Carteira de habilitação grátis

Você sabia que tem como tirar a carteira de habilitação grátis? Neste texto vamos falar como funciona e quais os requisitos para se inscrever nesse benefício.

Um benefício chamado de CNH Social, que também é conhecido por CNH popular, desde 2011 possibilita a retirada da habilitação gratuitamente.

Este programa possibilita que pessoas de baixa renda tenham acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As vagas do benefício são dividas da seguinte forma: Primeira Habilitação; Adição de Categoria ou Mudança de Categoria.

Ou seja, é possível tirar a primeira habilitação nas categorias “A” (motocicleta” ou “B” (automóveis)”. Fazer a adição de categorias “A” ou “B” na CNH ou ainda fazer a mudança para a categoria “C” (caminhão), “D” (motorista de ônibus ou “E” (combinação de veículos das categorias B, C ou D).

Como se sabe, o processo de retirada da primeira habilitação possui custos elevados, que vão de R$ 850,00 a R$ 1.500,00, a depender do estado e Centro de Formação de Condutores (CFC).

O benefício da CNH Social é uma forma de favorecer a entrada de pessoas de baixa renda no mercado de trabalho, tendo em vista que a habilitação é um documento frequentemente requisitado em diversas vagas de trabalho, além de ser essencial em funções específicas como de motoboy, motoristas, caminhoneiro, taxista, motorista de carros de aplicativo e entre outras.

carteira de habilitação grátis

Requisitos para tirar a carteira de habilitação grátis


Para ter direito à carteira de habilitação grátis é preciso que o candidato se enquadre em requisitos como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ser alfabetizado
  • Possui renda bruta familiar de até dois salários mínimos;
  • Está desempregado há mais de um ano ou ser estudante da rede pública e apresentar um bom desempenho e frequência mínima de 75%;
  • Não ter registro de emprego em sua carteira de trabalho;
  • Ser portador de necessidades especiais;
  • Ser beneficiário de programas sociais como o Bolsa Família;
  • Ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Ser pequeno agricultor com receita bruta de até dois salários mínimos;
  • Ter cumprido pena como presidiário;
  • Residir no mesmo estado há no mínimo dois anos.

Vale ressaltar que as exigências variam de acordo com o regulamento de cada estado. Por isso, antes de se inscrever no programa é essencial ler atentamente as exigências do edital de seleção.

Como se inscrever para a CNH Social


Para se inscrever no benefício da CNH Social é preciso ficar atento no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do seu estado para abertura do edital do programa.

A seleção ocorre anualmente e após a inscrição, o cadastro é avaliado para confirmar se o candidato se enquadra nos requisitos do programa. A divulgação do resultado é feita no site do DETRAN na data definida no edital.

Como este serviço também é de responsabilidade do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), você também pode consultar informações sobre resultado e inscrição no site da instituição.

como tirar a carteira de habilitação grátis

Documentos necessários para a CNH Social


Se aprovado na seleção para a CNH Social, o candidato vai precisar apresentar os seguintes documentos para iniciar o curso para primeira habilitação, adição ou mudança de categoria:

  • Original e cópia de documento de identificação com foto (RG, CNH, CTPS ou Reservista);
  • Original e cópia do CPF;
  • Original de cópia de um comprovante de residência recente (de até três meses);
  • Original de cópia de Certidão de Casamento, Divórcio ou Declaração de União Estável (se houver).

Agora que você já sabe como tirar a carteira de habilitação grátis, no caso de se enquadrar nos requisitos exigidos pelo benefício, fique atento à abertura do edital de seleção do seu estado para não perder a oportunidade de se habilitar gratuitamente.

Vale a pena ler também: