CNH definitiva: Como pegar a habilitação

Veja como pegar a CNH definitiva!

Tirar a primeira habilitação é um sonho para muitas pessoas e ser aprovado em todas as etapas é algo maravilhoso, porém durante 1 ano todos nós temos que dirigir usando somente a famosa PPD, que é a permissão para dirigir, e somente depois desse período podemos dar entrada para receber a CNH Definitiva.

Porém existem alguns detalhes importantes que devemos levar em consideração nesse momento e sem falar que muitas pessoas perdem sua CNH provisória antes mesmo de completar o período. Mas irei falar aqui basicamente o que você precisará para ter sua carteira de habilitação definitiva em mãos.

Quem pode receber a CNH definitiva?

Só vai receber a CNH definitiva aquelas pessoas que completarem 1 ano com a permissão e não tiver cometido nenhum tipo de infração durante esse período que possa ter causando a perda da carteira. Existem as regras básicas e acredito que você já tenha estudado isso durante suas aulas teóricas na auto escola.

De qualquer forma, assim que chegar a data de vencimento que estará visível em sua carteira, você terá o prazo de 30 dias para dar entrada no processo. É isso mesmo, algumas pessoas acreditam que quando vencer aquela carteira, uma nova irá chegar automaticamente, mas na verdade você precisará passar por um processo básico antes de tudo. Eu irei lhe contar todos os detalhes logo a seguir:

cnh definitiva

Como dar entrada na CNH Definitiva?

Então será necessário dar entrada para receber a CNH definitiva e isso é feito no setor de habilitação do Detran em sua cidade. O mais indicado é que você procure o Detran antes de dar entrada, para saber todos os detalhes e como se procede para iniciar, mas no geral você precisará passar por essas 3 etapas:

  • Documentos necessários – Você precisará levar os originais e xerox da carteira provisória, da identidade, do CPF e do comprovante de residência atualizado.
  • Pagamento da taxa – Assim que você der entrada, será gerado um boleto semelhante ao primeiro que você pagou quando deu entrada para tirar a primeira habilitação. O valor irá variar bastante de estado para estado, mas aqui na Bahia eu paguei R$ 63 Reais.
  • Digital e fotos – Com o pagamento efetuado, você poderá procurar novamente o Detran para finalizar o processo. Dessa vez serão colhidas as digitais, a assinatura e a foto para sua nova CNH. Lembre-se sempre que será necessário apresentar o boleto pago para comprovar o pagamento.

Como pegar a CNH Definitiva?

O prazo de chegada da sua CNH definitiva é de 15 a 20 dias e você precisará estar com aquele boleto que pagou em mãos, pois ele será seus comprovante e talvez necessite dele na hora de receber sua carteira de motorista. Após esse prazo é só procurar novamente o Detran do seu município para pegar sua CNH. Geralmente a sua carteira terá mais 4 anos de validade para usar e somente após esse período você poderá fazer a renovação da habilitação.

É importante também ter o máximo de cuidado com sua carteira para não ir tomando multas e ocasionar inclusive na perda da habilitação, como vem acontecendo com muitas pessoas atualmente. Então é isso, aqui eu procurei apenas descrever o que você precisará fazer para pegar sua CNH definitiva e os detalhes desse processo, portanto se as informações foram úteis para você, eu peço que compartilhe esse artigo com mais pessoas e deixe também o seu comentário abaixo.

Comentários

  1. tamires S diz

    Olá Bom dia, gostaria de tirar uma duvida , minha cnh provisoria venceu 02/14 e até agora não renovei para retirar a definitiva, vou pagar alguma multa por demorar para renovar ?

  2. Gustavo diz

    Oi, eu dei entrada no porcesso, paguei a taxa, mas não tive tempo de ir buscar a definitiva, existe um prazo? como funciona dai? Obrigado.

  3. Luiz Renato Cerano diz

    Prezados,

    Tinha uma habilitação provisória a qual perdi devido uma multa de avanço de semáforo vermelho. Porém, a condutora do carro é minha esposa, o carro só está no meu nome. Não recebi nenhuma notificação da multa pra poder transferir os pontos pra ela. Sem levar em conta que esse avanço foi por ela estar sozinha, às 3hr da madrugada em Ago/13. Até Abr/14, essa multa nem mesmo contava no site do Detran-SP, tanto que o meu veículo está licenciado 2014 e com os documentos em mãos. Só descobri a multa quando fui até um Poupatempo pra saber como seria pra pegar a CNH definitiva. Enfim, dada toda essa situação, entrei com recurso, porém foi julgada indeferido. O que devo fazer? Afinal, perdi minha habilitação sem nunca ter dirigido? Será que alguém consegue me ajuda?

  4. Klecio Ramos diz

    Então a minha venceu,quer dizer que tenho até 30 dias apartir do venc. Pra dá entrada na CNH definitiva? Não tem problema se passou do venc.??

    OK!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>