Indo logo direto ao ponto, os pontos da CNH zeram quando se passa o período de 1 ano após as infrações cometidas pelo condutor! Portanto o limite máximo de acúmulo de pontos pelo motivo de infrações é de 19 pontos, pois quando o condutor tiver 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, já estará considerado suspenso.
Mas sempre que falamos de pontuação da CNH, temos que ser cautelosos, pois é algo muito relativo, é possível que você tenha a CNH suspensa sem mesmo totalizar os 20 pontos, através de uma infração gravíssima que cause a mesma, independentemente da pontuação. São elas por exemplo: Participar de corridas/rachas, dirigir alcoolizado ou não parar para ajudar uma vítima caso tenha se envolvido em algum acidente.
Portanto precisamos sempre ter em mente que os códigos de trânsito merecem grande atenção a todo o momento. Sendo assim, entenda melhor a seguir outros detalhes sobre a pontuação da CNH.
Quanto tempo a pontuação de uma multa fica na CNH?
Logo que você levar os pontos por alguma infração, esses pontos terão um ano de validade. É fundamental não deixar que se somem 20 pontos num mesmo período de um ano. Desse modo, após passarem-se 1 ano da última infração cometida, a mesma irá expirar e seus pontos serão zerados.
Quais são as pontuações para cada tipo de multa/infração?
Cada categoria de infração possui um valor diferente, bem como uma pontuação diferente.
- Infração Leve: 3 pontos;
- Infração Média: 4 pontos;
- Infração Grave: 5 pontos;
- Infração Gravíssima: 7 pontos.
Excedi o número máximo de pontos, o que fazer?
Logo que você alcança o limite máximo de pontos na sua CNH, sua carteira encontra-se no estado SUSPENSO, então você receberá uma correspondência avisando-o do ocorrido, ou mesmo quando você acessar o site do Detran e consultar seu extrato atual de pontos.
Após ter recebido essa notificação, você terá um prazo de 30 dias para recorrer e ter as suas multas anuladas. Caso não seja bem sucedido em sua recorrência, ou não decida recorrer, você perderá o direito de dirigir por um prazo que varia de 1 mês a 1 ano pois estará suspenso. Tempo este que é estabelecido pelo Detran de acordo com as multas que foram cometidas.
Se você excedeu o número máximo de pontos, é preciso comparecer ao Curso de Reciclagem (publicamos um artigo falando especificamente sobre isso para você entender melhor) que é oferecido pela maioria das autoescolas do país. Em resumo, o Curso de Reciclagem possui as mesmas matérias que existem no Curso Teórico feito para tirar a primeira habilitação. Uma vez que tiver concluído o Curso de Reciclagem, você poderá recuperar sua CNH novamente.
E em caso da Carteira Provisória, PPD, como funciona?
Como você sabe, quando é tirada a primeira habilitação, você recebe uma Carteira Provisória, a chamada Permissão Para Dirigir (PPD), que tem validade de 1 ano, e só após este prazo o condutor poderá pegar a sua CNH Definitiva, porém, neste prazo de 1 ano o condutor não poderá ter multas graves nem gravíssimas, do contrário será obrigado a refazer o curso de habilitação na autoescola, começando tudo do zero. Então é desse modo que a “pontuação” funciona para a PPD.
Outra pessoa dirigiu meu veículo, e uma infração veio em meu nome, o que fazer?
Nestes casos é possível transferir a pontuação da CNH para o nome da pessoa, preenchendo um formulário da infração com todos os dados do dono do veículo, juntamente com todos os dados do real responsável pela infração. Após isso, basta entregar o formulário ao Detran da sua região e o problema estará resolvido!
Depois de fazer o curso de reciclagem os pontos zeram na CNH mesmo não dando o tempo de 1 ano de espera para expirarem os pontos?