Teste Psicotécnico do Detran

Para quem deseja tirar a primeira habilitação, saiba que antes de começar as aulas práticas do Detran, é necessário ser aprovado no Teste Psicotécnico do Detran, e este costuma gerar muitas dúvidas e preocupações a quem vai passar por esta fase.

Muitas pessoas que desejam conquistar a tão sonhada carteira de motorista, devem passar pelo Teste Psicotécnico do Detran, só após serem aprovados poderão começar as aulas práticas na autoescola escolhida.

O Teste Psicotécnico varia bastante no tipo de questões e sua finalidade é avaliar a capacidade de raciocínio lógico, discurso e memória, além de fazer um teste de personalidade. Todos esses elementos são levados em conta para saber se você está apto a ter uma Carteira de Motorista.

Assim a maioria das pessoas ficam cheias de dúvidas, ansiedade e até medo do teste, isto ocorre porque as pessoas costumam ouvir e ler muitas histórias de reprovação no Teste Psicotécnico, ficando com medo de reprovar também, e as pessoas que já reprovaram no teste possuem medo de tentarem novamente e serem reprovadas outra vez. Mas tenha calma e verá que não é lá um bicho de sete cabeças, passar nesse Teste só exige paciência e atenção, pois tudo é lógica.

teste psicoltecnico do detran

O que estudar para fazer o Teste Psicotécnico do Detran?


Não é preciso estudar nada! Visto que o Teste Psicotécnico do Detran é extremamente simples, não é necessário acumular conhecimento em determinada área como exige a Prova Teórica. O Teste Psicotécnico vai avaliar se você tem condições para dirigir um veículo, através de questões de lógica e memória.

Sair a procura de Testes Psicotécnicos e ir memorizando-os não vai lhe ajudar em nada, você deverá responder o teste da maneira que for orientado pela psicólogo(a) na hora de fazer o teste.

Se você nunca viu um Teste Psicotécnico do Detran, então terá alguma utilidade pesquisar por algum na internet e fazer, somente para ter alguma experiência, e verá o quão simples e lógico o teste é, assim pode acabar com o medo.

O que fazer no Teste Psicotécnico do Detran?


Agora que sabe que não precisa estudar nada para este teste, basta somente seguir algumas dicas comportamentais para se dar bem no teste e fazê-lo com facilidade, entendendo como as coisas funcionam no exame.

  • Calma e tranquilidade: Por fazer um Teste Psicotécnico, é extremamente importante manter a calma para entender e interpretar corretamente cada questão, além de ficar atento as orientações que serão dadas pelo(a) profissional que irá aplicar o exame.
  • Não cole: Como já explicamos, o Teste Psicotécnico do Detran tem como objetivo analisar sua personalidade e condição mental, então colar usando as respostas de alguém não vai lhe ajudar em nada, pode até mesmo lhe prejudicar, então marque as respostas que julgar correta de acordo com a lógica e sua própria intuição.
  • Tempo: O tempo para a realização do teste é cronometrado, então evite perder tempo em itens que possui muita dúvida, deixe-o para responder depois e continue a responder as outras questões, caso sobre tempo, volte as poucas questões que teve dificuldade extrema e as responda com maior atenção, pois é indispensável ter calma para resolver estas questões. O nervosismo só atrapalha, então evite perder tempo em questões e mantenha-se calmo sem se deixar levar pela tensão.

O Teste do Risquinho do Detran


teste psicotecnico do detran

No Teste Psicotécnico do Detran pode existir a questão do teste dos riscos, que é conhecido no Brasil como teste Palográfico, esse teste se baseia nos princípios da grafologia e serve como um teste de personalidade.

Você não tem com o que se preocupar, pois todas as informações e orientações necessárias são passadas pelo(a) profissional que estará aplicando o exame. De início pode parecer tudo muito complicado para quem está começando o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação, mas na verdade é tudo bastante simples, o segredo nada mais é do que manter a calma em todas as etapas que vai enfrentar.

Não há dificuldade no Teste Psicotécnico, o(a) psicólogo(a) vai explicar tudo antes de iniciar o teste, e você poderá também tirar quaisquer dúvidas antes de começar o exame, seguindo estes conselhos não tem como você não conseguir sucesso no Teste Psicotécnico, seja do Detran para tirar a sua CNH, quanto para a admissão em algum emprego ou Concurso Público.

Vale a pena ler também: