Quantas horas de aula teórica na autoescola por dia?

Se você está com pressa e quer saber quantas horas de aula teórica na autoescola por dia? O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) permite ao aluno assistir o limite de 10 horas/ aula por dia.

A carga horária para o curso teórico é de 45 horas/ aulas. Após o cadastro no DETRAN e os exames médicos já é possível inciar o curso.

Cada autoescola possui uma forma de distribuir a carga horário. O indicado pelas instituições é que que o aluno faça no mínimo 6 horas/ aulas por semana. meses. Caso você escolha esse modelo, vai terminar o curso teórico em dois meses.

Contudo, a depender de sua pressa em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é possível ver a possibilidade de haver turmas com carga horária maior, como 4 horas/ aula por dia, de segunda a sábado. Dessa forma, em duas semanas você conclui o curso.

Quantas horas de aula teórica na autoescola por dia.

A autoescola que você escolher vai oferecer um calendário com os dias e horários disponíveis para a marcação das aulas. Escolha aquele que mais é compatível à sua rotina.
O fundamental é seguir seu tempo e estudar com atenção todo o conteúdo, revisando o material dado pela autoescola e fazendo simulados online.

Após a conclusão do curso, o candidato recebe da autoescola um certificado de conclusão e está apto para agendar o exame teórico, que é composto por 30 questões de múltipla escolha, das quais é preciso acertar 70%, ou seja, 21 questões. Caso você seja reprovado, deve esperar por 15 dias para pagar uma nova taxa e remarcar a avaliação.

Curso teórico do DETRAN: Quais as disciplinas

A prova teórica do DETRAN tem por objetivo testar os conhecimentos dos futuros condutores acerca da legislação prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dessa forma, o aluno vai estudar no curso teórico as seguintes disciplinas:

  • Legislação de trânsito: 18 horas/ aulas;
  • Direção defensiva: 16 horas/ aula;
  • Primeiros socorros: 4 horas/ aula;
  • Cidadania e Meio Ambiente: 4 horas/ aula;
  • Mecânica Básica: 3 horas/ aula.

A disciplina de legislação de trânsito, que é a mais extensa e por isso tem uma maior carga horária, se divide em quatro tópicos, que são:

  • Processo e Habilitação;
  • Infrações e penalidades;
  • Sinalização;
  • Normas de Circulação.

Como é a matéria com maior carga horária para estudo, é comum que haja 18 questões desse tópico na prova, sendo 5 questões de Processo e Habilitação; 5 questões de Normas de Circulação; 5 questões de Sinalização e 3 questões de Infrações e Penalidades.

As outras questões são divididas em: 5 para direção defensiva; 3 para Primeiros Socorros; 2 para Meio ambiente e 2 para Mecânica Básica.

Na hora de estudar, é preciso muita atenção para assimilar todo o conteúdo, que é extenso e cheio de detalhes. Nesse ponto, os simulados disponíveis tanto online quanto em aplicativos ajudam a treinar e descobrir as áreas que se tem maior dificuldade.

O processo para tirar a primeira habilitação

Para tirar sua CNH é preciso passar por um processo de três etapas, que inclui:

1. Avaliação psicológica e física;
2. Curso e prova teórica do DETRAN;
3. Curso prático e exame de direção do DETRAN.

O processo possui validade de 12 meses a contar da data do requerimento, isto é, quando o candidato é inserido do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH) e no BINCO (Base Índice Nacional de Condutores).

Durante esse período de 12 meses caso o condutor reprove no exame teórico ou prático, é possível remarcar a prova após quinze dias, mediante ao pagamento de uma taxa que varia a depender do estado.

Agora que você já sabe quantas horas de aula teórica na autoescola por dia, recomendamos que o agendamento do exame só seja feito quando o candidato estiver seguro do conteúdo. Vale lembrar que esse é um conhecimento que vai ser usado por toda a sua vida de motorista. Portanto, é essencial cumprir essa etapa com dedicação.