CNH Social e CNH Popular: Como se cadastrar?

Muitas pessoas querem saber como se cadastrar nos programas CNH Social e CNH Popular para conseguir tirar habilitação grátis, já que essa seria uma excelente oportunidade para quem não tem condições financeiras de tirar sua tão sonhada carteira de habilitação. Então ao longo desse artigo de hoje irei falar um pouco mais desses dois projetos e de como você poderá fazer parte gratuitamente.

O grande ponto negativo nisso tudo é que esses programas não estão disponíveis em todos os estados brasileiros e isso faz com que muitas pessoas não consigam tirar a habilitação gratuitamente. De qualquer forma, se você mora em um estado onde o programa irá fazer parte, poderá ser um dos beneficiados.

Carteira de habilitação grátis Rio Grande do Sul

Se você é do estado do Rio Grande do Sul e quer tirar a habilitação grátis, saiba que o projeto “CNH Social” foi lançado pelo Detran-Rs e vai beneficiar cerca de 7 mil pessoas que desejam tirar sua primeira habilitação ou adicionar uma nova categoria. A partir de hoje (dia 6 de Novembro) as inscrições estão abertas e vão até o dia 29 de Novembro.

O que você deve fazer para se cadastrar é procurar uma das 274 Auto Escolas (centro de formação de condutores) que são credenciados ao Detran do Rio Grande do Sul para solicitar sua inscrição. O sorteio que definirá quem irá obter a carteira de habilitação gratuita será feito no dia 11 de Dezembro.

Como saber se posso tirar minha CNH grátis?

Muitas pessoas ficam um pouco perdidas sem saber exatamente o que fazer e como saber se podem tirar a carteira de habilitação gratuita. Então a minha dica é que você procure o posto do Detran na sua cidade e procure se informar com relação ao funcionamento do programa na localidade. Lógico que nem todos os estados estarão com projetos para oferecer habilitação gratuita a população, mas é sempre bom se informar.

Caso você more no estado do Pernambuco ou do Espirito Santo, é bom ficar atento, pois esses projetos vem beneficiando muitas pessoas em ambos os estados. Então você poderá se informar com relação as inscrições diretamente no site de cada projeto ou mesmo visitando o Detran do seu município para saber quando essas inscrições irão iniciar. Para 2013 todas as inscrições já foram encerradas, então se prepare para fazer parte em 2014.

como se cadastrar no cnh social

Projeto CNH Social: Como se cadastrar?

Para quem ainda não conhece, o CNH Social é um projeto do Governo do Espirito Santo que somente em 2013 ofereceu cerca de 6 mil carteiras de habilitação gratuita para novos motoristas ou pessoas que já possuem habilitação e desejam apenas adicionar uma nova categoria. Porém para fazer parte desse projeto, você precisa se encaixar em uma das condições propostas, além de ser um residente no estado do Espirito Santo:

  • Ser beneficiário do Bolsa Família
  • Ex. presidiários
  • Receber até 2 salários mínimos
  • Nunca ter tido experiência no mercado de trabalho
  • Ou ser aluno matriculado na rede pública com bom desempenho escolar

Para se candidatar a habilitação gratuita através do projeto CNH Social, você também precisará saber ler e escrever, possuir carteira de trabalho, CPF, Identidade e não estar impedido de tirar a carteira de habilitação pela justiça. Em 2014 o CNH Social irá beneficiar 10 mil pessoas no estado do Espirito Santo, porém no momento as inscrições estão encerradas, mas você pode ficar atento ao site http://www.cnhsocial.es.gov.br para saber quando as inscrições serão abertas.

cnh popular

Como se cadastrar no CNH Popular

Esse projeto está presente em alguns estados brasileiros e vem atendendo uma grande quantidade de pessoas também, porém em alguns estados é disponibilizado somente a opção para a carteira de habilitação A, não sendo possível assim tirar outras categorias ou acrescentar outra letra para quem já possui uma carteira. Em estados como Pernambuco e Ceará, esse projeto vem atuando e ajudando muitas pessoas.

No site do Detran Pernambuco é possível obter mais informações, saber da lista de aprovados e de quando será liberada a próxima etapa de inscrições. Quem mora no Estado do Ceará e deseja tirar sua primeira habilitação, poderá se beneficiar através desse mesmo programa e no site oficial do Detran é possível encontrar informações sobre o processo seletivo e até mesmo de localidades que vem sendo atendidas pelo projeto CNH Popular. Se você quiser fazer um pré-cadastro para ser convocado quando iniciar a próxima seleção, poderá visitar a pagina http://portal.detran.ce.gov.br/pre-cadastro e preencher os dados solicitados.

Caso você não consiga encontrar algum dos programas na sua localidade, terá que aguardar a aprovação de algum projeto do tipo por parte do Governo Estadual. Para mais informações eu recomendo que você procure o Detran do seu município.

Comentários

  1. getulio sousa dos santoos diz

    Oi boa Tarde Preciso da minha habilitacao Preciso de um trabalho melhor mais nao tenho condicoes de paga total mente mim ajude por
    FAVOR’,obrigado

    • diz

      sou beneficiaria do bolsa failima sei que tem muita gente aguardando uma aprovase3o para tirar a carteira de habilitae7e3o de grae7a e eu sou uma dessas gente agradee7o ao nossso governador eduardo campos pela oportunidade. Preciso muito dessa oportunidade pois essa e9 a terceira vez que mim escrevo. Deus abene7oe o senhor eduardo campos

  2. diz

    socorro!!!! sou agente de saúde e necessito urgentemente de uma cnh para facilitar o meu trabalho, pois preciso constantemente de estar indo à secretaria para buscar soluções para a população da minha comunidade. Por favor ouça o meu pedido! obrigado

  3. jose ricardo diz

    ola queria saber pq n fui classificado no cnh popular. pq coloquei como participante da bolsa familia e coloquei meu nis correto e qndo fui olhar o resultado individual tinha dizendo que o nis nao foi localizado …….

  4. gerlane menines siva diz

    fiquei muito feliz quando vir meu nome na lista dos beneficiados ;:mas pelo um pequeno erro:. de pessoas dependente de mim nao conseguir ..

  5. gerlane menines siva diz

    gostaria de saber: so porque minha mae nao esta mais comigo vou perde de tira a cnh social por ta dando um dependente a menos no meu cadastro??.

  6. vanderlei diz

    Vo te falar aqui em minas este governo só sabe cobrar taxas e taxas e não fazem nada de bem a população!!!!!!!Este que é um grande exemplo a cnh social.Aqui infelizmente não tem,pois como falei só sabem aumentar imposto mas este ano vamos trocar o governo.

  7. Francisco Gomes da Silva diz

    boa tarde sou do estado de sao paulo e estou desempregado no momento e para entrar no mercado de trabalho eu pressiso mudar a minha cnh para letra E e estou sem condiçoes no momento pressiso mudar a minha cnh com urgencia voces podem mim ajudar?

  8. wilson da silva diz

    aqui no parana é uma porcaria um estado igual o paraná com tanta fama não tem um projeto deste aqui o governo so quer embolsar ja tenho 45 anos de vida acho q vou morer de velho e não terei minha cnh com dignidade aqui em florida pr quem não consegue tirar com dignidade ta comprando cnh falsa ta mais facil eu q não quero falsa tenho q ficar sem uma cnh pq custa cara pra caramba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>