Provas para tirar carteira de habilitação

As provas para tirar carteira de habilitação são as principais formas de saber se um candidato tem capacidade de receber sua CNH ou não e a verdade é que muitas pessoas não conseguem passar dessas etapas tão importantes para a obtenção da sua tão sonhada habilitação.

Naturalmente essas provas são divididas em duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda um teste prático, então não basta saber dirigir para ter uma carteira de habilitação em mãos, é preciso estudar, entender as regras de trânsito e atingir o nível pretendido na prova teórica. Logo abaixo eu vou falar um pouco mais de cada uma dessas etapas:

Prova teórica (prova do Detran)

O seu primeiro desafio dentre as provas para tirar carteira de habilitação será o teste teórico, que é mais conhecido como a prova do Detran.

Para chegar até esse momento, você deverá passar por uma série de aulas na sua auto escola (CFC) escolhida, que serão ministradas por um instrutor qualificado. Dentro desse período de estudo você irá aprender uma série de coisas que serão requisitadas no momento dessa prova. São assuntos como a legislação de trânsito, meio ambiente, direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica.

Para ser aprovado nessa que é a primeira das provas para tirar carteira de habilitação, você precisará acertar no minimo 70% da quantidade de questões. O número de questões é variável de estado para estado. Na Bahia, por exemplo, a prova teórica é constituída de 40 questões, sendo que o candidato deverá acertar no minimo 27 para ser aprovado.

Leia também: Carteira de habilitação grátis

provas para tirar carteira de habilitação

Prova pratica (prova de rua)

A segunda das provas para tirar carteira de habilitação é aquela onde você vai mostrar que tem capacidade para dirigir um carro ou pilotar uma moto com eficiência e seguindo as leis de trânsito.

Lógico que para chegar até essa etapa, você precisará ter sido aprovado na prova teórica e ter passado por uma série de aulas praticas que também serão ministradas pela sua auto escola, acompanhado de um instrutor qualificado para essa função.

A prova pratica pode ser um pouquinho diferente, de lugar para lugar, mas no geral para quem está se habilitando para dirigir carros, será preciso passar por um teste de controle de direção, controle de embreagem e a tão temida baliza. Para quem está tentando tirar a habilitação para pilotar motos, basta passar por todo o percurso de prova sem cometer nenhum erro.

Estude as provas para tirar carteira de habilitação

O certo é que para conseguir atingir seu objetivo, você precisará passar por todas as provas para tirar carteira de habilitação e estudar antecipadamente para isso é o melhor remédio para não ser reprovado.

Então a minha dica final nesse momento é que busque formas de estudar para ambas as provas, assista vídeo-aulas ensinando o processo e tudo que estivar ao seu alcance. Uma sugestão que eu lhe dou, é que adquira um bom curso desse ramo, como é o caso do Kit Vença o medo de dirigir, que traz uma série de vídeos e e-books para treinar você para as provas.

Eu mesmo estudei esse material maravilhoso criado pelo instrutor Fabiano Leonardo e foi graças a muito estudo que conseguir passar em todas as provas para tirar carteira de habilitação sem me complicar e recebi minha tão sonhada CNH para poder dirigir tranquilamente. Então aproveite que ele acabou de atualizar todo o curso e tem muito mais coisas nessa nova etapa do Kit Vença o medo de dirigir.

Comentários

  1. alceir roberto do nascimento diz

    eu gostei muito dessa oportunidade de obter uma carteira para trabalhar e mais seguro o emprego para agente que tem familia .

  2. Ana Paula diz

    Nossa!
    Como as pessoas são sem sensibilidade, a pessoa coloca um comentário apenas para expressar sua opinião, a outra já vai falando que o cara tratado ironicamente por ela de “querido”, tem que fazer aula de português. Ele faz a aula que ele quiser como nesse momento está muito claro que ele tem interesse em entrar numa auto-escola qual é o problema?
    Estamos cansados de saber que o nosso país está cheio de pessoas que tem pouca instrução, conhecimentos intelectuais nem por isso nos dar o direito de fazer chacotas.
    Fico indignada com essas coisas… Deixa a pessoa viver!
    Boa sorte Josiel, não desista nunca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>