Habilitação de moto: Quanto custa? Como tirar?

Está pensando em tirar a habilitação de moto? Então veja algumas dicas que podem lhe ajudar no momento que for fazer todos os seus testes!

Naturalmente a motocicleta é um meio de transporte popular em todas as regiões brasileiras e para poder pilotar dentro das leis de trânsito, o condutor precisa estar habilitado na categoria A, portanto é necessário passar por todo um processo que envolve aulas teóricas e práticas para conseguir chegar a sua carteira de habilitação para pilotar motos.

Para uma grande maioria, os testes para se tirar a habilitação de moto é muito mais fácil que para carro, no entanto mesmo é necessário ficar sempre atento aos pequenos detalhes, pois eles podem ser determinantes para seu sucesso ao tentar tirar a primeira CNH. Pensando nisso eu preparei algumas informações passo a passo para lhe dar um rumo certo de como funciona tudo isso:

Primeiros passos para habilitação de moto


Assim como para tirar qualquer outra categoria de habilitação, primeiramente você vai precisar ir até o Detran de seu município e procurar o setor de habilitação para se candidatar à categoria desejada. A partir daí você receberá um comprovante de inscrição que deverá efetuar o pagamento da taxa determinada pelo Detran, irá procurar uma clinica médica especializada em exames do trânsito e efetuará o que está determinando no comprovante que você receberá no momento da inscrição.

Portanto esses serão seus primeiros passos para conseguir tirar a primeira habilitação de moto e basicamente é necessário passar pelos mesmos processos para se tirar habilitação para carro. Assim que você for aprovado nos exames médicos, deverá partir para a próxima etapa que são as aulas em um CFC (centro de formação de condutores).

Leia também: Bicicleta elétrica precisa de habilitação?

como tirar habilitação de moto

Aulas e prova teórica para moto


Geralmente as aulas teóricas irão durar cerca de uma semana e após isso você estará apto a fazer a prova teórica do Detran, onde todas as questões serão respondidas em um computador e você deverá acerta no minimo 70% para ser aprovado. Mesmo que você já saiba pilotar moto muito bem e esteja apenas querendo tirar a carteira de habilitação, sem duvidas que as aulas teóricas serão muito importantes, já que elas vão lhe preparar para ser um melhor condutor no trânsito e até mesmo a aprender coisas que talvez ainda não conheça.

Se você quiser saber mais detalhes e aprender exatamente como funciona toda a parte teórica, eu recomendo que conheça o meu Ebook Sucesso na Primeira Habilitação, que preparei exatamente para ajudar a maior quantidade possível de futuros condutores.

Prova prática para tirar habilitação de moto


Antes de chegar na prova prática, você passará por várias aulas de moto com o auxilio de um instrutor da sua auto escola escolhida, portanto é possível se preparar e conhecer melhor o percurso durante as aulas para não fazer errado na hora da prova. Veja então como funciona basicamente o percurso para tirar a habilitação de moto:

  • Primeiramente você vai andar reto por cerca de 10 metros.
  • Fará uma espécie de curva.
  • Em seguida entrará na outra fase do percurso que é fazer o tradicional 8.
  • Para finalizar você fará o zigue-zague nos cones e terminará assim a sua prova.

Aparentemente é muito simples tudo isso e qualquer pessoa com um pouco de prática consegue tirar a habilitação de moto, no entanto existem vários pequenos detalhes que podem comprometer o seu teste. Então, lembre-se sempre de colocar e fechar bem o capacete, nunca coloque o pé direito no chão, não deixe a moto morrer no meio do percurso e não derrube nenhum dos cones.

Quanto custa tirar habilitação de moto?


O custo para tirar habilitação de moto é sem duvidas uma das maiores preocupações de quem está iniciando esse processo e infelizmente não existe um valor tabelado para todos os lugares, portante esse preço será muito variável de lugar para lugar. No geral, eu acredito que você vai precisar investir cerca de R$ 700 Reais apenas para tirar a categoria A, pois esse é o valor médio aqui na minha cidade.

Vale a pena tirar somente a CNH para moto?


Até aqui eu procurei lhe mostrar os detalhes básicos de como tirar a primeira habilitação de moto, mas para ser bem sincero, eu acredito que não vale a pena tirar somente a categoria A hoje em dia. O melhor é realmente optar pela categoria AB, onde você tirar tanto a carteira para moto quanto para carros, já que além de fazer o processo apenas uma vez, o preço também costuma ser mais acessível.

Então espero que você tenha gostado das dicas de hoje e se quiser tirar sua habilitação de moto, acredito que o momento é agora, mas o conselho final é que opte por tirar as duas categorias simultaneamente. Deixo aqui o meu forte abraço, lhe desejo muito sucesso e até breve!

72 comentários

    1. Não, é claro que se você já saber andar de bicicleta será mais fácil o equilíbrio, mas não precisa não pode ficar tranquila.
      Abraços !

    1. Eu tbm vou tirar a cnh de moto, já tenho de carro a alguns anos e agora ganhei uma biz e preciso estar habilitada. O preço varia, dependendo se a gente passar em todos os exames, e no exame final tbm, se a gente repetir, iremos pagar de novo, aí pode sim ficar mais cara, tudo depende de nós!

  1. Primeiro passo para ser habilitado em qualquer categoria: ser alfabetizado! Me dá vontade de chorar lendo a gramática dos comentários…..só por Deus!

    1. Olá bom primeiro vc aprende a escrever o correto é faço e não “fasso”. Depois sim vc vai à uma auto escola.

      1. Quanta gente grossa,se ele deve aprender a escrever vice deveria aprender a respeitar o próximo…!
        Hipócritas!

  2. Sou proprietária de uma moto 150 cilindrada ,não tenho habilitação ,não a dirijo, mas quero dirigi-la ,preciso de habilitação estou procurando gratuita ou metad3 do preço quero AeB ,meus contatos (65)960 0798,9236 2348.

  3. Olá, tenho uma dúvida. É verdade que se eu tirar a A eu tenho até um ano para fazer a B pagando somente diferença ou a metade?

  4. Eu acho que sou a única pessoa nesse mundo que nunca havia pegado em uma moto antes, aprendi a andar na motopista, tirei carteira de primeira e não sei / tenho medo de andar na rua , ou seja, não uso minha carteira,há dois anos. Tenho vergonha de comentar isso com as pessoas, pois todas assim como você que vai ler , me criticam 🙁 , não sei mais o que fazer ,me sinto uma fracassada!

    1. Não se sinta assim. Essas pessoas q falam isso são umas covardes, como se elas mesmas já soubessem de tudo. Olha, uma dica. Tenta conseguir uma pessoa de confiança pra ir com vc em algum lugar mais tranquilo no fim de semana, principalmente domingo q é menos movimento e vai treinando. Se tiver dinheiro, existe um profissional chamado personal driver, q te ajuda bastante e te da aulas particulares de direção, não sei se tem na cidade onde vc mora.. Mas é isso. 🙂

    2. Baixa um jogo simulador de moto no telefone ou tablet, perdi meu medo de carro assim, pode parecer besteira mas pra mim resolveu, espero ter ajudado.

    3. Oh fia tu ainda tirou e eu que morrooooo de medo de muntar em moto ,nem motoboy pego + vou tirar habilitacao de carro e moto,
      kkkk

    4. Recomendo desistir da moto. Tenho moto há 30 anos e é algo que deve-se aprender desde cedo, como um esporte, ou o risco de acidente se torna muito grande. Francamente.

    5. Nao te acho uma fracassada.
      O melhor que voce tem a fazer é pedir a alguem que seja proximo,ou que voce conheça e que tambem saiba pilotar,que te ajude a perder o medo. Em pouquissimo tempo tenho certeza que voce parecera aqueles profissionais andando por ai. Valeu

    6. Não se sente fracassada, vc pode, é só vc criar coragem e sair, vc precisa estar atenta, pois a moto são duas rodas, não tem onde vc segurar, preste atenção quem está perto de vc, principalmente carros e veículos de grande porte, olhe nos retrovisores de vez em quando pra ver se não tem ninguém muito perto de vc, dê a seta sempre que for virar e sair de algum lugar. Mas vc precisa perder seu medo tbm!!

    7. Coragem muié , isso acontecia comigo mas coloquei na cabeça de fazer uma viagem para um interior cerca de duas horas e meia pra visitar uma prima .
      No início fiquei apreensivo mas deu tudo certo e um detalhe eu não tenho CNH.
      Então deixe esse reseio de lado e comece a desfrutar dá sensação de liberdade quando se pilota uma moto.

  5. E quem não sabe pilotar uma moto?Eles ensinam ?Eu nunca pilotei uma moto e nem sei andar de bicicleta(que vergonha rsrs).

  6. Gostaria de saber quanto é e quem é confiável que vende cnh ,moro em SJC!

    1. fica tudo em uma so carteira flor na verdade num teria como vc ter tuas abilitação por ter 2 categorias diferenti isso aumentaria os custos e isso é td que não queremos

  7. Ola, tenho uma duvida; meu marido tem um carro que esta no meu nome, agora estou pretendendo tirar a minha cnh, será que é necessário ter que transferir esse veiculo do meu nome antes de tirar a carta, ou mesmo que eu faça o processo de tirar a cnh, caso viesse a ter um multa com esse veiculo, tem como transferir essa multa afim de não prejudicar o andamento da minha cnh?

    1. Sim é melhor vc transferir pro seu marido pois quando vc tira a CNH vc vai pegar uma provisório e vc não pode ter nem um ponto pois se tiver não pegará a CNH definitiva

  8. BOA TARDE !
    GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA ADQUIRIR A CARTEIRA E PRECISO SABER SE É CONFIAVEL ??

    ESTOU CONVERSANDO COM OUTRO CARA TBM MAIS SEI LÁ NÃO ESTOU COLOCANDO MUITA FÉ NÃO POIS ELE NÃO QUER SE IDENTIFICAR E NEM FALAR POR TELEFONE E NADA DISSO AI FICA MEIO COMPLICADO

    E AI COMO VOCÊ TRABALHA ??

Os comentários estão fechados.