Qual a vida útil de um amortecedor?

Está em dúvida de quando fazer a troca de amortecedores do seu veículo? Neste texto vamos falar qual a vida útil de um amortecedor.

Os amortecedores são essenciais para o conforto e segurança dos veículos. Isso porque, são eles que mantêm a aderência dos pneus ao solo e garantem a estabilidade.

Além disso, também fazem o controle do movimento das oscilações das molas e a distribuição do peso do carro em movimento.

Quando os amortecedores estão em más condições, o motorista vai precisar de mais esforço para dirigir, o que faz com que ele canse com mais facilidade.

Esta situação também é um risco para a segurança, pois amortecedores desgastados também comprometem a frenagem e aumentam os riscos de aquaplanagem, pois não vai haver garantia do contato permanente ente o pneu e o solo e ao passar por uma lâmina de água o veículo ficará estável.

Por isso, é fundamental trocá-los quando necessário, já que os amortecedores que estão com comprometimento na vida útil podem fazer com que o veículo perca a estabilidade em curvas e pistas ruins.

Além disso, faz com que o automóvel balance excessivamente depois de arrancadas e freadas e também contribuiu para o aumento o desgaste dos componentes da suspensão e dos pneus.

Quanto tempo dura os amortecedores?


Qual a vida útil de um amortecedor? A resposta para esta pergunta depende das condições que o veículo circular.

As condições das vias é uma desses fatores que influenciam. Se o carro andar só por vias pavimentadas, a tendência é que os amortecedores durem mais.

A velocidade com que você anda em pistas esburacadas também contribui para o desgaste dos amortecedores. Por isso, o ideal é diminuir a velocidade nesse tipo de vias, pois dessa forma não vai haver tanta trepidação.

Contudo, em geral os amortecedores são feitos para durar em média 40 mil quilômetros.

O mais recomendado é que se faça revisão periódica no veículo a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses para fazer a avaliação das peças de suspensão.

Isso porque, se algo na suspensão estiver danificado, os amortecedores passam a trabalhar com uma pressão maior.

qual a vida útil de um amortecedor

Indicações para fazer a troca dos amortecedores


Outro ponto a se destacar é que os amortecedores devem ser trocados aos pares, ainda que só um esteja desgastado.

Isso porque, a peça usada por mais tempo pode apresentar menor ineficiência por conta do maior tempo de uso. O desequilíbrio entre as peças podem prejudicar a direção.

Por isso, o mais indicado é fazer a troca dos quatro amortecedores e quando não for possível substituir os pares em cada eixo.

Posso usar amortecedores recondicionados?


Os especialistas em veículos não recomendam o uso de amortecedores recondicionados.

Esta é uma prática econômica inviável, pois na maioria dos casos, os amortecedores recondicionados não duram além de seis meses.

O que ocorre na maioria dos recondicionamentos de amortecedores é a limpeza e pintura de um amortecedor já usado. Além da retirada do óleo, que é substituído por óleo de motor, que possui mais viscosidade que o óleo de um amortecedor novo.

Isso pode causar os mesmos problemas de um amortecedor desgastado, como a diminuição da vida útil dos pneus, perda de estabilidade do veículo, comprometimento das peças da suspensão e trepidação exagerada no veículo.

Por isso, é mais seguro e economicamente viável comprar um amortecedor novo e de acordo com as especificações do veículo. A média de preço é de R$ 550,00.

Agora que você já sabe qual a vida útil de um amortecedor e o que fazer para evitar o desgaste do mesmo, recomendamos fazer as manutenções necessárias no veículo que vão indicar com maior precisão quando vai ser necessário fazer a troca do amortecedor.

Vale a pena ler também: