Quanto tempo demora para multa entrar no sistema do Detran

Você está preocupado achando que foi multado? Saiba quanto tempo demora para multa entrar no sistema do DETRAN!

É comum os motoristas ficarem ansiosos e com isso passarem a visitar várias vezes o site do DETRAN para saber se a multa já entrou.

Mas, é preciso ter paciência, pois as infrações de trânsito possuem um prazo de até 30 dias para entrar no sistema do DETRAN e assim poder ser consultada pelo site ou em postos habilitados.

Esse prazo independe do órgão que autuou a multa, seja a Guarda Municipal (Prefeitura), Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Trânsito (Polícia Militar) ou pelo Departamento de Estradas e Rodagens.

O prazo é o mesmo também para que o motorista infrator seja notificado oficialmente da multa por correspondência através dos Correios e vale também para as infrações registradas de forma manual ou por radar e lombadas eletrônicas.

Serão feitas três tentativas de entrega. No caso de não se ter sucesso, a correspondência é devolvida ao DETRAN e o conteúdo será publicado em um comunicado no Diário Oficial, o que valida o recebimento pelo infrator.

Entretanto, o motorista pode ser notificado antes dos 30 dias que cometeu infração.

quanto tempo demora para multa entrar no sistema do detran

Atente para os prazos para recorrer da multa


Agora que você já sabe quanto tempo demora para multa entrar no sistema do DETRAN, caso você desconfie que cometeu alguma infração no trânsito, é importante ficar atento para não perder o prazo para recorrer perante ao DETRAN.

O motorista infrator tem direito a três recursos e se for comprovada irregularidade ou injustiça na marcação da multa, o condutor é isento da infração.

Após a infração de trânsito ser notificado oficialmente, começa a contar o tempo para dar entrada do recurso, que é de 30 dias e também passa a contar o prazo para a indicação do real condutor, que é de 15 dias.

Vale ressaltar ainda, que ao somar 20 pontos em infrações no período de 12 meses, o motorista tem a CNH suspensa e para resgatá-la precisa passar por curso de reciclagem.

Como fazer a indicação do real condutor da multa


A indicação do real condutor ocorre quando a pessoa possui em veículo em seu nome, mas compartilha com outros motoristas ou ainda não possui CNH.

Assim, se outra pessoa cometeu infração, para que você não pague a multa e tenha pontos gerados em sua carteira, deve indicar o condutor real.

Para fazer esse processo, é preciso preencher a “Declaração do Real Condutor” e colocar os dados do condutor responsável nesse formulário.

O documento precisa ser assinado por você e pelo real condutor e entregue no DETRAN.

Como fazer a consulta de multa pela internet


Agora é muito fácil fazer a consulta de multas. Basta você ter acesso à internet, seja pelo smartphone, computador ou tablet.

O primeiro passo é entrar no site do DENTRAN do seu Estado. A forma mais fácil para fazer isso é digitar no Google “DETRAN + nome do seu Estado”. Por exemplo: “DETRAN São Paulo”.

Após isso, com o documento do veículo em mãos, busque no menu de serviços oferecidos no site o campo destinado às infrações e consulta de multas.

O número do RENAVAM e a placa do veículo será pedido para que a consulta seja feita.

Caso haja infrações para seu veículo, todos os detalhes irão aparecer nessa consulta.

Monitorar seu veículo no site do DETRAN irá fazer com que você fique resguardado em relação à multas e adição de pontos em sua carteira de motorista.

Por isso, mesmo que não esteja em dúvida de quanto tempo demora para multa entrar no sistema do DETRAN, o ideal é fazer esse monitoramento constantemente e, dessa forma, evitar surpresas desagradáveis.

Vale a pena ler também: