Como limpar os bancos do carro

Quer saber como limpar os bancos do carro de forma correta e eficiente? Neste texto vamos falar sobre isso!

Uma boa limpeza no estofado do veículo é essencial para que não se forme manchas de sujeiras ou mau cheiro causado pela acúmulo de bactérias.

Se o carro tem um fluxo maior de pessoas, como é o caso de táxis e veículos de aplicativo, por exemplo, é normal que os estofados fiquem mais susceptíveis à sujeiras.

Um carro sujo pode até mesmo ser o motivo de doenças respiratórias e dermatites por conta do acúmulo de micro-organismos e da falta de renovação de ar. Por isso, é essencial que a limpeza seja feita de forma adequada.

A seguir, confira dicas de como limpar os bancos do carro:

1. Use toalhas úmidas para absorção de líquidos

Se cair algum alimento o bebida no estofado do banco, coloque o pais rápido possível uma toalha úmida para absorver o conteúdo.

Em caso de alguém vomitar no estofado, é preciso lavar a área com água e sabão. Este cuidado é ideal para que o tecido não absorva o conteúdo e cause manchas.

2. Passe o aspirador de pó frequentemente

O aspirador de pó deve ser passado pelo menos uma vez na semana nos bancos para tirar sujeiras e restos de alimentos que por ventura caírem nas brechas dos assentos.

Após passar o aspirador de pó, passe uma esponja com água e detergente para complementar a limpeza e deixe secar com as portas abertas.

3. Mantenha um kit de limpeza no seu veículo

Para qualquer emergência, tenha no carro lenços umedecidos e panos macios e absorventes que ajudem a limpar qualquer tipo de sujeira imediatamente.

Vale lembrar que quanto mais demorar para limpar, maiores são as chances do estofado ficar manchado, já que a sujeira é absorvida pelo espuma e tecido.

Tenha também uma lixeira de veículo para que sejam colocados papéis de bala, copos, embalagem de comida e entre outras coisas.

Contudo, logo que chegar em casa, esvazie a lixeira para evitar que insetos sejam atraídos para o interior do carro.

4. Limpe com uma solução caseira eficiente

Uma solução caseira eficiente para a limpeza de estofados é misturar:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 4 colheres de sopa de vinagre de álcool;
  • 2 colheres de sopa de álcool;
  • 1 colher de amaciante de sua preferência.

Misture todos esses ingredientes em um recipiente com borrifador spray e aplique no estofado, chão e teto do veículo, após ter passado o aspirador de pó, e deixe secar naturalmente com as portas abertas.

Por ter álcool na mistura, a solução é evaporada rapidamente. Já o bicarbonato e o vinagre serve para a limpeza e remoção de micro-organismo.

No caso de você estar com pressa para usar o veículo ou o clima não esteja propício para a secagem natural, é possível usar o secador de cabelo para agilizar o processo, já que é essencial que o estofado fique completamente seco, pois a umidade favorece a proliferação de mofo.

A mistura vai deixar o interior do veículo limpo e livre de odores desagradáveis, como de bolor, comida ou até mesmo de cigarro. O carro vai fica com o cheiro do amaciante que você escolher.

Para prolongar e manter o interior do automóvel sempre cheiroso, recomenda-se o uso de aromatizantes específicos para veículos.

Agora que você já sabe como limpar os bancos do carro, não descuide da limpeza para que o interior do veículo seja mais agradável e livre de micro-organismos nocivos à saúde.

Vale ressaltar, que a limpeza adequada também evita corrosões e manchas que podem desvalorizar o veículo em caso de revenda. Por isso, recomenda-se uma limpeza completa no lava-jato pelo menos uma vez a cada dois meses.

Vale a pena ler também: