Detran DF resultado da prova pratica

A prova prática do Detran DF, bem como dos outros Departamentos de Trânsito dos outros estados, tem como finalidade de testar se você já está pronto para dirigir um veículo normalmente dentro da cidade, são basicamente duas etapas principais, que são: Controle de Embreagem e Baliza. Se você conseguir fazer perfeitamente o que é exigido nestes dois testes, a sua habilitação já estará praticamente nas suas mãos.

Muitos dos novos condutores possuem dificuldade e medo ao fazer a prova prática, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, o procedimento é básico como citado anteriormente. De certo que não existe uma determinada ordem correta para se fazer os testes, pois quem determinará a sequência será o fiscal do Detran, tem casos que são por exemplo:

  • 1º – Entrar no veículo, ajustar o banco de modo que os pés consigam apertar o freio e a embreagem até o fim, em seguida ajustar os retrovisores e colocar o cinto de segurança da forma certa.
  • 2º – Em seguida, se deslocar até o local apropriado para fazer o controle de embreagem tanto na descida quanto na subida.
  • 3º – A terceira e última etapa geralmente consistem em colocar o veículo corretamente dentro da baliza, bem como tirar o veículo sem cometer nenhuma infração. Em alguns casos os fiscais utilizam “régua” para medir se o carro foi colocado dentro dos padrões aceitáveis e corretos na baliza.

Após esse “sufoco” para alguns, a prova prática está feita, bastando aguardar o resultado da prova, o que costuma ser uma tarefa de grande estresse e ansiedade, se você não souber os meios para obter o resultado com rapidez. Você pode saber o resultado da prova prática do Detran DF rapidamente e acabar de vez com as preocupações e curiosidade.

O Detran DF libera o resultado da prova prática rapidamente, podendo ser vista no site em até 2 dias úteis após ter feito a prova, alguns casos chegam a ter o resultado liberado no mesmo dia!

Se você realizou a prova prática do Detran DF para obter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quer ter acesso ao resultado, para saber se foi ou não aprovado nesta etapa, basta acessar o site do Detran DF em: http://www.detran.df.gov.br/

resultado-da-prova-pratica-detran-df

Ao acessar o site, você verá vários menus e sub-menus, é possível consultar o resultado da prova prática de duas formas, indo no menu em “Serviços > Condutores > Banca Examinadora” e clicar neste último item para ter acesso a página de consulta, ou então descendo um pouco a página até ver o subitem “Condutores” de label vermelha, que possui na penúltima opção “Resultado da Banca de Direção” e acessar a página.

Ao acessar a página de “Resultado da Banca de Direção” no site do Detran DF, terá um campo pedindo o número do CPF do condutor, então você irá digitar o seu CPF e clicar em Enviar.

Detran DF – Consultar resultado da Prova Prática: http://www.detran.df.gov.br/resultado-da-banca-de-direcao.html

consultar-resultado-detran-df

Após conseguir a sua Permissão Para Dirigir (PPD), você já poderá dirigir normalmente, e terá que andar na linha sem cometer nenhuma infração durante 1 ano, após o vencimento de sua PPD, se não tiver cometido nenhuma infração, você poderá trocá-la pela CNH definitiva.

A troca também pode ser feita no site do Detran DF. Basta ir no menu “Serviços > Condutores > CNH Definitiva” e acessar a página para a solicitação da CNH Definitiva, digite o número do Registro, Nome e Data de Nascimento, pronto! É só pagar a Taxa de Troca de Habilitação e aguardar o recebimento de sua Carteira Nacional de Habilitação Definitiva na comodidade do lar.

Além do resultado da prova prática no site do Detran DF, você tem acesso a diversas outras informações sobre o Condutor e Veículos, além de serviços importantes que são oferecidos na plataforma (como a troca da Permissionária pela CNH Definitiva).