Tirar habilitação para encontrar emprego

Se você está pensando em tirar a carteira de motorista no intuito de encontrar um emprego melhor, certamente este artigo vai lhe dar algumas informações ainda mais relevantes nesse inicio!

Eu mesmo sou uma das tantas pessoas que tiraram a CNH visando encontrar um emprego melhor na vida e assim se posicionar no mercado de trabalho. Naturalmente eu não cheguei a usa-la como empregado em uma empresa, porque decidi abrir meu próprio negócio, mas vejo frequentemente muitas pessoas com este mesmo sonho de tirar habilitação para encontrar um emprego.

Carteira de habilitação ajuda encontrar emprego?


Não é muito difícil encontrar ofertas de emprego onde o contratante já deixa logo claro que busca candidatos com carteira de habilitação para concorrer à vaga em uma determinada empresa. Por isso, quem já é habilitado acaba tendo mais vantagem sobre quem ainda não tirou a primeira habilitação neste caso. Dependendo da empresa, ter uma CNH conta muito mais que um curso naquela área, pois nem sempre é fácil encontrar pessoas com carteira de motorista para trabalhar, principalmente quando se trata de categorias mais acima como as categorias C, D e E.

Enfim, eu já vi muitos casos de amigos que conseguiram ter seus currículos destacados em uma seleção de emprego graças a CNH que estava lá citando no bendito currículo. De todo modo, existem outros fatores que influenciam na contratação de alguém para a vaga de emprego e dependendo da empresa ter ou não ter habilitação será algo irrelevante, mas em muitos casos ela acaba dando um passo a mais para a pessoa.

Leia também: Tenho carteira mas tenho medo de dirigir

tirar habilitação para encontrar um emprego

Cuidados ao usar sua CNH para trabalhar


Nem tudo são maravilhas quando alguém decide tirar habilitação para encontrar um emprego, afinal depois de empregado em uma vaga do ramo é preciso manter o máximo de cuidado sempre. Mesmo estando dirigindo ou pilotando um veículo da empresa, você poderá ser abordado em uma blitz de trânsito, cometer alguma infração e ser parado pelos guardas de trânsito ou algo do tipo e sofrer penalizações na sua carteira. Principalmente quando estiver apenas com a permissão para dirigir (PPD) os cuidados devem ser redobrados se for contratado para trabalhar em uma empresa que precise estar frequentemente dirigindo.

Vagas com carteira de habilitação mais disponibilizadas


Nem só quem possui a categoria AB é contratado por empresas, mas em muitos casos a necessidade é de pessoas com categorias de habilitação acima e fazendo uma rápida pesquisa na internet eu acabei encontrando algumas das vagas mais disponibilizadas no mercado visando contratar pessoas habilitadas nas mais diversas categorias:

  • Motorista entregador
  • Motorista de funcionários ou clientes
  • Motorista para transportadora

Naturalmente existem muitas outras situações em que você poderá ser contratado para trabalhar sua carteira de motorista. Se você fizer uma simples pesquisa no site de empregos do Indeed já poderá observar a quantidade de vagas disponíveis para pessoas habilitadas.

Não tire uma carteira só pelo emprego


Caso você esteja pensando em tirar sua primeira habilitação apenas para encontrar um emprego melhor, eu tenho que lhe dizer que este é um pensamento equivocado. Digo isso, porque depois de entrar na auto escola e passar por todas as aulas eu notei que a CNH é algo importantíssimo na vida de qualquer pessoa, sendo que encontrar um emprego é apenas uma das facilidades que ela oferece ao condutor.

Com certeza você já notou o quão importante é uma carteira de habilitação para aqueles que desejam se despontar no mercado de trabalho, mas pense também que você estará andando dentro das leis de trânsito, aprenderá regras de direção, será um motorista muito melhor e de quebra tem a chance de ser contratado por uma empresa que precise justamente de alguém com CNH.

Obviamente eu confesso que o meu intuito era tirar a carteira de habilitação para encontrar emprego em minha cidade, porém graças aos acontecimentos da vida eu acabei não precisando dela para prestar serviços em uma empresa. Então faça de tudo para tirar sua carteira, por um emprego ou não, pois certamente ela contribuirá muito em sua trajetória!

Vale a pena ler também: