Qual a melhor capa protetora para carros

Em dúvida sobre qual a melhor capa protetora para carros? Neste texto vamos falar sobre isso!

Se você vai deixar seu carro parado por um período ou ainda se dirigi com pouca frequência, o mais indicado para conservar o veículo é deixá-lo coberto com uma boa capa. Este cuidado ajuda consideravelmente na manutenção da pintura e da lataria.

Isso porque, a capa permite que o automóvel fique protegido do acúmulo de poeira, outras sujeiras, como fezes de pássaros e insetos, por exemplo, e intempéries climáticas, em caso de você guardar o veículo em um local descoberto.

Os tipos de capas protetoras para carros

Mas, qual a melhor capa protetora para carros? Esta dúvida é comum tendo em vista que no mercado há diversas opções disponíveis de capa para veículos.

Há capas com proteção contra raios ultravioleta, impermeável, permeável, que reflete a luz solar, presença de cadeado, dispositivo de ventilação e diversos tipos de materiais, como tecido, neoprene, couro sintético, TNT e plástico.

O valor da capa varia de acordo com o material escolhido. Vale ressaltar que a capa deve ser vista como um investimento para a proteção da lataria do veículo. Assim, na hora de comprar, escolha aquela que possui melhor qualidade e custo-benefício.

É importante também atentar para o tamanho do veículo, já que há disponível no mercado capas nos tamanhos P, M e G.

A melhor capa vai depender do local em que o carro está armazenado e de fatores como o clima da região, tempo de armazenamento e etc.

A seguir, confira as recomendações dos especialistas:

1. Armazenamento em garagem sem coberta

Se você vai armazenar seu veículo em uma área sem cobertura, a melhor opção é usar capas impermeáveis e com proteção UV.

Ter forração interna é um diferencial que também ajuda na proteção. Essas capas vão ser mais caras, mas o veículo estará melhor protegido.

Ainda assim, recomenda-se tirar a capa periodicamente para verificar se não há umidade interna.

2. Garagem coberta

Se o veículo vai ficar em uma área coberta, a capa não precisa ser impermeável e ter proteção contra raios solares.

Nesses casos, a capa pode ser de tecido permeável. Contudo, é preciso ter cuidado para que não haja a formação de umidade entre o veículo e a capa.

3. Armazenamento em vaga compartilhada

No caso de você deixar o veículo em um estacionamento público, como garagem de prédio ou vaga alugada, a melhor opção são as capas com cadeados, que também protegem contra furtos.

Cuidados para colocar e retirar a capa do veículo

Um ponto importantíssimo é sempre limpar o veículo antes de colocar a capa, já que se estiver empoeirado, a sujeira pode acabar riscando a pintura.

Além de limpo, o veículo também precisa estar seco, pois se a capa for colocada com ele molhado pode acabar manchando a pintura.

É também preciso esperar o motor esfriar para colocar a capa, pois este cuidado evita que haja a formação de umidade no interior do veículo por conta do resfriamento.

Vale ressaltar que, independente do tipo de capa para carro escolhida, os modelos com forração interna costumam proteger o veículo mais adequadamente.

Para retirar a capa, primeiramente limpe o excesso de poeira e demais substâncias sobre a capa.

A capa pode ser lavada com água e sabão. Contudo, é preciso esperar que seque completamente antes de colocar novamente no veículo.

Se você não for mais usar por algum tempo e deseja guardar a capa, o ideal é dobrá-la das pontas para o centro e manter em um local limpo.

Agora que você já sabe qual a melhor capa protetora para carros, verifique as condições em que o carro vai ser guardado antes de escolher a capa ideal para atender suas necessidades!

Vale a pena ler também: