Renovei a CNH mas não chegou: O que fazer? Posso dirigir?

Acredite, enquanto você clica para ler mais esse artigo, há muitas pessoas pelo Brasil levando multa por CNH vencida. A pior de todas as situações é quando o motorista já foi atrás de renovar sua situação com o Detran e sem saber de todos os detalhes acaba perdendo pontos na carteira, e aí aparece o questionamento: “renovei a CNH mas não chegou, posso dirigir?“.

Se você já diz “renovei a CNH mas não chegou”, é porque provavelmente seguiu todos os passos ensinados em relação a isso. Mas se chegou aqui hipoteticamente porque em breve precisará renovará a sua carteira e já quer saber tudo a respeito continue lendo:

A validade da sua CNH está presente entre a data da primeira habilitação e o número de registro. A sua data está chegando, vai demorar um pouquinho ou já passou? A resposta para isso é também a resposta para saber se você pode dirigir ou não.

Caso já tenha passado mais de 30 dias, infelizmente você não poderá dirigir enquanto a nova CNH não chegar, então se você renovou a CNH mas ela não chegou, saiba que não poderá dirigir. Se já passou do prazo de entrega, vai atrás disso diretamente com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), órgão responsável.

Agora, se a validade ainda não foi alcançada ou é recente, a legislação está do seu lado e garante mais 30 dias de uso enquanto a renovação não se conclui. As leis do trânsito permitem que o motorista continue dirigindo nesse período sem correr o risco de multas ou perda de pontos na carteira, que nesse caso é vista como uma infração gravíssima.

Renovei a CNH mas não chegou

Renovei a CNH mas não chegou: mais cuidados que devemos tomar no tempo “sem” CNH


Já vimos que você pode continuar dirigindo caso ainda esteja dentro do prazo dos 30 dias de vencimento. E que caso o Detran ainda não tenha dado mais respostas a respeito da chegada da sua nova carteira é preciso que você entre em contato com os setores responsáveis para averiguar os porquês dessa situação.

Entretanto o artigo de hoje não termina por aqui e, pensando em te ajudar, separamos outros pontos importantes que podem te salvar nesse tempo “sem” CNH:

1 – Posso pedir a renovação da minha CNH antes mesmo dela vencer: Não há a necessidade de esperar o vencimento para ir atrás de regularizar a situação, você pode antecipar tudo isso em até 30 dias e evitar qualquer dor de cabeça.

Aliás, se você está planejando uma viagem de carro, mas está preocupado com o vencimento da CNH que bate nos mesmos dias em que estará fora saiba que é possível até solicitar a renovação em um período mais do que 30 dias. Só é preciso apresentar alguma documentação que comprove o seu tempo ausente, como reserva de hotel, passagem e até contrato de curso.

2 – Mesmo após roubo ou furto da carteira, não é permitido dirigir utilizando apenas o boletim de ocorrência: Tenha em mente que nenhum documento pode ser utilizado no lugar da habilitação, nem o Boletim de Ocorrência remetido pela Polícia Civil e nem o protocolo de pedido de 2ª via do próprio Detran.

A consequência de dirigir sem a presença da CNH é multa e pontos no prontuário.

A internet é um meio de comunicação muito amplo, que permite que cada vez mais pessoas tenham acesso a informações que antes demorariam horas para serem disseminadas. Entretanto é bom ficar atento as informações falsas que são propagadas nessa mídia, e em qualquer outra. Em caso de dúvida entre em contato conosco ou diretamente com o Detran.

Um comentário

Os comentários estão fechados.