Quantas aulas são necessárias para tirar a carteira de motorista?

As aulas de direção são um fator primordial no valor de quem quer tirar a carteira de motorista. Contudo, muitos futuros motoristas têm dúvida de quantas aulas são necessárias para tirar a carteira de motorista com segurança.

A resposta para essa questão varia de pessoa para pessoa. Há quem precise de mais aulas do que a quantidade exigida e outros que possuem maior habilidade para dirigir.

Após os exames médicos, as aulas do Curso de Formação de Condutores (CFC) e o teste teórico do Departamento Nacional de Trânsito (DETRAN), chegou o momento de começar a fazer as aulas práticas para tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No Brasil, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) exige que qualquer pessoa que deseje tirar a carteira de habilitação faça pelo menos 25 horas de aulas direcionais práticas, sendo que cinco dessas horas devem ser, obrigatoriamente, no período noturno, antes de fazer o teste de direção do DETRAN.

Desse modo mesmo que a pessoa já saiba dirigir, é preciso passar pela autoescola e cumprir essas 25 horas de aula requisitadas.

A importância das aulas de direção


As aulas práticas de direção devem ser vistas como um investimento e não como uma despesa, pois elas são fundamentais para dar segurança ao motorista na hora de dirigir.

É preciso ter em mente que dirigir é uma atividade que pode ser muito perigosa, tanto para você, quanto para outros motoristas e pedestres.

Assim, se o motorista não se sentir capaz para fazer a prova e dirigir com segurança após cumprir a carga horária de aulas obrigatória, não deve hesitar em fazer mais aulas. Quanto mais aulas você fizer, mais você irá pagar pela sua carteira.

É essencial confiar na autoescola escolhida e no instrutor que irá lhe ensinar. Algumas autoescolas focam em ensinar ao aluno unicamente o que vai ser avaliado no teste do DETRAN.

É preciso fugir desse tipo de escola, pois o ensino acaba sendo limitado e você não vai está preparado quando começar a dirigir no trânsito real.

Leia também: Quanto custa para tirar habilitação 2018

Quantas aulas são necessárias para tirar a carteira de motorista

Como saber se preciso de mais aulas?


Após cumprir a carga horária de 25 horas de aula, você deve pedir para seu instrutor de autoescola uma avaliação sobre seu desempenho e dizer se você está preparado, se precisa de mais treinos e quantas aulas são necessárias para tirar a carteira de motorista.

Por ter lhe acompanhado durante todo o processo de aprendizado, ele será capaz de avaliar se você está pronto para o teste.

Em média, as aulas teóricas duram entre uma e duas horas. Assim, você fará em torno de 15 a 20 aulas para cumprir a carga horária obrigatória.

Se você precisar ter mais aulas, o ideal é tentar negociar um pacote com a autoescola para ter um desconto nos valores.

Fazendo o exame prático


Para fazer o exame prático para tirar a CNH, a maioria das pessoas fica nervosa e com medo de errar.

É possível marcar o exame pela autoescola que você fez as aulas. O procedimento fica mais caro, mas possibilita você a fazer os testes no carro que já está acostumado a dirigir, o que pode dar mais segurança.

No exame, o avaliador estará no carro ao seu lado com uma tabela para anotar os possíveis erros cometidos.

Caso seja reprovado, é preciso esperar 15 dias para fazer o teste mais uma vez. Será preciso pagar novamente a taxa do DETRAN para fazer o teste.

Como vimos, a resposta para quantas aulas são necessárias para tirar a carteira de motorista depende de como você se sente em relação a conduzir o veículo. Na dúvida, é melhor fazer mais aulas do que reprovar no teste várias vezes.

Após passar no teste, você paga outra taxa para emitir a CNH e no prazo determinado retira no DETRAN de sua cidade.

Esta ainda não será sua CNH definitiva, mas um documento de Permissão Para Dirigir. Durante um ano você estará apto a dirigir com essa carteira, mas não pode cometer infrações consideradas graves ou gravíssimas e também não pode cometer várias vezes infrações médias.

Se tudo correr como esperado, você será visto como um bom motorista e tirar a CNH definitiva.

Vale a pena ler também: