Quais são os pontos mais abordados nas provas do DETRAN

Você está tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Neste texto, vamos falar quais são os pontos mais abordados nas provas do DETRAN!

Estudar antes de fazer a prova do DETRAN é a melhor forma de não ser surpreendido no processo para a retirada da carteira de motorista.

Se você se dedicar nos estudos, certamente, a prova não vai ser difícil. Porém, o nervosismo e as charadas podem fazer com que você erre questões simples. Por isso, é preciso ler com bastante atenção cada questão e palavra.

Para driblar o nervosismo, o recomendado é você chegar com antecedência ao local da prova e tentar relaxar com exercícios de inspiração e respiração.

Como é a prova prática do DETRAN?


O assunto que vai cair na prova prática do DETRAN é o conteúdo que é estudado no curso teórico-técnico de 45 horas/ aula, sendo que cada aula tem 50 minutos de duração.

O anexo II da Resolução Nº 168 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) define a estrutura básica do conteúdo do curso teórico-técnico para a habilitação de novos motoristas em que aulas são divididas em:

  • 18 horas/ aula de legislação de trânsito;
  • 16 horas/ aula de direção defensiva;
  • 4 horas/ aula sobre noções de primeiro socorros;
  • 4 horas/ aula de convívio social no trânsito e proteção e respeito ao meio ambiente;
  • 3 horas/ aula sobre o funcionamento do veículo.

O exame pode ser feito de forma convencional ou eletrônica com no mínimo 30 questões. O candidato deve ter no mínimo 70% de acertos para ser aprovado. Se a prova tiver 30 questões, o candidato precisa acertar no mínimo 21 questões.

As questões são de múltipla escolha e só uma alternativa será a correta. O candidato vai ter 50 minutos para finalizar a prova. Por isso, é importante controlar seu tempo.

No caso de ficar em dúvida em uma questão, não perca muito tempo somente nela e passe para próxima. Ao final, volte na questão (ou questões) que teve mais dificuldade para resolver com mais calma.

No caso de não ser aprovado de primeira, o candidato terá uma nova chance de fazer novamente.

Leia também: Como saber se passei na prova do Detran

Quais os pontos mais abordados nas provas do Detran

O que cai na prova teórica do DETRAN?


Como falamos anteriormente, os assuntos costumam se repetir nas provas teóricas do DETRAN. Isso porque, são baseadas no conteúdo do curso teórico-técnico, que é definido pela Resolução 168 do CONTRAN, sendo o mesmo para todo o país.

A seguir, confira quais são os pontos mais abordados nas provas do DETRAN:

  1. Memorize todas as placas de sinalização, pois cair uma questão sobre cada tipo de placa é certo na prova. Além disso, saber isso vai lhe ajudar nas aulas de direção;
  2. A sinalização por gestos e sinais sonoros também são questões frequentes na prova;
  3. As medidas administrativas começam com a letra “R” ou “T”. As penalidades começam com outras letras;
  4. Em relação à direção defensiva, é comum cair questões dobre conhecimento, habilidade, atenção, previsão e decisão;
  5. Sobre os Primeiros Socorros, em geral caem três questões que tratam de sinalização do local e o chamado para as equipes de emergência;
  6. Também são três questões sobre convívio social e meio ambiente. É preciso lembrar que em centros urbanos os veículos são vistos como vilões;
  7. Não esqueça que prioridade é o caráter de urgência e preferência é a regra de circulação.

Para treinar seus conhecimentos e reforçar quais são os pontos mais abordados nas provas do DETRAN, há diversos simulados na internet para você fazer.

Lembrando que quanto mais você estiver seguro em relação aos seus conhecimentos e estudos, maiores vão ser as chances de você passar de primeiro.

Por isso, vale a pena se dedicar ao estudo no curso técnico-teórico e em esmiuçar os conteúdos passados nos dias que antecedem o exame.

Vale a pena ler também: