CNH definitiva: Como pegar a habilitação

Veja como pegar a CNH definitiva!

Tirar a primeira habilitação é um sonho para muitas pessoas e ser aprovado em todas as etapas é algo maravilhoso, porém durante 1 ano todos nós temos que dirigir usando somente a famosa PPD, que é a permissão para dirigir, e somente depois desse período podemos dar entrada para receber a CNH Definitiva.

Porém existem alguns detalhes importantes que devemos levar em consideração nesse momento e sem falar que muitas pessoas perdem sua CNH provisória antes mesmo de completar o período. Mas irei falar aqui basicamente o que você precisará para ter sua carteira de habilitação definitiva em mãos.

Quem pode receber a CNH definitiva?

Só vai receber a CNH definitiva aquelas pessoas que completarem 1 ano com a permissão e não tiver cometido nenhum tipo de infração durante esse período que possa ter causando a perda da carteira. Existem as regras básicas e acredito que você já tenha estudado isso durante suas aulas teóricas na auto escola.

De qualquer forma, assim que chegar a data de vencimento que estará visível em sua carteira, você terá o prazo de 30 dias para dar entrada no processo. É isso mesmo, algumas pessoas acreditam que quando vencer aquela carteira, uma nova irá chegar automaticamente, mas na verdade você precisará passar por um processo básico antes de tudo. Eu irei lhe contar todos os detalhes logo a seguir:

cnh definitiva

Como dar entrada na CNH Definitiva?

Então será necessário dar entrada para receber a CNH definitiva e isso é feito no setor de habilitação do Detran em sua cidade. O mais indicado é que você procure o Detran antes de dar entrada, para saber todos os detalhes e como se procede para iniciar, mas no geral você precisará passar por essas 3 etapas:

  • Documentos necessários – Você precisará levar os originais e xerox da carteira provisória, da identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado.
  • Pagamento da taxa – Assim que você der entrada, será gerado um boleto semelhante ao primeiro que você pagou quando deu entrada para tirar a primeira habilitação. O valor irá variar bastante de estado para estado, mas aqui na Bahia eu paguei R$ 63 Reais.
  • Digital e fotos – Com o pagamento efetuado, você poderá procurar novamente o Detran para finalizar o processo. Dessa vez serão colhidas as digitais, a assinatura e a foto para sua nova CNH. Lembre-se sempre que será necessário apresentar o boleto pago para comprovar o pagamento.

Como pegar a CNH Definitiva?

O prazo de chegada da sua CNH definitiva é de 15 a 20 dias e você precisará estar com aquele boleto que pagou em mãos, pois ele será seus comprovante e talvez necessite dele na hora de receber sua carteira de motorista. Após esse prazo é só procurar novamente o Detran do seu município para pegar sua CNH. Geralmente a sua carteira terá mais 4 anos de validade para usar e somente após esse período você poderá fazer a renovação da habilitação.

É importante também ter o máximo de cuidado com sua carteira para não ir tomando multas e ocasionar inclusive na perda da habilitação, como vem acontecendo com muitas pessoas atualmente. Então é isso, aqui eu procurei apenas descrever o que você precisará fazer para pegar sua CNH definitiva e os detalhes desse processo, portanto se as informações foram úteis para você, eu peço que compartilhe esse artigo com mais pessoas e deixe também o seu comentário abaixo.

Comentários

    • Vinicius S. diz

      Perdi minha PPD 2 meses antes de completar o período determinado para pegar a definitiva. Posso esperar e só aí pegar a CNH de fato ou devo pagar pela 2ª via e depois pagar novamente pela CNH permanente?

  1. tamires S diz

    Olá Bom dia, gostaria de tirar uma duvida , minha cnh provisoria venceu 02/14 e até agora não renovei para retirar a definitiva, vou pagar alguma multa por demorar para renovar ?

    • genivaldo diz

      n vc ñ pagara multa nem uma pois vc não cometeu infração de transito vc só pagara uma taxa de liberação de 63:00 reais no banco Itau para a liberação de de sua CNH definitiva.

  2. Gustavo diz

    Oi, eu dei entrada no porcesso, paguei a taxa, mas não tive tempo de ir buscar a definitiva, existe um prazo? como funciona dai? Obrigado.

  3. Klecio Ramos diz

    Então a minha venceu,quer dizer que tenho até 30 dias apartir do venc. Pra dá entrada na CNH definitiva? Não tem problema se passou do venc.??

    OK!!

  4. Nicholas Diovani diz

    Eu Paguei a taxa dia 067\14 e ja he Dia 019\14 e ainda nada.. No papel esta falando que a carteira vai chegar em casa oque devo fazer

  5. Daniel dos Santos Minas diz

    Estou a cerca de 5 mêses com a carteira provisória PPD, ainda faltam 6, parece uma tortura :(,estou usando esse tempo para práticar mais e mais e também conhecer as temidas vias de São Paulo, imaginava que de tanto andar a pé e de transporte público isso seria simples mas é completamente diferente quando se é o condutor, espero passar esses 6 mêses restantes sem sofrer autuação prejudicando minha carta para participar do processo da definitiva.

  6. Vinicius S. diz

    Perdi minha PPD 2 meses antes de completar o período determinado para pegar a definitiva. Posso esperar e só aí pegar a CNH de fato ou devo pagar pela 2ª via e depois pagar novamente pela CNH permanente?

    • diz

      vc tem que comparecer o detran solicitar a segunda vida de sua ppd
      depois vem uma taxa para vc pagar ela n passa de 60 reais…
      ai so depois vc procura o detran para solicitar a cnh definitiva e vc realizara novos exames

  7. RENATA diz

    QUERIA SABER PQ MINHA CARTEIRA DE MOTORISTA VENCE RAPIDO ,PEGUEI MINHA DEFINITIVA AGORA E ELA TEM APENAS 6 MESES DE VALIDADE NÃO ESTOU ENTENDENDO

  8. celso ribeiro diz

    minha carteira provisoria vence dia 20-10-14, ainda deste mes, mais eu kero saber se depois que vencer eu posso pedir a carteira definitiva estando em outro estado.

  9. Thalita diz

    A 6 anos eu não vou atrás da definitiva, tenho a provisória vencida. Mas agora preciso da carteira e não sei o que fazer primeiro. Alguma sugestão?

  10. Emerson Santos marques diz

    Terminou meu prazo da PPD, dei entrada na emissão da Definitiva, porem, por descuido, ainda não paguei a taxa de emissão, inclusive ele já passou do prazo(era até dia 31/12/2014), qual problema ocorrerá pra mim?????agora que poderei pagar…o que poderá acontecer com minha habilitação?
    Algum problema grave ou posso ir buscar um novo boleto no Detran?

    • neto diz

      Olá Emerson
      O melhor a fazer é justamente buscar mais informações no Detran e procurar gerar um outro boleto, pois precisará fazer esta troca de habilitação o quanto antes, já que está correndo risco de levar uma multa se for pego dirigindo.

  11. Uelinton diz

    Olha galera aqui no rj se paga o duda no valor de $114,00 eu perdii a minha ppd um mes do vencimento to no aguardo da minha definitiva,esse texto me esclareçeu mt duvida . Vlw

  12. lucenir diz

    qual e procedimento.tirei minha provisoria no estado do rs,ela vence no proximo mes.agora estou no estado do PA.o que faco pra obter a definitiva.

  13. luiz carlos diz

    minha carteria provisora esta vecendo, eu eu estol em outro estado, cm eu faso pra pidi a provisora, sim ne outro detran posso fazer o pedido??

  14. RONALDO diz

    Olá, bom dia, me chamo RONALDO
    Estou com a PPD, e o vencimento da mesma será em 03/06, no entanto,
    houve um imprevisto, um parente, foi no site do DETRAN, e foi nas
    opções PRIMEIRA HABILITAÇÃO/CONSULTAR VALORES DA OPÇÃO SELECIONADA
    e a mesma mostrou um boleto de pagamento com vencimento até o dia 31/05.
    Solicito saber, o que devo fazer, se haverá algum problema,
    Aguardo ansiosamente por resposta.
    Atenciosamente
    Ronaldo da S.

  15. diz

    Olá eu tirei minha carta e queria saber se posso pegar a definitiva em outro lugar,por exemplo:sou de sorocaba sp e queria pegar minha definitiva na bahia será que posso…

  16. Guilherme diz

    Olá, minha Provisória eu tirei no Estado do Mato Grosso, atualmente estou morando no Paraná, posso pedir a Definitiva no detran daqui do Paraná mesmo?

  17. Victor hugo diz

    A minha CNH venceu dia 25/05/2014 pedi a definitiva mais VEI com vencimento para 22/12/2016 eu não tenho mais 4 anos para depois ei renovar

  18. natanael matos diz

    Ola, Acabei de solicitar minha CNH definitiva durante esse período de 15 dias para receber, se eu pegar multa ainda corro o risco de perde..ficarei grato para quem me ajudar.

  19. marlon diz

    olá gostaria de saber uma coisa, eu tirei a primeira habilitação B e ela vence em agosto mas eu estou morando em outra cidade gostaria de saber se para solicitar a DEFINITIVA eu tenho q retorna a outra cidade ou eu consigo fazer isso na Cidade que resido agora atualmente.

  20. Jean Botelho diz

    Olá ! No dia de renovar para a definitiva tem como trocar a foto e a assinatura pq a minha ficou horrível ! Obrigado
    E pra renovar tem que ser no detran da minha cidade ou pode ser em outra ?

  21. Ednaldo coqueiro garrido diz

    Levei uma multa gravíssima quando tinha a provisória faltava poucos dias pr vencer aprovisória mas a definitiva chegou antes da multa passei 5 anos dirigindo sem nenhum problema e quando fui renovar ela estava cancelada sempre consultei nos site do Detran nunca deu nada o que eu faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *