Valor da multa por pneu careca: Dá apreensão?

Você sabe qual o valor da multa por pneu careca? Neste texto vamos falar sobre isso!

Ao dirigir com pneu careca, o motorista está arriscando tanto sua vida quanto de todas as pessoas que fazem parte do trânsito.

Uma prova disso é que cerca de 20% dos acidentes ocorridos nas estradas do Brasil são ocasionados por conta do mau estado de conservação dos pneus.

Isso porque, quando está desgastado, os pneus perdem a aderência no asfalto o que dificulta para a realização de manobras emergências.

Situações em que os pneus carecas aumentam os riscos


Dirigir com pneus carecas já é um risco em situações normais, mas se agrava em condições adversas como as seguintes:

  1. Aquaplanagem

Em dias de chuva quando as pistas ficam extremamente molhadas e escorregadias é comum ocorrer aquaplanagem, que é quando a água fica entre o asfalto e os pneus e faz com que o veículo perca o contato com o solo.

Com os pneus carecas, a aderência ao asfalto, que já é comprometida pelo desgaste, fica ainda pior, aumentando os riscos de o motorista perder o controle total do veículo.

  1. Derrapagens

Quando o pneu está careca, não possui mais os sulcos que ajudam para que haja a tração adequada com a pista.

Assim, em movimentações simples, como curva ou frenagem, o carro fica mais susceptível a derrapar e até mesmo capotar.

Este risco se amplifica em estradas de terra em que a falta de asfalto faz com que haja menos atrito entre a borracha do pneu e a pista.

  1. Atolamentos

Em estradas de terra, um veículo com pneu careca fica mais expostos ao risco de atolamento.

Isso ocorre, pois o desgaste faz com que diminua a tração nas rodas e, dessa forma, dificulta a movimentação em pistas acidentadas e sem asfalto.

valor da multa por pneu careca

Multa para quem é autuado dirigindo com pneu careca


A infração por conduzir um veículo com pneus carecas está inclusa no inciso XVIII do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Este inciso fala sobre dirigir veículos em mau estado de conservação, de modo que comprometa a segurança ou esteja reprovado na avaliação de segurança e de emissão de poluentes (conforme previsto no art. 104 do CTB).

A infração para essa irregularidade é de natureza grave, com a adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), penalidade o pagamento de multa.

O valor da multa por pneu careca é de R$ 195,23 e a medida administrativa é a retenção do veículo para a regularização.

Carro com pneu careca é apreendido?


O pneu careca é algo facilmente identificado em uma blitz e ao ser levado para o pátio, o motorista irá ter despesas com o guincho e com as diárias necessárias para a regularização do veículo.

A importância da manutenção dos pneus


Sabendo de todos os riscos de circular com um veículo careca e do quanto pode ficar caro para o motorista que é flagrado em um carro em más condições, o mais recomendado é sempre manter o veículo em condições necessárias para a circulação.

Além do rodízio dos pneus, o alinhamento e balanceamento são essenciais para a manutenção.

O alinhamento faz o ajuste do ângulo das rodas e a correção da trajetória dos eixos, o que evita o desgaste irregular dos pneus e das peças de suspensão.

Este processo de manutenção contribui para o aumento da vida útil dos pneus e faz com que o veículo fique mais equilibrado, tornado mais fácil e seguro dirigir.

Já o balanceamento, é importante para que não haja vibrações no veículo quando alcança velocidades maiores, sendo essencial para a manutenção, desempenho e conforto para as pessoas que estão no interior do veículo.

Agora que você já sabe o valor da multa por pneu careca e a consequências tanto para a segurança quanto em relação às penalidades previstas no CTB, cabe ao motorista realizar manutenções e faça a troca dos pneus antes dos mesmos se tornarem impróprio para o tráfego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *