Como pagar licenciamento atrasado

O licenciamento dos veículos brasileiros é formalmente conhecido como Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), e deve ser pago anualmente, sendo mais uma das taxas obrigatórias como o IPVA e DPVAT.

O licenciamento permite e autoriza o veículo a circular pelas vias do país, do contrário o veículo não pode circular. Se você atrasou o pagamento do seu licenciamento, veja como você pode resolver esse problema e as possíveis consequências de pagar o licenciamento atrasado.

O que acontece se for pego em blitz com o licenciamento atrasado?


Quando o licenciamento vence, você tem um prazo de até 30 dias para regularizar a situação do veículo, do contrário se continuar circulando com o licenciamento do veículo atrasado resultará em uma multa gravíssima de R$293,47, além de 7 pontos na carteira de motorista e a apreensão do veículo pelos oficiais da lei, podendo ser retirado mediante a regularização da situação.

Grave não? Portanto nunca deixe de pagar o licenciamento em dias, se por algum motivo isso aconteceu, veja abaixo como você deve proteger para regularizar a sua situação e não correr mais esse risco.

Leia também: Documentos que todo motorista deve portar

como pagar licenciamento atrasado

Como faço para pagar o licenciamento atrasado?


Se não houver quaisquer outras pendências como a falta do pagamento do IPVA e DPVAT, não haverá nenhum problema para você emitir um novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o mesmo até ocorre automaticamente se você tiver tudo pago em dias, bastando aguardar que o CRLV chegue em seu endereço pelos Correios.

Se você atrasou o pagamento do licenciamento, mas está em dia com o IPVA e com o DPVAT, basta você procurar o site do Detran de seu Estado, através do DENATRAN http://www.denatran.gov.br/index.php/links-gerais

Em seguida procure por opções relacionadas ao Licenciamento, sempre estão bem destacadas e expostas logo na primeira página do site do Detran de seu Estado. Então basta seguir as instruções apresentadas e digitar os dados pedidos, que você poderá facilmente imprimir o boleto para fazer o pagamento do licenciamento.

Caso exista outras pendências e ou multas, será necessário emiti-las online e fazer os respectivos pagamentos também, graças a internet você poderá fazer isso também pelo próprio site do Detran de seu Estado.

Uma vez que tenha emitido os boletos, é só fazer o pagamento que também pode ser feito pela internet, através do Internet Banking do seu banco, ou então nos terminais de autoatendimento dos bancos credenciados pela Secretaria da Fazendo de seu Estado. Geralmente a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil aceitam o pagamento em praticamente todos os Estados do país, assim como o Itaú e também o Banco Bradesco.

Como fazer o pagamento pelo Internet Banking?


Ao acessar o Internet Banking dessas instituições bancárias, você deve procurar pela opção de pagamento de taxas do Detran, lá você encontra meios para fazer o pagamento do IPVA, DPVAT e do Licenciamento (TRLAV), assim você pode escolher pagar com o saldo da Conta Poupança ou Conta Corrente e acertar todos os débitos do seu veículo com o Detran.

Dessa forma você não precisa imprimir nenhum documento ou boleto para fazer o pagamento dessas taxas, é tudo muito simples, rápido e fácil.

licenciamento atrasado

Como fazer o pagamento presencialmente?


Para fazer o pagamento presencialmente você tem que se dirigir até um posto de atendimento do Detran do seu Estado, outra opção é procurar um dos Bancos credenciados ou mesmo o despachante, portando o RG, comprovante de pagamento do IPVA, comprovante de pagamento do DPVAT, e também o comprovante de pagamento de multas caso haja alguma, além disto é necessário estar portando também o licenciamento atrasado do ano anterior.

Vale ressaltar que o veículo também não pode ter qualquer restrição ou bloqueio judicial, e o serviço deve ser feito de acordo com o calendário informado pelo Detran.

Para os moradores de São Paulo por exemplo, você pode fazer o pagamento do licenciamento atraso no banco Nossa Caixa ou em uma das unidades do Poupa Tempo. Mas o site do Detran SP é um dos mais completos quando se comparado com o dos outros Estados (apesar de que os sites do Detran de outros Estados também permitam a emissão do licenciamento pela internet), para se ter uma ideia, existe até aplicativo mobile do Detran SP para você usar no smartphone ou tablet, portanto não fica difícil você conseguir emitir e fazer o pagamento do licenciamento atrasado pelo computador, poupando assim a perda de tempo em procurar resolver o problema presencialmente.

Vale a pena ler também: