Sem dinheiro para tirar habilitação: O que fazer?

Já diz aquele velho ditado que “dinheiro não traz felicidade”, mas a verdade é que ele será fundamental para conseguirmos realizar muitos dos nossos sonhos ao decorrer da vida e naturalmente existem pessoas que estão sem dinheiro para tirar habilitação. Mas afinal, o que fazer nesse caso?

Antes de tudo, eu só quero que você saiba que eu também não tinha dinheiro quando fui tirar minha primeira habilitação, mas nem por isso desisti do meu sonho de ter a carteira em mãos.

Lógico que eu contei com um pouco de sorte, porque minha mãe me ajudou bastante e acabou me dando toda quantia que eu precisava, porém se isso não tivesse acontecido, certamente eu teria buscado outras maneiras para ter minha CNH.

Pagar as aulas da auto escola parceladas


As aulas na auto escola são as responsáveis pelo maior gasto nesse inicio e até pouco tempo atrás, se você não tivesse pelo menos R$ 800 Reais para pagar a vista todas as suas aulas, certamente você não conseguiria iniciar esse processo. No entanto hoje em dia tudo está bem mais fácil, pois você pode negociar diretamente com a sua auto escola desejada e pagar tudo em suaves parcelas.

Onde eu fiz minhas aulas teóricas e praticas, por exemplo, é possível parcelar tudo em até 8 vezes, então o candidato não precisa ter um grande montante em mãos para pagar instantaneamente.

Basta ter um ganho fixo todos os meses para pagar suas aulas, porém é bom reservar também um dinheirinho para os gastos iniciais que serão referentes ao pagamento do boleto gerado pelo Detran e aos exames médicos, que só podem ser pagos a vista.

Leia também: Preços para tirar habilitação

sem dinheiro para tirar habilitação

Pegar dinheiro emprestado para tirar habilitação


Eu não gosto de ficar pegando dinheiro emprestado de outras pessoas para fazer aquilo que eu desejo alcançar, a não ser que seja do pai ou da mãe e que eles não estejam necessitando muito rápido. Dessa forma, se você está sem dinheiro para tirar habilitação e está pensando em fazer um empréstimo para isso, eu recomendo que planeje muito bem.

A verdade é que se você não tiver um ganho fixo que possa quitar seu empréstimo ou pelo menos uma boa proposta de emprego que vai se concretizar após ter sua carteira de motorista em mãos, eu não recomendo que você pegue dinheiro emprestado.

Economizar para tirar a CNH a vista


Muitas pessoas também estão sem dinheiro para tirar habilitação e nem por isso elas se desesperam ou saem por aí fazendo empréstimos para realizar esse sonho.

O que deve-se ter é um pouco de calma e economia, porque se você conseguir economizar pelo menos uma pequena quantia todos os meses, então já dará para juntar um bom dinheiro dentro de 1 ano ou até menos.

Eu, por exemplo, quando pensei em tirar minha primeira habilitação estava desempregado e ganhava no máximo R$ 350 Reais por mês fazendo alguns bicos aqui na minha cidade, mas se você ganha 1 salário minimo, por exemplo, dá para poupar um pouco para tirar sua CNH mas a frente.

O importante na verdade é você ter um objetivo claro daquilo que deseja alcançar, porque só para você ter uma ideia, eu tenho um amigo que começou juntar moedas em um cofrinho e dizia sempre que iria usar aquele dinheiro para tirar sua carteira de motorista.

Eu não sei ao certo quanto tempo ele juntou, mas quando ele abriu o cofre, tinha mais de Mil Reais e ele conseguiu quitar todo esse processo, então acho que com um pouco de dedicação é possível sim conseguir.

tirar habilitação sem dinheiro

Cadastre-se no projeto CNH Social


Os programas CNH Social e CNH Popular são duas realidades que vieram para mudar a vida de muitos brasileiros que estão sem dinheiro para tirar habilitação e querem realizar esse sonho.

Lógico que eles ainda não estão disponíveis em todos os estados brasileiros, porém de pouco a pouco vão sendo implantados e contemplando uma grande quantidade de pessoas.

O caso mais recente foi da Carteira de habilitação grátis para o Rio Grande do Sul, onde o objetivo é contemplar 7 mil Pessoas, então assim que for lançado o projeto no seu estado, você poderá se cadastrar para concorrer a uma vaga e tirar sua CNH.

Caso já foi lançado e você perdeu a oportunidade, basta esperar a próxima seleção e se candidatar, pois o ideal, acima de tudo, é não desistir de realizar o seu sonho, porque certamente ele irá se realizar mais cedo ou mais tarde.

10 comentários

  1. Eu recebendo um salário mínimo e com muita paciência estou guardando meu dinheiro em uma poupança. Como você disse, sem desespero ao querer fazer por impulso e acabar se endividando.

  2. Quero muito tirar minha carteira já abri até uma poupança pra guardar dinheiro pra fazer, todo mês deposito 100 a 200 reais, to quase lá.

  3. Esse programa ja chegou no estado do Rio de Janeiro ? Sou de Três Rios e quero tirar a minha habilitação no momento não tenho condições de arcar com as despesas.

  4. Moro em Estancia Velha rs onde faço minha inscrição para minha.CNH social.Obrigado.

  5. eu sou bruno tenho a oportunidade de tirar a cnh na gestao do senhor governador ricardo coutinho pois esse programa favorece pessoas como eu tirar uma abilitaçao e um privilegio que so aparti de agora e possivel com a gestao do governo ricardo coutinho pessoas de renda baixa ter acesso na gestao do senhor ricardo pois so agorta o detran pode ter a certeza de que a carteira de motorista nao deve ser comprada

Os comentários estão fechados.