Como tirar habilitação

Está em dúvida como tirar habilitação? Preparamos um guia passo a passo definitivo explicando o processo!

Primeiramente, para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, é preciso que o candidato seja:

  • Maior de 18 anos, pois deve ser penalmente imputável, ou seja, responsável por seus atos;
  • Saiba ler e escrever;
  • Tenha documento de identificação e CPF.

Cumprindo essas exigências, a pessoa pode solicitar a habilitação nas categorias A (motocicletas), B (veículos até 3.500 quilos) ou A e B.

Guia passo a passo de como tirar habilitação


como tirar habilitação

Passo 1: Solicitação junto ao DETRAN

O primeiro passo é fazer a solicitação do processo da primeira habilitação no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) ou órgão equivalente na cidade em que você mora.

Em muitos estados, também é possível fazer a emissão do boleto da primeira habilitação, que se refere aos exames clínicos no site do DETRAN.

Passo 2: Apresentação dos documentos

Com o boleto pago, é preciso agendar um horário no DETRAN para levar os originais e cópia do documento de identificação oficial com foto (RG, carteira de trabalho ou certificado de reservista), CPF e comprovante de residência recente (com até 90 dias).

Uma foto 3×4 também pode ser pedida a depender do DETRAN. Em alguns estados, durante esta etapa se faz também a coleta biométrica.

Passo 3: Agendamento dos exames

Com esta validação feita perante o DETRAN, o candidato precisa fazer o agendamento dos exames médicos e psicotécnicos em uma clínica credenciada.

Os exames feitos são de aptidão física e mental e também a avaliação psicotécnica.

Passo 4: Início do curso teórico

Com os resultados de aptidão dos exames em mãos, o candidato precisa procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC) para iniciar o curo teórico/ técnico exigido para tirar a primeira habilitação.

O curso tem a carga horária de 45 horas/ aulas.

Passo 5: Exame teórico

Após a conclusão do curso, o candidato precisa agendar o exame com no mínimo 30 questões de múltipla escolha.

É necessário acertar pelo menos 70% da prova, ou seja, 21 questões.

Passo 6: Aulas práticas

Após a aprovação, o candidato deve procurar a autoescola para iniciar as aulas de direção veicular.

A primeira etapa é fazer cinco horas de aula no simulador de direção veicular, sendo uma hora no modo noturno.

Depois de passar pelo simulador, o candidato recebe a Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), que é a permissão para fazer as aulas práticas em vias públicas.

O candidato precisa fazer vinte horas/ aulas para cada categoria que deseja tirar a habilitação, sendo que cinco horas/ aulas precisam ser feitas no período noturno.

O total de carga horária para a retirada de habilitação para a categoria B é de 25 horas/ aula (simulador + prática de rua).

Enquanto que para a categoria A são 20 horas/ aula, pois não há a prática no simulador.

Passo 7: Exame prático

Após a conclusão da carga horária de aulas práticas, o aluno ou a autoescola pode agendar o exame prático. No caso de ser reprovado, o candidato pode repetir o exame em quinze dias.

Ao ser aprovado o condutor recebe a Permissão Para Dirigir (PPD), que tem validade de um ano.

Com esta permissão pode-se dirigir em todas as vias e estradas do Brasil. Contudo, enquanto está com a PPD, o motorista não pode ser autuado em infrações graves e gravíssimas ou ser reincidente em uma infração média.

Se não cometer essas imprudências, ao motorista é concedida a CNH definitiva com validade de cinco anos.

Agora que você já sabe como tirar habilitação, sugerimos que pesquise uma autoescola de confiança para fazer o curso teórico e prático e estar bem preparado para os exames. O valor total do processo é em média de R$ 850,00 a R$ 1.500,00, a depender do estado e autoescola escolhida.

54 comentários

  1. comprei um carro porém ainda não tinha habilitação. O carro teve um problema mecanico e passou o período de trinta dias para essa transferência, agora tenho que pagar multa para vistoriar e transferir. Gostaria de saber se isso vai atrapalhar a minha retirada da habilitação, pois vou fazer minha matrícula na autoescola.

  2. Oi
    Gostaria de saber qual o prazo pra fazer o recadastramento da primeira habilitação?.
    No meu caso já venceu meu processo de um ano, mas eu sei q se pode fazer o recadastramento sem ter registrar td de novo as digitais.. Vou direto p prova teórica.

  3. oi minha filha vai fazer a carteira mais ela esta muito nervosa o que eu posso fazer pra ajuda-la

    1. Existem auto escola que se encarregam de preparar o aluno para esse exame a questao do nervosismo também é muito bem trabalhada com o aluno

  4. eu sou apriscila gostaria de sanbem como eu fasso pra tira a minha canta mai eu trabalho e saiu as 5:00 horas e de sabando trabalho ate 12:00 como eu faaso posso faz anoite eu queromuito tira a habilitancao

        1. pessoal otario esse de cima, certas pessoas precisam de orientação e não ficar tirando sarro ! esse povo brasileiro merece a merda em que vive !

  5. oi neto qro tirar minha CNH pra carro e moto mais estou em duvida na minha cidade tem dois CFC`s em qual posso confiar???

  6. oi eu sou robson eu queiro tira minha carteira habilitação mas meu de feito eu sou deficiente eu posso fazer

  7. COMPREI SEU EBOOK HOJE VOU EFETUAR O PAGAMENTO MAS ESTOU PREOCUPADA COM O ESTADO GUE MORO NO RIO DE JANEIRO SERA QUE AS GUESTOES SAO AS MESMAS EOS PROCESSOS TAMBEM POS DIZEM QUE VARIA DE ESTADOS

  8. amigo eu pretendo tirar a minha habilitação mais preciso me preparar antes muitas pessõas dizem ser dificil mais com certeza achaei vc pra nos eclarecer quis são os processos que teremos que enfrentar pra não perder no dinheiro amei sua postura de ensinar sou de salvador bahia um abraço e obrigado………………

  9. Oi …
    Fui reprova na prova de.legislação, caiu umas questões que meu professor nem se quer explicou, mais enfim, tenho que esperar 15 para remarcar ou posso já remarcar imediato ?

  10. olá !!! bom dia Quero saber qual é o site de inscrição para CNH pois quero muito tirar e preciso para melhor função de emprego pois estou desempregado e não tenho condições de tirar me ajudem quem tem um bom coração em nome de jesus. meu contato de e-mail é ronalddasilva2010@hotmail.com ou (083) 8850-7272/8144-9955

  11. ola nossa q triste nao passo na prova teorica nao consigo ta tao dificil algem pode me diser oq devo fase pesso ajuda

  12. Parceiro, com seus conhecimentos como faço para tirar a primeira habilitação para a categoria D, caso nao seja possivel D a categoria B esta de bom agrado porem o cidadao e semi anafabeto e esta disponivel a realizar o pagamento pelo serviço a vc se possivel realizar.
    no aguarde.

    1. Olá Julio Cezar
      Logo de cara você não consegue se habilitar na categoria D. O caminho é começar pela categoria B e após 2 anos nela é possível conseguir mudar para a sua categoria desejada. Com relação a ser semi analfabeto, esse pode ser um pequeno problema, mas o que eu posso lhe indicar nesse caso é procure o Detran na sua cidade para saber será possível ou não iniciar esse processo.

      Abraço!

        1. Olá Alexandre
          Infelizmente não é possível. Você pode mudar direto para a D, desde que tenha pelo menos 2 anos na categoria B.

          Abraços!

  13. Tenho 20 anos e gostaria de saber sem existe alguma emancipaçao para poder tirar carteira E? eu ja tenho a B a um ano e quatro meses.

  14. olá boa noite,estou precisando de tirar algumas duvidas sobre esse assunto.é que eu quero saber qual a melhor escola para tirar a CNH e onde fica localizada.

Os comentários estão fechados.