Qual a validade da CNH? – 3 ou 5 anos?

Muita gente tem dúvida e quer saber qual a validade da CNH? Você é um desses? Então para que você não tenha mais dúvida sobre isso é bom você terminar de ler esse texto.

Vou te explicar exatamente quanto tempo de validade tem a sua CNH, justamente para que você fique atento aos prazos e não deixe passar despercebido o período de renovação.

Qual a validade da CNH: Por quanto tempo você pode usar a sua primeira carteira de motorista


Primeiro vamos falar qual a validade da CNH que você tira assim que passa em todos os exames do Detran. Na verdade não é nem carteira de motorista, mas sim uma licença para dirigir.

Nesse primeiro momento o documento tem validade de 12 meses (um ano) e você precisa passar por isso sem nenhum tipo de infração.

Só depois desses 12 meses é que você terá acesso à carteira nacional de habilitação definitiva.

Qual a validade da CNH?


Qual a validade da CNH

Quanto as pessoas procuram saber sobre isso a dúvida delas é se a validade é de 3 ou de 5 anos. Talvez seja uma surpresa, mas existem carteiras de motoristas com essas duas validades e eu vou te explicar o porquê.

A validade da CNH no geral é de cinco anos. Depois desse período você precisa passar por uma avaliação psicológica e médica que vai comprovar que você tem condições para continuar dirigindo ainda.

Essa validade de cinco anos é somente para pessoas que tenham até 65 anos. Então já sabe não é? Quando te perguntarem qual a validade da CNH você pode dizer: É de cinco anos para quem tem menos de 65 anos.

Quando a validade da CNH é de 3 anos?


Como eu falei mais acima, também existe carteiras de motoristas com validade de 3 anos. Essas são as habilitações de pessoas que tem mais de 65 anos.

O Detran acredita que pessoas com idade superior a essa precisam de uma avaliação em menos tempo para que seja comprovada a sua aptidão para dirigir. Isso porque pessoas idosas podem desenvolver problemas de visão e de reflexo também.

Essa validade em menos tempo é por questão de segurança no transito mesmo e precisa ser cumprida.

Por quanto tempo dá para dirigir com a carteira vencida?


O correto é que você não ande nem mesmo um dia sequer com a carteira de motorista vencida. Se houver alguma necessidade, ou se você não tiver condições financeiras de fazer a renovação no dia certo, você tem um prazo máximo de até 30 dias para resolver isso.

Lembrando que você pode ser multado e até perder o direito de dirigir por um tempo se for pego em uma blitz com o documento vencido. Essa é uma questão séria e de segurança para você e para outras pessoas.

Meu conselho é que você fique sempre atento aos prazos e já deixe uma reserva para pagar todos os testes e documentos desse período. Todo cuidado é pouco!

Não deixe sua CNH passar da validade!


validade da CNH

Agora que você já sabe qual a validade da CNH tome muito cuidado para não deixar a sua passar do tempo. Já te falei dos riscos que isso causa, por isso tome o máximo de cuidado.

É a sua vida e a de outras pessoas que está em jogo, diretamente!

5 comentários

  1. Oi meu nome é Fernanda. Peguei a minha cnh definitiva essa semana. E vi que a validade dela é pra 3 anos e meio. Porq será?

  2. Tenho hoje 32 anos e minha habilitação já venceu, me deram somente 3anos, a resposta quando fui ao Detran perguntar foi que eu peguei o prazo de 2 anos aí eu pergunto oque isso tem haver ? Porém não sei pra quem realmente pergunta porque é estampado em todos os lugares que o prazo p vencer e de 5anos espero que possam me responder.

  3. Renovei minha habilitação em 2015 quando estava com 38 anos e pra minha maior surpresa chegou a carta do Detran dizendo que minha habilitação vence agora em 26/03/18….
    Me pergunto… Não seriam 5 anos para quem tem menos de 65 anos?
    Será que agiram de maio fé?

  4. Pequei a definitva agora venceu fui no detran aptdao fisica e mental depois k pasar essa e pra quantos anos

Os comentários estão fechados.