Documentos necessários para renovar CNH

Você quer renovar sua carteira de motorista, mas está em dúvida quanto à documentação necessária, neste texto vamos falar quais os documentos necessários para renovar CNH.

A validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está ligada aos exames médicos realizados para a obtenção da habilitação.

Para motoristas habilitados com menos de 65 anos, a CNH é válida por até cinco anos. Acima dessa idade, a renovação precisa ser renovada a cada três anos.

Quais os documentos necessários para renovar CNH?


O processo de renovação é regido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e pode variar a depender do Estado. Contudo, em geral, os documentos necessários para renovar CNH são:

  1. Original da CNH registrada no local em que vai ser feita a renovação;
  2. Original e cópia do RG e CPF;
  3. Uma foto 3×4 recente e com fundo branco;
  4. Original e cópia do comprovante de residência recente emitido em até três meses (é aceito conta de energia, água, telefone, IPTU e extrato bancário).

Documentos necessários para renovar CNH

Onde posso renovar a CNH? 


A renovação da CNH pode ser solicitada em um posto de atendimento do DETRAN ou na Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) em que o documento está registrado.

No estado de São Paulo, a renovação também pode ser feita nas unidades fixas e móveis do Poupatempo (mediante agendamento prévio).

Em alguns estados, é possível também fazer o agendamento da renovação, o que evita que o motorista enfrente filas.

Há ainda estados, como o Distrito Federal, em que a renovação pode ser feita diretamente em clínicas credenciadas onde o condutor realiza o exame.

Leia também: Posso renovar minha CNH em outra cidade?

Passo a passo para a renovação da CNH 


A seguir, confira as etapas que você deve seguir para fazer a renovação de sua CNH.

  1. Verifique no site do DETRAN de seu Estado se é preciso fazer o agendamento para a renovação;
  2. Realize o pagamento das taxas para a renovação dos exames médicos;
  3. Faça o exame médico na clínica credenciada. Motoristas que exercem atividade remunerada no transporte de pessoas e bens também precisam passar pela exame psicotécnico para a renovação;
  4. Emita o boleto e faça o pagamento da taxa de renovação da CNH;
  5. Compareça ao DETRAN com o resultado dos exames, os documentos requeridos e o comprovante de pagamento da taxa de renovação para finalizar o processo;
  6. A CNH pode ser retirada no DETRAN no prazo informado ou ainda você pode optar para que o documento seja enviado pelos Correios para seu domicílio.

Quando posso dar entrada na renovação da CNH?


O motorista pode dar entrada na renovação da CNH a partir de 30 dias antes do vencimento da habilitação.

O condutor pode dirigir sem problemas por mais 30 dias após o vencimento, pois este é o prazo que o DETRAN considera como adequado para que o motorista regularize sua situação.

Vale lembrar que segundo o que está prescrito no inciso V do Art. 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), ser atuado dirigindo com a CNH vencida por mais de 30 dias se constitui uma infração de natureza gravíssima, com adição de sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47.

Além de medida administrativa que prevê o recolhimento da CNH e retenção do veículo até que seja apresentado um condutor habilitado.

E se minha CNH for de outro estado?


Nesses casos, é preciso que primeiramente seja feito a transferência do documento para o local que você deseja fazer a renovação.

Para isso, é preciso ir ao DETRAN ou CIRETRAN com a sua CNH, original e cópia do RG, CPF e comprovante de seu novo domicílio. Será preciso pagar uma taxa por essa mudança.

Se renovar minha CNH, terei pontos de infrações zerados?


Os pontos são tirados da CNH no período de um ano. Então se você tem pontos no momento da renovação da habilitação vai permanecer com eles até que se complete um ano da infração.

Agora que você já sabe quais os documentos necessários para renovar CNH, basta se programar para fazer o procedimento de renovação e continuar dirigindo legalmente.

Vale a pena ler também: