidas pela Lei Seca, são bastante severas, incluindo multa de valor altíssimo, suspensão da CNH e apreensão do veículo. Por isso, o mais recomendado é esperar passar 24 horas após ingerir bebida alcóolica para poder dirigir.