Tenho carteira mas tenho medo de dirigir

“Olá, eu já tenho carteira mas tenho medo de dirigir, então gostaria de algumas dicas para acabar com esse medo e tentar dirigir meu carro!”

Essa foi a mensagem que eu recebi de uma leitura aqui do blog e infelizmente muitas pessoas acabam tirando a primeira habilitação, mas continuam com um certo receio na hora de pegar o próprio carro sozinha. Acima de tudo, eu acredito que a principal explicação para isso é fato da pessoa estar acostumada com o auxilio de um instrutor e quando precisa dirigir sozinha, se acha incapaz.

De qualquer forma, eu preparei algumas dicas básicas para você que já tem carteira mas tem medo de dirigir, portanto elas podem ser úteis para que você consiga dar os primeiros passos no processo de reversão desse pequeno problema 🙂

Por que tenho carteira mas continuo com medo?


Eu tenho carteira mas tenho medo de dirigir” é uma frase comum expressada por muitos brasileiros que tem esse pequeno trauma de dirigir, porém a verdade é que isso pode acontecer por vários motivos e não existe uma regra geral. Algumas pessoas ficam com medo por conta da quantidade de acidentes que vem acontecendo diariamente, outros não se sentem seguros ao pegar um carro sozinhas (por estar acostumada com a presença de um profissional na área), enquanto outras pessoas sequer sabem explicar o motivo pelo qual não conseguem dirigir sozinhas.

O certo é que tirar a carteira de motorista não significa que você não vai mais ter medo de dirigir. Digo isso, porque infelizmente as aulas em algumas auto escolas deixa muito a desejar, focando apenas em ensinar o aluno o que será necessário fazer durante a prova prática do Detran e se esquecendo que muitas pessoas tem um certo medo na hora de dirigir. Com isso as pessoas conseguem passar nas provas práticas, porque já estão acostumadas com aquelas etapas que devem ser seguidas, porém quando chega a hora de ir para a rua, acaba empacando com o próprio carro!

eu tenho carteira mas tenho medo de dirigir

Procure aumentar a sua confiança própria


Antes de qualquer coisa, é necessário aumentar sua autoestima se quiser mesmo vencer esse medo de dirigir, já que uma pessoa que não confia em si própria está mais distante ainda de conseguir realizar o sonho de dirigir sozinha. Justamente por isso o auxilio de um psicologo é sempre bem vindo em um momento como esse. Procure conversar com outras pessoas a respeito desse assunto, procure se espelhar em casos de quem conseguiu dirigir sozinho mesmo com um pouco de medo e veja que não é tão complicado assim como está imaginando.

Já diz o ditado que quando estamos confiantes, tudo se torna mais fácil e para você não será diferente. Eu também confesso para você que fiquei com um pouco de medo de dirigir depois que tirei minha carteira de habilitação, porém mantive contato com meu instrutor e sempre conversava com ele sobre o assunto, nas primeiras vezes que fui dirigindo para a rua sempre estava acompanhado de outra pessoa e assim fui perdendo esse medinho!

O Método Direção Prática poderá lhe ajudar


Um dos melhores cursos online que eu posso indicar para as pessoas que estão passando por essa situação é o Método Direção Prática. Hoje esse é um dos únicos materiais do ramo e o mais completo que ensina um método passo a passo desenvolvido para ensinar como vencer o medo de dirigir em 4 semanas, então eu acredito sinceramente que ele poderá lhe ajudar muito a dar os primeiros passos, pois com o auxilio de um curso se torna mais fácil estudar, repetir as aulas e ir treinamento por conta própria até ir superando o medo.

Procure auxilio com um especialista


Não pense que você é a única pessoa que tem carteira de motorista mas tem medo de dirigir, porque isso é algo comum na vida de muitas pessoas em todo o Brasil e por incrível que pareça, o número de habilitados que não tem coragem de pegar o próprio carro para dirigir só vem aumentando, mas isso não é motivo para você ficar parado.

Tanto que alguns psicólogos vem se especializando no assunto para oferecer suporte a essas pessoas com medo de dirigir e além disso, em algumas cidades as próprias auto escolas estão investindo em uma seção exclusiva com aulas para quem tem medo de conduzir sozinho.

Um bom exemplo de profissional que já ajudou muitas pessoas e é destaque nesse mercado é a psicologa Cecilia Bellina (www.ceciliabellina.com.br), que trabalha exclusivamente com tratamentos para o medo de dirigir e treinamento para habilitados, portanto a empresa dela poderá suprir muito bem a sua necessidade de vencer o medo de dirigir.

tenho habilitação mas tenho medo de dirigir

Dê o primeiro passo para perder o medo!


Até aqui eu procurei lhe mostrar os principais detalhes sobre isso e como você poderá vencer seu próprio medo de dirigir, porém tudo só depende da sua própria boa vontade e dar o primeiro passo é o mais importante nesse momento. A minha dica é que antes de procurar um psicologo ou uma empresa que dá aulas para habilitados, que invista em um materiais preparatório como é o caso do Curso Direção Prática, pois talvez o seu pequeno problema seja resolvido de forma simples através das técnicas ensinadas por ele e você economizará muito dinheiro.

Então eu espero que todas as minhas dicas tenham sido uteis, saiba que eu estou aqui na torcida para que você consiga acabar com o seu medo de dirigir de uma vez por todas. Portanto, dê o primeiro passo necessário agora mesmo e nos vemos em breve!

5 comentários

  1. Olá eu me chamo Poliana tenho carteira de habilitação há três anos .e não tenho coragem de dirigir, fico nervosa, e não me sinto confiante quando estou no volante .preciso de ajuda p perder esse medo .

  2. Bom dia, eu tenho CNH há anos mas não me deixam dirigir sozinha, tenho muito vontade mas não confiam em mim para me deixarem dirigir sozinha, só posso dirigir com o pai junto. Vejo todos os meus amigos e parentes que tiraram a CNH depois de mim dirigindo sozinhos e me sinto frustrada por não poder fazer o mesmo. Diante de tudo isso queria cancelar a minha CNH já que não tenho capacidade para dirigir sozinha. Tem como pedir o cancelamento da CNH?

  3. Bom dia.eu sou habilitada ha 2 meses e ainda tenho um pouco de mefo tenho mais medo é na hora sair pelas ruas sei o que fazer.mas as vezes me atrapalho.mesmo é nas marchas.e na hora de fazer conversoes.e subidas muito inclinadas.

  4. Boa Tarte!
    Instrutor Fabiano, como faço para adquirir o módulo, ja tenho habilitaçao, não tenho medo, só fico sem saber como agir em algumas situações, tipo: saída do condominio, sinaleiras, estacionar dentro do condominio, reduções, andar e parar o carro em engarrafamentos.

Os comentários estão fechados.