Serviços de habilitação pelos Correios já é possível em alguns lugares

Seria maravilhoso se em todos os estados nós pudéssemos resolver boa parte dos serviços de habilitação pelos Correios, mas por enquanto essa opção só está disponível para pouquíssimos lugares.

Naturalmente a maioria dos lugares depende apenas do Detran ou do Ciretran disponível para realização dos mais diversos serviços, como entrada para primeira carteira de motorista, segunda via de habilitação, troca de categoria, atualização de cadastro e muito mais. Então ir a esse tipo de lugar resolver alguma dessas necessidades é sinônimo de “tempo perdido”, pois sempre haverá uma grande quantidade de pessoas para serem atendidas.

A parceria entre o Detran e os Correios acaba dando outra opção para que as pessoas possam ter acesso a esses serviços de habilitação com maior tranquilidade, sem falar que os Correios estão presentes em praticamente todos os municípios brasileiros, portanto tende a facilitar tanto a vida das pessoas que moram em cidades que não possuem agencia do Detran, quanto para quem busca alternativas de lugares.

serviços de habilitação pelos Correios

Habilitação pelos Correios em Goias


Um dos primeiros estados a firmar esta parceria é Goiás e tudo começou com o intuito apenas de oferecer os serviços de habilitação através dos Correios em cidades onde não possui a agência do Detran ou Ciretran, mas a ideia tem dado certo e já está presente também em outros municípios, como Palmeiras, Trindade, Valparaíso, Buriti de Goiás e vários outros. A tendência é que os Correios passem a oferecer serviços de CNH em 30 cidades de Goiás.

Por enquanto apenas os serviços de habilitação podem ser resolvidos nos Correios, mas a tendência é que em breve outros serviços serão disponibilizados, como a transferência de veículos, segunda via, pagamento de IPVA e outro mais.

Infelizmente eu ainda não tomei conhecimento de outros estados que ofereçam esse tipo de serviço pelos Correios, portanto se já existir no seu é só deixar nos comentários aqui do blog. De qualquer forma, trata-se de uma inovação importante do Detran, que deixa de ser a única opção para tudo e passa a oferecer outras alternativas para os condutores.

Alternativas para realizar serviços de habilitação


Em estados como o Rio de Janeiro e São Paulo existe o PoupaTempo, onde você tem acesso a praticamente todos os serviços relacionados a carteira de habilitação, inclusive a troca para obter a CNH definitiva. Então nesses estabelecimentos é possível realizar vários serviços sem a necessidade de ir diretamente ao Detran, mas é uma pena também não existir em outros estados brasileiros.

Há ainda a possibilidade de resolver algumas coisas pela internet e essa é uma opção bastante inovadora para facilitar a vida de uma grande quantidade de pessoas, afinal com um simples cadastro no site do Detran se torna possível ter acesso aos serviços de habilitação e assim dar entrada, emitir taxas de pagamento e ter acesso a muitas informações que você só teria indo ao próprio Detran. Mas como sempre, não é uma opção disponível para todos os estados.

Então está mais do que na hora dos Detrans começarem buscar alternativas para atender toda a população, que só cresce cada vez mais em todos os lugares e não quer perder tempo com serviços, aparentemente, simples de se resolver. E aí na sua cidade, como funciona esse tipo de serviço? Deixe seu comentário!

Vale a pena ler também: