Habilitação para barco

Tirar habilitação para barco – É muito empolgante notar que várias pessoas hoje se interessam por pilotar um barco, seja ele grande, pequeno ou médio. Mas devemos observar que este é um público bastante segmentado, e se você chegou até aqui é porque faz parte deste seleto grupo.

Geralmente, o desejo de pilotar um barco não surge ‘do nada’. Esse desejo é parte de algo maior, que pode se dar pela influência do Pai (quando se pratica alguma atividade marítima, ou seja, pela admiração) ou até mesmo depois de ver muitos filmes ou matérias sobre velejar ou pilotar uma embarcação.

Neste artigo iremos descobrir como você poderá estar preparado para conseguir sua habilitação para barco, de forma que possua os conhecimentos mínimos que são requeridos para que você consiga atingir seu objetivo. Primeiramente podemos observar que existem diversos tipos de habilitações marítimas que a cada uma cabem um limite de navegação (baseada em milhas). Da mesma forma, precisará estar apto para ter sua habilitação, passando por testes até consegui-la. Por fim resumiremos o que você precisa para saber como tirar sua habilitação para barco.

como tirar habilitação para barco

Existem vários tipos de Habilitação Amadora

Então com todo esse processo que soa complicado, podemos começar por explicar que você precisará de uma habilitação amadora para que consiga sua habilitação para barco. Acontece que você precisará da Carteira de Habilitação de Amador (CHA), documento que comprova que poderá conduzir embarcações a vela sem propulsão a motor e também “motonauta” que é um termo utilizado para os que pilotam jet-ski. Mas vamos explicar mais detalhadamente todos os tipos de habilitação náutica amadora:

  • Motonauta: Essa palavra soa como ‘Astronauta’, mas não tem nada a ver. O termo de “Motonauta” significa que a pessoa estará apta para conduzir Jet-Ski nos limites da navegação Interior. Ou seja, quem deseja pilotar jet-skis é bom ter essa categoria registrada na sua “CHA”.
  • Veleiro: A categoria de Veleiro é aquela que se destaca por deixar o interessado apto para conduzir embarcações a vela, sem propulsão a motor, respeitando os limites da navegação interior.
  • Arrais-Amador: O Arrais-Amador é a categoria que te dá total liberdade para pilotar ou conduzir embarcações nos limites da navegação estipuladas interiormente.
  • Mestre-Amador: A pessoa que deseja pilotar grandes navios ou Barcos, pode se candidatar a habilitação na categoria de Mestre-Amador, esta categoria deixará apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, respeitando sempre os limites de navegação costeira.
  • Capitão-Amador: Por fim, o Capitão-Amador se destaca por deixar apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, mas dessa vez sem limites de afastamento da costa.

Se você não entendeu sobre o que é a “navegação interior”, é simples, isso quer dizer que o habilitado só poderá navegar por rios, represas, bahias e águas abrigadas.

Leia também: Como tirar habilitação internacional

habilitação para barco

Você Precisará estar Apto para tirar sua Habilitação para Barco

Obviamente você precisará estar apto para conseguir tirar sua habilitação para barco. Mas muita gente pensa que para isso é preciso que se estude muito, ou que pague cursos. Não é obrigatório realizar cursos antes de passar pelo processo de seleção, ou prova, para obter o seu CHA (Carteira de Habilitação de Amador).

Quais são os Requisitos para tirar sua Habilitação para Barco

Depois de escolher qual o tipo de categoria de sua carteira de habilitação de amador, você deverá realizar uma Prova teórica na Marinha ou em algum órgão da Capitania dos Portos no Brasil. Você precisará pagar uma taxa de inscrição e deverá preencher o que cada categoria de habilitação náutica amadora requer.

Você pode estudar alguns materiais que já estão disponíveis na internet ou até mesmo fazer um curso para somente ajuda-lo para se dar bem na prova. Importante citar que basta acertar pouco mais que 50% da prova e você conseguirá sua habilitação para barco. Viu como não é tão complicado?

Comentários

  1. henry diz

    Muito prazer, sou brasileiro mas estou em vivendo em outro pais ,teria como eu tirar a carteira da categoria arrais-amador e fazer o exame teorico pela net se puder esclarecer minhas duvidas ficaria muito grato
    Muito obrigado.

  2. Guilherme diz

    olá, sou menor de 18 e gostaria de tirar uma carteira veleiro, porém moro em um lugar que não tem mar,
    então suponho que haja muito poucas escolas para esta categoria para me fornecer informações, gostaria de saber:
    até quantos pés a embarcação pode ser?
    pode ser uma embarcação feita em casa?
    e como seria avaliado para tirar a carteira?

  3. João Batista Machado de Machado diz

    Onde tirar carteira de habilitação ou seja ARRAIS para navegar em águas doce ou seja pequenos rios com barco inflavel pequeno motorizado, moro em Cachoeiro de Itapemirim E.S.aguardo e obrigado,meu cep é 29 302 129.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>