Provas para tirar carteira de habilitação

Você está em dúvida quais e como são as provas para tirar carteira de habilitação? Neste texto vamos falar sobre isso!

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é o órgão responsável pela formação e habilitação de motoristas.

Para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato precisa passar por várias etapas que são compostas por exames de aptidão física e mental, avaliação psicológica, aulas teóricas, exame teórico, aulas práticas e, por fim, exame prático.

Os cursos teóricos e práticos devem ser feito em um Centro de Formação de Condutores (CFC).

É comum que as provas para tirar habilitação deixem os candidatos bastante apreensivos. Contudo, basta se preparar de forma adequada para obter a aprovação.

provas para tirar carteira de habilitação

A prova teórica para tirar habilitação


O curso técnico, teórico possui 45 horas/aulas divididas em legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente e cidadania e noções de funcionamento do veículo.

Após receber o certificado de conclusão do curso, o candidato está apto a se inscrever para o exame teórico.

O teste é composto por no mínimo 30 questões de múltipla escolha com quatro opções de respostas, sendo apenas uma correta. O candidato deve acertar pelo menos 70% (21 questões).

O que é mais pedido na prova teórica do DETRAN


Em geral, a prova teórica para tirar a CNH é dividida da seguinte forma:

  • Legislação de trânsito – 18 questões (tendo em vista que a carga horária para esse módulo é maior): 5 questões sobre o processo de habilitação; 5 questões dobre sinalização; 5 questões sobre normas de circulação e 3 questões sobre infrações e penalidades;
  • Direção defensiva – 5 questões;
  • Primeiros Socorros – 3 questões;
  • Meio ambiente – 2 questões;
  • Noções de funcionamento do veículo – 2 questões.

Para fazer a prova com segurança é essencial que o aluno compareça as aulas, estude o material didático oferecido pela autoescola e faça simulados para testar e reforçar o conhecimento.

Na internet, há diversas opções de testes. Esta é uma forma do candidato detectar as disciplinas que tem maior dificuldade e, dessa forma, reforçar os estudos.

A prova prática para tirar habilitação


Ao ser aprovado no exame teórico, o candidato à primeira habilitação pode começar a fazer o curso de aula prática de direção veicular.

A carga horária é de 25 horas/ aula sendo que 5 horas/aula deve ser feita no período noturno.

Há ainda a carga horária de 5 horas/ aula que deve ser realizada no simulado de direção veicular, sendo que 1 hora precisa ser no modo noturno.

O exame prático costuma ser a parte que os candidatos mais temem no processo de habilitação.

Sendo assim, o mais recomendado é agendar o exame pela autoescola, que apesar de ser um pouco mais caro é feito em um carro que você já está acostumado a dirigir.

O candidato faz a prova com um avaliador do seu lado, que tem uma tabela para anotar as faltas cometidas.

As habilidades no volante são avaliadas, como colocar o cinto de segurança, ajustar os bancos e retrovisores antes de começar a dirigir, fazer o controle correto da embreagem e a temida hora de colocar o veículo dentro da baliza e depois tirá-lo sem cometer nenhuma infração.

No caso de não ser aprovado, o aluno pode se candidatar novamente ao teste depois de 15 dias.

Ao ser aprovado, o motorista recebe a Permissão para Dirigir (PPD), que é válida por um ano.

Neste período, o condutor não pode cometer infrações de natureza grave ou gravíssima ou ser reincidente em infração média.

Se tudo correr bem, após o vencimento d PPD é concedida a CNH definitiva com validade de cinco anos.

Agora que você já sabe como são as provas para tirar carteira de habilitação, é importante reservar um tempo para a preparação dos exames e, com isso, ter mais segurança na hora da avaliação.

Vale a pena ler também: