Como saber se passei na prova do Detran

Como saber se passei na prova do Detran? Essa é uma duvida que muita gente tem e vamos falar justamente sobre isso nesse artigo!

Ao decidir tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), uma dos primeiros passos é frequentar as aulas teóricas do curso CFC (Centro de Formação de Condutores), o tempo das aulas e quantidade variam de acordo com a autoescola.

Concluindo esta primeira etapa com aulas teóricas, é necessário passar pelo exame teórico! Este que é temido por muitos, após a conclusão da prova é normal que se tenha ansiedade, e esperar demasiadamente pelo resultado, na dúvida se foi ou não aprovado é agoniante, mas saiba que é possível saber se passou na prova do Detran pela internet!

Resultado da prova do Detran pela internet


A prova tem cerca de 30 perguntas de múltipla escolha, dentre elas é necessário um acerto mínimo de 21 questões (70% da prova), do contrário estará inapto para prosseguir a tirar a habilitação e então é reprovado.

Assim como a prova teórica, a prova prática também é muito temida, especialmente para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de tentar aprender a dirigir com instruções de alguém em um campo aberto, mesmo assim não é a mais difícil, e os fiscais aplicadores não devem ser vistos como vilões na história.

Existe sempre um pouco de receio, mas logo percebe-se que não é um bicho de sete cabeças. Não é preciso ter medo, caso não tenha passado na prova, você poderá fazer o re-teste, basta apenas pagar o devido valor para fazer uma nova prova, esta então é agendada na própria autoescola para que seja feita.

O prontuário para emitir a CNH tem um prazo de validade de 1 ano, sendo assim, durante este período você pode refazer a prova teórica quantas vezes for necessário, o mesmo vale para a prova prática até que o prontuário expire. Após expirar é necessário recomeçar do zero.

Após a realização do exame, o resultado leva cerca de 3 dias úteis para ser liberado no sistema do Detran de seu estado, a consulta pode ser feita de forma fácil e rápida até para leigos em informática.

A ferramenta do Detran é extremamente útil e bem completa, oferece resultado para 5 diferentes exames, sendo eles: Teórico, Prático, Atualização, Clínico e Psicológico.

Como saber se passei na prova do Detran

Veja a seguir como saber se passou na prova do Detran passo-a-passo:

  • Procure pelo site do Detran de seu estado, pode ser feito em qualquer buscador como o Google;
  • Acesse o site e encontre o menu “CNH” ou “Condutores”, uma vez no menu, procure a opção “Resultado de Prova Eletrônica” ou “Resultado da Banca de Direção” e acesse;
  • Com a ferramenta do Detran exibida na tela, é preciso informar o “Tipo de Exame” que você deseja ver o resultado, informar o CPF, antes de clicar em “Confirmar”, pode ser preciso a confirmação de pessoalidade (Captcha) que é extremamente simples, basta digitar os caracteres ao lado da caixa de texto que será exibida, o sistema nota diferença entre caracteres minúsculos e maiúsculos, portanto é preciso atenção, em seguida clique em “Confirmar”.

Pronto! Agora você tem o resultado dos seus Exames bem mais rápido do que pelo correio e pode se livrar de vez da ansiedade.

Na tela é exibido os detalhes da prova escolhida, dentre eles existe o número de RENACH, e abaixo dele está o veredito final “Resultado” que diz se você passou ou não, simples não é?

5 comentários

  1. Gostaria de saber se passei na prova do Detran.Fiz na sexta_feira (07/07/2017)às 10:30h. Dourados_MS. Obrigada!

Os comentários estão fechados.