Percurso da prova prática do Detran

Conhecer muito bem o percurso da prova prática do Detran é fundamental para conseguir realizar uma boa prova, ter mais tranquilidade e ganhar conhecimento a respeito do que fazer na rua!

Eu mesmo, desde o dia em que comecei as aulas teóricas na auto escola já ficava contando os dias para começar realizar as aulas práticas no percurso oficial do Detran, afinal o maior desejo de quem vai tirar a primeira habilitação é justamente ir logo para a parte prática. Eu confesso para você que o percurso não é difícil, mas requer muito cuidado, pois existem alguns detalhes que podem acabar atrapalhando a sua aprovação.

Com base nisso, eu selecionei aqui hoje algumas dicas e informações sobre o percurso da prova prática do Detran para que você possa ter uma noção a respeito de como isso funciona e já começar se preparar para a tão sonhada prova de direção!

Percurso da prova prática do Detran para moto


Provavelmente, você começará as aulas pelo percurso de motocicleta e por mais que muita gente já saiba pilotar muito bem, quando chega na hora H tudo é muito complicado, portanto se você não tiver total cuidado e treinamento, poderá ser reprovado justamente no percurso para motos. Ele é basicamente uma pista com cerca de 2 metros de largura e alguns obstáculos pelo caminho que você precisa concluir perfeitamente. Confira alguns deles:

  • Slalow (Ziguezague): Nessa etapa você precisará fazer o tradicional ziguezague entre 4 cones alinhados com a distância entre eles de aproximadamente 3 metros.
  • Prancha de elevação: Nesse ponto da prova prática do Detran você deverá passará por uma elevação de cerca de 8 metros de comprimento, 3 centímetros de altura com relação ao solo e apenas 30 centímetros de largura.
  • Sonorizadores: Possui uma espécie de réguas com largura de 8 centímetros e espaçamento entre elas. Esse obstáculo possui pouco mais de 2 metros de comprimento.
  • Curvas: São duas curvas de 90º (o famoso L) na mesma sequência, sendo uma feita para o lado direito e a outra para o lado esquerdo.
  • Rotatórias: Por fim, o percurso é composto por 2 rotatórias no formato de 8 que você deverá fazer a manobra sem parar a moto ou colocar o pé no chão.

A sequência dos obstáculos provavelmente não será o mesmo que estou descrevendo aqui, porque cada Detran é que escolhe a melhor ordem para o seu percurso da prova prática, então pode ser que aí na sua cidade seja um pouco diferente. De qualquer forma, veja a imagem a seguir para ter uma noção de como é o percurso da prova prática do Detran:

Conhecer o percurso da prova prática do Detran

Percurso da prova prática para carro


Eu irei lhe explicar como funciona o percurso da prova prática do Detran para carro com base no que eu fiz aqui na minha cidade quando tirei minha primeira habilitação, portanto pode ser que as coisas sejam um pouco diferentes aí na sua cidade, mas certamente terá que passar pelas 2 etapas tradicionais do percurso prático:

  • Controle de embreagem: A primeira coisa que eu fiz foi realizar o controle de embreagem, tanto na subida (aclive) quanto na descida (declive). Eu mostrei alguns detalhes sobre como fazer a meia embreagem nesse Artigo Aqui!
  • Baliza: Uma das maiores dificuldades no percurso da prova é fazer a baliza, porque é onde as pessoas mais são reprovadas. Basicamente você precisa entrar na vaga de ré com o veículo, estaciona-lo corretamente sem tocar ou derrubar nenhum dos obstáculos e sem tocar no meio fio. Após isso precisará tirar o carro da vaga sem tocar em nada e todos esses processos sem esquecer a sinalização.

Esse é o percurso que necessita de um maior treinamento e por isso é sempre indicado treinar bastante, estudar para conhecer as técnicas corretas e ir se aperfeiçoando antes da realização da prova prática.

Treinar no percurso da prova prática


Geralmente as aulas práticas na auto escola são realizadas no próprio percurso onde o Detran realiza a prova de direção. Pelo menos isso é o que acontece em muitas cidades (inclusive na minha), mas se não for exatamente isso, saiba que em todas as cidades há um local apropriado para realização dos treinos e com o auxilio de um instrutor você conseguirá absorver um bom conhecimento prático no percurso.

Uma dica maravilhosa que eu sempre recomendo aqui para quem vai fazer a prova prática do Detran e quer conhecer as estratégias para ser aprovado é se inscrever no Curso Direção Prática, que ensina todos os segredos não só da baliza e do controle de embreagem, mas toda a parte prática e teórica para ser aprovado. Então é ideal para conhecer o percurso completo e ter tudo sob controle na hora da prova!

Pontos negativos no percurso da prova


Muita gente acha que é só chegar no local da prova e fazer o percurso da maneira que achar certa. Na verdade o processo é um pouco mais complexo, pois existem algumas faltas que você poderá acabar cometendo e levar pontos negativos, que se ultrapassar 3 pontos já será reprovado na prova prática. Então aqui eu apenas lhe expliquei o básico de como é o percurso, porém a minha dica é que conheça também quais são os pontos na prova prática para realizar um teste melhor.

Então espero que essas dicas de hoje tenham lhe ajudado de alguma forma, pois o meu intuito aqui é compartilhar informações úteis para quem vai tirar a primeira habilitação ou já iniciou nessa nova caminhada. Lhe desejo muito sucesso e recomendo que treine várias vezes o mesmo percurso da prova prática do Detran, porque só a prática leva a perfeição!

Vale a pena ler também: