Quanto tempo depois de beber pode dirigir?

Vai a uma festa e quer saber quanto tempo depois de beber pode dirigir? Neste texto vamos falar sobre isso!

A Lei do Bafômetro 2018 (Lei 13.546/2017) endureceu para os motoristas alcoolizados que causarem acidentes com vítimas.

Segundo a nova lei, em acidente com vítimas fatais, o motorista alcoolizado tem como pena a reclusão de cinco a oito anos e suspensão ou proibição do direito de obter habilitação para dirigir.

Já de acordo com o Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também conhecido como “Nova Lei Seca”, o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito do álcool ou qualquer outra substância psicoativa que causem dependência está sujeito à pagamento de multa, suspensão ou proibição de obter a habilitação para dirigir e detenção de seis meses a três anos.

O teste do bafômetro


A tolerância para o bafômetro permite somente um pequeno erro do aparelho. A Resolução Nº 432/2013 prevê infração se exibido no aparelho valor igual ou maior que 0,03 miligramas de álcool por litro de ar alveolar.

A penalidade para infração está inclusa no Art. 165 do CTB, que diz que o motorista autuado sob efeito de álcool ou qualquer outra substância psicoativa está cometendo uma infração de natureza gravíssima, com suspensão do direito de dirigir por 12 vezes, multa em dez vezes (R$ 2.934,70), retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

O Art. 165-A diz que recusar ao teste do bafômetro, exame clínico, perícia ou qualquer outro procedimento que certifique a influência de álcool ou outra substância psicoativa é também uma infração gravíssima, com multa em dez vezes (R$ 2.934,70), suspensão do direito de dirigir por 12 meses e, como medida administrativa, a retenção do veículo e recolhimento do documento de habilitação.

Nas duas situações, em caso de reincidência no período de 12 meses, aplica-se o dobro da multa prevista.

Quanto tempo posso pegar no volante depois de beber?


Sabendo das implicações legais de ser flagrado alcoolizado no volante, quanto tempo depois de beber pode dirigir?

Em geral, uma dose (uma taça de vinho, um copo de cerveja ou um copo pequeno de destilado) demora cerca de uma hora para ser metabolizado pelo fígado.

Contudo, isso tudo depende bastante de pessoa para pessoa, tendo em vista que diversos fatores podem influenciar na velocidade do metabolismo de cada indivíduo.

O metabolismo diz respeito às reações químicas do organismo, o que inclui a produção de energia, síntese, quebra de moléculas para a conversão de nutrientes e entre outros processos.

Neste sentido, fatores como peso, idade, genética e estilo de vida, o gênero também influência na metabolização do álcool. As mulheres também tendem a demorar mais a metabolizar o álcool que os homens.

Outro ponto que deve ser levado em conta é se a bebida foi ingerida com o estômago vazio, o que faz com que o efeito do álcool seja mais rápido.

Ainda que você se sinta sóbrio após alguns copos de bebida alcoólica, devido a tolerância quase zero do bafômetro, o mais indicado é não dirigir. Isso porque, não há uma regra fixa em relação ao álcool ser metabolizado pelo organismo.

Assim, por conta dessa imprevisibilidade, a Polícia Federal (PF) recomenda esperar pelo menos 12 horas para dirigir depois de beber.

Conseguimos responder sua pergunta sobre “Quanto tempo depois de beber pode dirigir?“? Sempre recomendamos a direção segura, então se for beber, peça para outra pessoa dirigir ou chame um táxi ou carro de aplicativo!

Vale lembrar que o álcool é um dos principais motivos de acidentes de trânsito com vítima fatal no Brasil. Por isso, as leis de trânsito estão cada vez mais rígidas em relação à punição para motoristas que dirigem embriagados.

Vale a pena ler também: