Veículos que precisam usar extintor de incêndio e os que não é obrigatório

Você já sabe quais são os veículos que precisam usar o extintor de incêndio e os que não é mais obrigatório?

Muita gente ficou um pouco confuso com essa mudança nas regras para o uso do extintor de incêndio, porque alguns tipos de veículos não são obrigatórios, já em outros continua valendo as regras normais e inclusive a exigência para a troca do extintor BC pelo ABC está valendo para alguns determinados veículos.

Para esclarecer as coisas e deixar todo mundo informado sobre os veículos que vão precisar continuar usando o extintor de incêndio, eu preparei este artigo de hoje com todos os detalhes depois dessa mudança que deu o que falar!

Veículos que não precisam usar extintor de incêndio


Primeiramente vamos falar dos tipos de veículos que não é obrigatório usar o extintor de incêndio. Vale ressaltar que todos os veículos fabricados de 2005 para cá já vem equipados com o extintor, porém a partir de agora não é mais obrigatório usa-lo em alguns tipos de veículos, portanto você não leva multa se estiver sem este acessório, se estiver vencido ou não estiver de acordo as normas estabelecidas pelo CONTRAN (até porque isso só será fiscalizado nos veículos de uso obrigatório).

No entanto é preciso ficar atento aos tipos de veículos que são isentos do uso do extintor. Basicamente são os veículos leves, como automóveis, caminhonetes, caminhonetas, veículos utilitários e triciclos (aqueles que possuem cabine fechada). Você poderá conferir todos os detalhes na Resolução 556 publicada no site do DENATRAN em 17 de Setembro de 2015.

Mesmo não necessitando do extintor de incêndio, todos estes veículos devem vir equipamentos de fabrica com o suporte apropriado para instalação do acessório, já que quem optar por continuar usando o extintor poderá usar normalmente. A única coisa que o CONTRAN recomenda para quem vai continuar usando o extintor de incêndio nos veículos não obrigatórios é que utilize o modelo ABC, que é o determinado por lei.

veículos que não precisa usar extintor de incêndio

Veículos que devem usar o extintor de incêndio


Se você chegou aqui sem saber em quais veículos é obrigado utilizar o extintor de incêndio, então vai entender tudo agora, porque aqueles que citei anteriormente são os que podem circular tranquilamente sem este equipamento, mas os que destacarei agora devem continuar usando de forma correta.

É obrigatório utilizar em todos os veículos utilizados no transporte coletivo de pessoas, como ônibus, micro-ônibus e outros mais. Também deve-se usar em caminhões, tratores, veículos utilizados para o transporte de produtos líquidos, gasosos e inflamáveis.

Portanto se você possui ou trabalha com um destes veículos que são obrigatórios o uso do extintor de incêndio, a dica é conferir desde já se está utilizando o extintor ABC e se está no prazo de validade. Até porque, as novas regras para uso deste equipamento já entrou em vigor desde 1 de Outubro de 2015 e a partir desta data é preciso ter tudo de acordo as normas exigidas pelo CONTRAN, caso contrário é multa na certa e eu já irei falar sobre ela logo a seguir.

Multa pelo extintor de incêndio


Se você estiver com um veículo sem extintor de incêndio, sendo ele de uso obrigatório, levará uma multa no valor de R$ 127,69 Reais, 5 pontos na carteira e ainda terá seu veículo apreendido até que seja regularizado. Mesmo que você esteja utilizando o extintor mas ele esteja vencido, com o lacre rompido, estiver fora do suporte apropriado ou não tiver o selo do INMETRO você ainda levará a multa da mesma forma.

Só está livre dessa multa os veículos que não precisam usar o extintor, como os que citei no inicio desse artigo. Mas e o que acontece com quem levou uma multa de extintor de incêndio anteriormente? Essa é uma duvida que está passando pela cabeça de muita gente, afinal não é mais obrigatório usar este equipamento em alguns veículos, mas muita gente levou multa antes dessa nova regra.

E agora, o que fazer? Não se preocupe, porque será devolvido o dinheiro de muitos condutores que pagaram as multas, porém somente para alguns tipos, e eu fiz um artigo completo falando sobre Como Receber o Dinheiro da Multa do Extintor de Incêndio, então confira lá os detalhes. Enfim, espero que as informações tenham fica claras aqui e boa sorte para você…

Vale a pena ler também: