Preço da habilitação nos Estados Unidos

Quer dirigir nos EUA? Neste texto, vamos falar o que é preciso e o preço da habilitação nos Estados Unidos.

Se você está morando nos Estados Unidos, saiba que a carteira de motorista (driver license) além de permitir ser legalmente habilitado para conduzir um veículo também é um documento de identificação.

Dessa forma, o estrangeiro não precisa andar com o passaporte para todos os lugares.

Outra opção para aqueles que desejam dirigir ou ainda facilitar o processo na hora de se habilitar nos EUA é tirar a Permissão Internacional (PID) para Dirigir no Brasil, que permite que você dirija por mais de 100 países que participam da Convenção de Viena sobre Trânsito.

A validade da PID é de três anos ou até a data de vencimento da CNH do condutor, ou seja, se sua CNH vai vencer daqui a dois anos, esta será a mesma validade da PID.

Como é o processo de retirada da CNH nos Estados Unidos


Assim como o Brasil tem o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), cada estado dos EUA também tem seu próprio órgão.

Desse modo, é preciso saber o processo definido pelo órgão responsável pelo trânsito no estado norte-americano que você está residindo.

Isso porque, os trâmites podem mudar um pouco a depender do Estado, pois os órgãos possuem a autonomia para se estabelecer regras, leis e processos diferenciados.

Contudo, em geral, o processo de retirada da CNH nos EUA é da seguinte forma:

preço da habilitação nos estados unidos

  1. Etapa teórica

Trata-se do curso em sala de aula com duração de aproximadamente seis horas.

Durante o curso são passados vídeos de imprudências de motoristas que causam acidentes, explicações sobre as leis locais e como ser mas prudente no trânsito.

É um curso importante, tendo em vista as mudanças e peculiaridades das leis te trânsito norte-americanas em relação às brasileiras.

  1. Prova escrita

Assim como no Brasil, há também uma prova escrita para testar os conhecimentos aprendidos durante o curso teórico.

Há um material impresso para estudar e é possível fazer simulados para testar os conhecimentos na internet.

O teste teórico deve ser agendado previamente e há diversos locais e horários que pode ser feito.

Ao ser aprovado neste teste, o motorista já recebe a Learner Permit, que é uma espécie de “permissão para aprendiz”.

Esta permissão provisória dá o direito de dirigir com alguém habilitado do lado e é nacionalmente reconhecido nos Estados Unidos e, por isso, também pode ser usado como documento de identificação.

  1. Teste prático

No caso de ainda não saber dirigir, o aluno também passa por aulas práticas semelhantes as do Brasil. Contudo, em geral, não há quantidade mínima de aulas obrigatórias.

O motorista deve ir com alguém habilitado dirigindo um carro que você vai usar no teste. Você pode contratar um instrutor e ir fazer o exame com ele.

Mesmo que você saiba dirigir, pode ser interessante fazer uma aula prática para se situar do que é pedido no exame. No teste prático, não há um roteiro pré-estabelecido de atividades, como no Brasil.

O avaliador vai ao seu lado no trânsito regular da cidade e decide na hora o que é preciso fazer. A avaliação dura uma média de 15 minutos, podendo ser mais.

Documentos necessários para tirar a CNH nos Estados Unidos


Em geral, a documentação exigida é:

  • Passaporte válido com o visto ou Green Card;
  • Seguro social (Social Security Office);
  • Comprovante de residência com seu nome (Pode ser correspondência do banco, contrato de locação ou contas como água, luz e gás);
  • Se você for provar que já dirigia, deve levar a PID ou CNH brasileira traduzida.

Durante os trâmites para a emissão da CNH, o condutor faz a foto e o teste de visão. Ao contrário do Brasil, nos EUA não há avaliação e teste psicotécnico.

O processo todo pode ser concluído em cerca de um mês. Contudo, depende de você se sentir seguro para agendar o teste teórico e prático.

Valor da CNH nos EUA


O preço da habilitação nos Estados Unidos depende de cada estado e também da quantidade de aulas práticas que você vai fazer (se for fazer).

A média é que todo o processo para a retirada da CNH norte-americana custe de US$ 50,00 a US$ 300,00 (bem mais barato se comparado ao Brasil).

Agora que você já sabe qual o preço da habilitação nos Estados Unidos e os processos necessários para a retirada fica mais fácil se preparar para a emissão desse documento.

Vale a pena ler também: