Prova prática do Detran: Dicas para ser aprovado!

No último final de semana eu estive conversando com um amigo e ele me disse que já foi reprovado pela segunda vez na prova prática do Detran e isso é algo extremamente chato!

Eu, por exemplo, consegui ser aprovado de primeira em todos os testes mesmo sem nunca ter dirigido antes, porém na mesma turma que eu estava algumas pessoas que já tinham experiência acabaram sendo reprovados e isso infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive com você.

Então o que eu preparei aqui foram apenas algumas dicas básicas para que você possa se preparar da forma mais eficiente possível e seja aprovado de primeira na prova prática do Detran.

Como é a prova prática do Detran?


A prova prática do Detran é basicamente uma forma de testar se você está apto a dirigir um veículo normalmente dentro da cidade. Tudo se divide em 2 etapas principais, que é o controle de embreagem e a baliza! Portanto se você conseguir fazer corretamente o que é exigido nesses dois testes, certamente está com as duas mãos na primeira carteira de habilitação.

O certo é que não existe uma ordem correta para fazer os testes e quem vai determinar a sequência será o fiscal do Detran, mas irei lhe explicar aqui como foi o meu processo:

  1. Você deverá entrar no veículo, ajustar o banco de modo que seus pés consigam apertar o freio e a embreagem até o final, em seguida deverá ajustar os retrovisores e colocar o cinto de segurança.
  2. Após isso você deverá se deslocar até um local apropriado para fazer o controle de embreagem tanto na subida quanto na descida.
  3. A terceira etapa consiste em colocar o veículo corretamente dentro da baliza, assim também como tira-lo sem cometer nenhuma infração.

Portanto é um processo que parece ser simples, mas que na prática pode não sair exatamente como você planejou, então a minha dica é que se dedique bastante aos ensinamentos do seu instrutor para chegar na prova prática do Detran com muito mais tranquilidade!

prova prática do detran

Se prepare antes de iniciar as aulas


Muitas pessoas começam treinar a parte prática da prova do Detran antes mesmo de entrar em uma auto escola e essa é uma opção interessante para conseguir sair na frente! Dessa forma, se você tiver um carro próprio ou algum amigo se disponibilizar para lhe ajudar nesses testes, você poderá improvisar aí mesmo na sua própria rua ou em um espaço mais adequado e ir treinando!

Porém, não se preocupe se você não souber absolutamente nada, porque a auto escola será a responsável por lhe qualificar e fazer com que você se torne um motorista de verdade.

Caso você tenha um pouco de medo de dirigir, esteja acreditando que não vai conseguir passar na prova prática e queira chegar na hora bem mais preparado, a minha recomendação é que adquira um curso do ramo. Hoje existem materiais de ótima qualidade que ajudam novos motoristas a passarem na prova do Detran de uma forma muito mais fácil, como é o caso do Curso Direção Prática que eu sempre recomendo aqui.

Esse é um treinamento ideal também para aqueles candidatos que foram reprovados na prova prática do Detran e irão realizar novamente o teste, porque assim é possível se qualificar e entender passo o que deve ser feito para evitar uma segunda reprovação. Portanto é uma boa opção para você!

Nunca confie demais!


Talvez você até já saiba dirigir e esteja achando tudo muito simples até então, mas uma grande dica que eu deixo aqui para você é que não confie demais. Lógico, ter autoestima e acreditar que você vai conseguir passar na prova prática do Detran é algo muito importante, porém não deixe de participar das aulas, de treinar e de se esforçar mais e mais para conseguir chegar na hora da prova e fazer tudo de forma eficiente.

Eu digo isso, porque na minha própria turma quando eu tirei minha primeira habilitação eu vi um rapaz que já tinha costume de dirigir, mas que na hora exata acabou cometendo um erro grave e foi reprovado exatamente no teste pratico, então quanto mais você se dedicar, maiores são as chances de obter sucesso nessa prova.

Portanto, eu espero que todas essas dicas simples possam lhe ajudar de alguma maneira no momento da prova prática do Detran. Lembre-se que acima de tudo é importante ter não só a prática na direção, mas também aprender a parte teórica, porque esse será um conhecimento levado por toda a vida e usado nos momentos mais necessitados durante a direção de um veículo!

309 comentários

  1. Eu já fui reprovada duas vezes na prova do Detran, mas aulas vou mt bem, mas chega na hora do exame, qd chamam meu nome parece que o mundo desaba sob minha cabeça, perco o controle, tremedeira, coração acelerado, mãos e pés suados, perco o sentido na verdade, não sei mais o que fazer.
    Me ajudem por favor. ?

  2. Tô puto da vida, reprovei na baliza.. treinei os ponto de um jeito chego na hr de fazer o terceiro ponto (do retrovisor) errei, o carro ficou afastado do guia, mas é isso vida que segue!!

  3. Fiz minha prova prática ontem. Tava ansiosa e nervosa, até porque quando a pessoa tá esperando o povo q vai saindo da prova começa a comentar e deixa a pessoa mais nervosa –‘ Aqui no meu estado a prova consiste em: Percurso ( na qual tem q respeitar as sinalizações verticais e horizontais), fazer meia embreagem, baliza e garagem. Tudo isso sem nenhum erro. Graças a Deus consegui de primeira \0/

    1. oi gostaria de saber , qual o seu segredo para passar…..eu vou fazer a minha prova, mais eu to muito tensa sobre issso

  4. Estou muito triste , a próxima prova da minha auto escola vai ser nessa quarta.
    Pensei estar aprovada pelo meu isntrutor mais na última aula so fiz merda. Eu me cobro muito , sofro muito com isso .
    Estou para fazer dia 07/02 será minha primeira prova, tomara q eu consigue .

  5. Olá boa tarde,minha prova foi hoje fui direitinho na baliza .quando fui pra rua fiquei muito nervosa..i não consegui passar.. aqui stou eu desabafando porque nem voltade de ir trabalhar tive de tanta tristeza… não quero falar com ninguém isso é normal?super decepcionada..

  6. Fui reprovada hj pela segunda vez não sei o que aconteceu comigo coloquei o carro na vaga mas achando que não tinha colocado nos 50cm comecei a fazer manobra na vaga e excedeu meu tempo da baliza, eu hj pensei em desistir AFF?

  7. Oi fui sorteada 3 vezes com baliza reprovei nas 3 vezes e se não pagar quase tudo de novo até essa semana só vou poder ano que vem começando do zero mais acho um.absurdo a pessoa pegar baliza 3 vezes

  8. Eu já fiz a prova duas vezes e reprovei. É realmente muito frustrante, além de ser um enorme desgaste emocional. Eu nunca tive tanta vontade de dirigir, mas decidi entrar na autoescola. Sempre tive medo de dirigir carro e insegurança. E, antes da prova, tenho muita ansiedade. Não consigo dormir direito, perco peso. Dessa vez, antes da prova, fui bem no trânsito, mesmo tendo ficado cerca de um mês sem dirigir. Mas, na semana da prova, fiz aulas péssimas. Errava coisas bobas. O carro morreu uma quantidade absurda de vezes. Nas duas reprovações, não consegui fazer a baliza, que é o que faço melhor. Dessa vez, meu cérebro apagou e não consegui lembrar o que tinha que fazer. Fiquei muito frustrada.

    1. aconteceu comigo tmb ! deu um branco quando fui fazer a garagem/baliza… já reprovei 3 vezes… vou tentar a ultima vez…o nervosismo e a pressão atrapalha muito…

  9. Boa Noite!

    Minha prova será amanhã e estou muito ansiosa pois é um sonho sendo realizado .. No começo não sabia nada aprendi tudo na auto escola com minha instrutora ?‍?
    Espero tudo dar certo para todos nós
    Um beijo pessoal ?

  10. Oi me chamo Kleber vou fazer a prova pela primeira vez …vai ser segunda feira estou um pouco ansioso,espero q ser tudo certo pra mim e pra vcs todos q iram fazer a prova seja pela primeira vez ou terceira, quarta,quinta vez…. Vamos passar

    1. Bom dia, fiz a minha prova ontem também, mas foi minha sexta tentativa… graças a Deus consegui passar finalmente!
      Espero que tenha tido a mesma sorte.

      1. Boa tarde, eu ja fui reprovada cinco vezes , vou fazer a prova pela sexta vez , fico muito nervosa quando vou fazer a prova ,por isso reprovo toda vez…preciso de ajuda para poder passsar.

  11. Oi me chamo Karina fiz a prova hoje pela segunda vez e não passei,mas não vou desistir,vou tentar de novo e espero passar na próxima,alguém tem alguma dica para me dar?

    1. mim chamo jacira aconteceu comigo .a dica e tome um para acalmar os nervos ignore os homens do detran,faca tudo que vc aprendeu na auto escola,treine mais baliza embreagem de ré e frente.

  12. Também fiquei reprovada e na próxima semana irei fazer o 2° tentativa. Forcei o pneu traseiro no meio foi, nossa fiquei arrasada . ESTOU TREINANDO MUITO e tentantando controlar minha ansiedade. Com muita fé irei superar este obstáculo.

  13. Eu vou fazer minha prime irá prova este mês,mas estou muito nervosa, estava com um instrutor maravilhoso, aí paguei mais aulas e eles tiraram meu instrutor, e botaram outro, uma carniça, bruto, ignorante e arrogante, estava até dirigindo bem com o outro, mas agora com esse praticamente parece que esqueci tudo que o outro me ensinou até apagar o carro, que eu não fazia à tempos voltei a fazer tô chateada.

    1. Ué amiga , vai ta auto escola e peça para mudar de instrutor. Você está pagando e precisa de alguém que te deixe a vontade.

  14. Nao existe forma honesta pra essas praga do detran.Mal educados sem um pingo de bom censo e discernimento logo a populacao perde a paciencia e comeca a tomar atitudes.

  15. Infelizmente estou indo pro meu quarto exame. Terceiro exame que estou fazendo na cidade em que moro atualmente. Fiz um na minha antiga cidade. Eu já não aguento mais, é um desgaste emocional enorme. Eu sei dirigir, não tenho medo de dirigir. Consigo pegar e levar alguém a algum lugar qualquer. O problema é o nível exigido e como eles cobram, aquela pressão com DUAS pessoas dentro do carro com você. Fora o tanto de DINHEIRO que já gastei com isso, o que nos deixa além de desesperados, tristes e desapontados, afinal estão tentando consertar a burrice de muitos no trânsito com nós, querendo que sejamos perfeitos. Estou com problemas mais ainda de ansiedade e até depressão por conta de auto escola. E medo da pauta fechar, é claro! Aqui em Minas Gerais é uma completa máfia, ganham para dar pau nos alunos. Muitos passam sem saber dirigir, e muitos não passam sabendo dirigir. Enfim, já estou perdendo as esperanças e estou cada vez mais triste. Tenho apenas 19 anos, comecei cedo. Era o meu maior sonho. Passei isso na frente da faculdade que faço, e só tomei ferro. É triste!

    1. Sei bem como é Julia, é arrasador mesmo.
      Estou trinando para fazer meu 3 reteste também.
      E a cada reprovação o nível de fracasso vai ao máximo, é muito mas difícil tentar fazer esses exames depois de uma, duas, três ou mais reprovações.
      Mas apesar de todo dinheiro gasto, todo esforço físico e psicológico, eu já aceitei minha capacidade de fazer e refazer quantas vezes for necessária, não conte mais as reprovações, o tempo e nem o dinheiro gasto. E também não se rebaixe por não está conseguindo passar, pois cada um de nós temos nossas próprias dificuldades, nosso próprio tempo para cada coisa, ninguém é igual a ninguém. bjus
      Boa sorte para nós!

    2. É triste mesmo, fiz meu terceiro exame hoje e não passei, sou de BH e aqui o detran é muito exigente. Não aguento mais esse desgaste emocional que esses exames me trouxeram, parece q essa tortura jamais vai acabar. É a pior sensação do mundo!!! vc não está sozinha nessa

  16. Eu fiz a prova hoje e reprovei.dirijo ha anos….fiz as aulas e nunca apaguei o carro.hoje aosair da baliza apaguei.mesmo nao tendo escutado o comando do examinador pra sair, desci do carro.foi ai minha surpresa qdo escutei: pq tu abandonou a prova? Eram 2 pontos.tinhas que ter ligado o carro e estacionado.queria me matar.mas dia 27 vou de novo.

  17. Olá pessoal!
    Sou aqui do AM, o exame aqui é paulera! fazemos garagem, baliza e percurso de rua. Detalhe, uma via normal e super movimentada. Fiz meu 3 teste e nao passei. nos dois primeiros exames estava uma pilha de nervos.na primeira fiquei na garagem. nao loguei a seta pra sair e como coloquei o carro muito pra esquerda, queimei a faixa, fui eliminada. na segunda vez, na entrada da area de exame, uma examinadora disse q eu nao havia ligado a seta, e a minha seta estava ligada, e ela me tirou tres pontos. fiquri mais nervosa ainda, e na curva para entrar na area de garagens estanauei o carro e fui eliminada. agora na terceira vez consegui fazer tudo, mas no percurso de rua dei de cara com uma blitz, tive q fazer as reducoes antes da hora, fiquei nervosa e estanquei o carro em um retorno. Ja marquei a minha próxima. estou confiando em Drus que irei passar na próxima. desta vez, por pouco nao passei. Mas uma licao q tirei, e que primeiro temos q confiar em Deus, segundo temos que estar seguro de que realmente aprendemos todos os passos, assim nao teremos motivos para ficarmos tão nervosos. O nervosismo é o nosso principal adversário. Sr conseguirmos controla-lo, a gente consegue ser aprovado. Força, Foco e fé!!!Boa sorte a todos!!!

  18. Olá, eu também vou tentar pela 8 vez o teste!
    Estou em tratamento por anciedade, ( medicamento Psiquiátrico) mas mesmo assim fico muito nervosa. cheguei a pensar que não sou uma pessoa normal por isto não consigo passar!
    Só Deus pra me ajudar pois sonho muito em ter minha carteira.

    1. Ligia, não faça isso! Você é capaz de passar nesta prova… apenas mentalize de forma positiva que você vai passar! Você é super normal!!! Não tome medicamento não! Todos nós já passamos por esta maldita prova, não pense em besteiras, apenas pense na prova, fale em voz alta dentro do carro, isso facilita na hora da prova, tenha paciência e muita calma! Bjos que Deus te ilumine, fique calma que vc passará.

    2. Meu Deus menina, é a história da minha vida…
      passei por 5 reprovas e ontem finalmente consegui passar… Minha perna tremia de uma forma descomunal… eu tive muitas crises de choro… crises de ansiedade… e detalhe, esse foi o meu segundo processo porque o primeiro venceu e se eu reprovasse ontem não teria mais outra chance e teria que fazer tudo do zero…
      Das 5 reprovas, 4 foram em baliza e 1 no percurso…
      Dessa vez eu não contei a ninguém que faria, com exceção do meu marido que foi comigo para me apoiar… meu nervosismo quase me pegou, mas dessa vez EU ESTAVA NO COMANDO.
      Desejo que você consiga, porque sei muito bem como é traumatizante a cada tentativa e erro…

  19. Ola queridos e queridas… Fiz minha prova pratica pela segunda vez e nada ainda. Na primeira vez bati com o retrovisor na baliza, e na segunda vez q foi ontem estava dentro da vaga mais devido a problema no veículo a marcha ré acabou demorando pra engatar entao nao passei pq acabou meu tempo. Mais não vou desistir la vou eu pela 3° vez se Deus quiser. Estava vendo as dicas de cada um. E, confesso q vou seguir cada uma. Estou pensando em ate trocar de CFC. obviamente trocarei de veiculo. Pois estou acostumada com um celta. Um abraço para vcs. Sou a Paola de Viamão RS.

    1. Paola, bom dia! Tenho certeza que você está apta a dirigir! Tenha calma, paciência e treine bastante.Tenho certeza que você irá conseguir.

  20. Galera. Já fiz o exame sete vezes e até agora nada. Nas três primeiras, encostei na baliza, sendo que nas aulas sempre fiz a baliza certa, na quarta, apaguei duas vezes seguidas ao fazer um retorno de três pontos, por estar sendo pressionada por um carro atrás, na quinta, encostei na baliza novamente, na sexta, a instrutora me disse que eu avancei a contramão, detalhe: logo ao finalizar a baliza, ao lado das outras balizas onde eu não poderia trafegar, na sétima, cometi o mesmo erro da quarta vez, tudo por estar uma pilha de nervos! Já passei por três instrutores e todos me disseram que sei dirigir muito bem, que eles não têm mais nada a me acrescentar nas aulas, agora mudei de CFC, com isso muda de carro também. Todas as vezes que reprovei foram detalhes e acredito que tudo por estar muito nervosa, eu fico muito tensa. Mas não vou desistir, me vou à 8° tentativa.

  21. Olá Galera,
    Pra quem reprovou vai aí minha primeira dica : Não Desista !!!
    Galera, eu reprovei 3 vezes e hoje eu fiz a minha prova pela 4ª Vez e PASSEI 🙂
    O que eu fiz de diferente ?! Eu dormir cedo no dia anterior (no caso ontem), contei
    para o mínimo de pessoas possível e OREI MUITO, porque eu Creio que Deus pode nos acalmar.
    E antes da prova, eu fiz meu percurso com o professor, paguei R$60,00 pela aula (ele me deu um desconto).
    Tirei minhas dúvidas e valeu à pena.
    Um conselho que o professor me deu que serviu muito : Acredite no que você aprendeu. Esqueça o examinador e faça como você aprendeu.
    Pronto !!! Foquei na prova e fui.
    E um detalhe que fez diferença : As 3 provas que eu fiz, era um outro instrutor
    que também era “bom”, mas não tão motivador.
    Então eu troquei de instrutor e consequentemente mudei de carro. O novo instrutor me
    ajudou em 3 aulas o que o eu errava com o outro nas 25 aulas rsrs…
    Quem sabe mudar não seja uma boa … mas Cada caso é um caso e esse foi o meu.

    Última dica : Concentre-se no seu percurso. Acredite em Deus !!!

    Não desista!

    Sou do ES.

  22. Oi então vou compartilhar com vocês também a minha história ,hoje fui fazer o teste de carro ,eu estava muito nervosa mas pensei em ir por primeiro ,sabe reprovei por uma tolice ,reprovei pq eu não girei o volante uma volta i meia ,e não alinhri os pneus antes de puxar o freio de mão,daí a examinadora falou pra mim refazer tudo ,eu mi desesperei e fiz muitas manobras até deixar ele alinhado quando eu consegui deixar alinhado eu bati no carrinho ? foi uma burrice gente ,eu queria socar eu mesmo de tanta raiva,mas passou e vamos para um novo teste de novo ?

  23. Verdade pessoal por um milímetro de erro já te tiram dinheiro acho muito errado isso enquanto lá fora tem motorista pior fazendo tudo errado e contra a lei e nos tentando adquirir o melhor p conseguir te tiram dinheiro,não somos ricos somos humano honestos,que queremos só lutar p vencer.

  24. Olá, irei compartilhar minha experiência!
    Com relação à PROVA TEÓRICA, prestei bastante atenção nas aulas (embora tive muito sono), e fiz TODAS as questões do simulado e isso ajudou muito! Assim, as que errou, terá chance de rever e aprender. Enfim, tive 29 acertos e 1 erro.
    Sobre a PROVA PRATICA, infelizmente não passei de primeira… O motivo foi seta antecipada, duas vezes, confesso que estava muito apreensiva é isso me atrapalhou muito.
    Na segunda vez eu fui aprovada e fiz da seguinte forma:
    -Somente meu esposo sabia o dia da prova (Tente não dizer para as pessoas, vc poderá sentir mais pressão e tensão.)
    – Me desliguei do mundo virtual (Isso me ajudou a ter um descanso mental)
    -Ouvi musicas que me fazem bem
    – Orei muito, pedi para que Deus me acompanhasse e me ajudasse a manter o equilíbrio emocional.
    – Ao chegar no local da prova, optei por ficar afastada, pois, tem muitas pessoas que não passaram e ficam falando muitas coisas negativas… isso não é bom!
    Nem se quer vi as pessoas fazendo a prova, fiquei ouvindo minhas canções e me preparando, só fui quando meu instrutor me chamou…
    E assim eu passei, sem levar nenhum ponto.
    Deposite sua confiança em Deus,lance sobre ele todas as suas ansiedades e tudo dará certo!

    1. Muito boa suas dicas! Deus sempre na frente de tudo. a oração é muito importante momento só nosso com Deus e ele nos ouve sempre. Estou me preparando ainda pra prova estou na décima aula faltam quinze confesso que tenho muita dificuldade pra aprender esqueço com muita facilidade, mas acredito que Deus vai me ajudar a passar de primeira na minha. Eu acredito! Vou seguir suas dicas tbm obrigada!

    2. Adorei suas dicas! Vou fazer pela segunda vez dia 31/10 e estou confiante. Dessa vez eu vou conseguir, perdi na primeira por uma besteira, esqueci duas vezes a seta. Mas creio em Deus que dessa vez serei mais atenciosa.
      Obrigada e parabéns pela sua aprovação!

    3. Que Deus te abençoe, muito lindo o seu testemunho! Vou me inspirar nele! Reprovei na primeira e vou fazer a segunda, mas creio na vitória em nome de Jesus!

  25. Fui fazer a prova prática… e na hora da baliza eu passei um pouco a margem fui reprovada por isso.. é correto.?

  26. Cada vez fica mais difícil sempre fiquei nervoso com provas mas as exigências chegam a ser absurdas hoje em dia para tirar a habilitação. Já fiz a prova 3 vezes troquei de auto escol, mas não me adaptei. Fora que hoje no RJ o preço está absurdamente caro 70 reais por aula na autoescola que fica no Meier/Eng de dentro.
    Na verdade é um verdadeiro caça-níquel. Ninguém passa sem perder pontos hoje em dia (pelo menos não conheci ninguém). Moro no estado mais corrupto/sujo do Brasil (vide as notícias atuais) e estou fazendo negócio com o órgão mais corrupto do país.
    Tirando o fato supracitado é muito difícil encontrar uma boa auto escola que se precupe em prestar um bom serviço e um instrutor que tenha paciência, todo mundo acha que você é já dirige e fica no whatsapp enquanto você dirige e “F o aluno, quero mais o seu dinheiro”.
    Mafia!

  27. Preciso saber o seguinte, a minha pauta venceu posso reaproveitar alguma junto ao Detran !por exemplo aqui em Guarulhos São Paulo.

    1. Você precisa ir atrás antes que vença a sua de teórica. Por exemplo: dei início ao meu processo em 3 de dezembro de 2015, mas a prova teórica foi feita em 20 de janeiro de 2016. Quando venceu meu processo em dezembro de 2016 eu tinha até o dia 20 de janeiro de 2017 para dar entrada no novo processo e poder reaproveitar as aulas que fiz. No meu caso, tive que fazer apenas as provas.

  28. Ok, e quando vc é reprovado duas vezes na prova do Detran na baliza porquê não deixou 15cm longe de guia, ou seja nunca houvi falar disso??? Eles estão até medindo com fita métrica gente ridículo isso é em mogi das cruzes esse caso viu. Onde na lei do Detran e de trânsito fala isso? Me explique

  29. Olá, fiz minha primeira prova mês passado e Pahh não passei, sem querer na hora de entrar encostei na baliza e o pior nas aulas sempre fiz a baliza perfeita, acho que me cobrei de mais e esperava mais de mim é um sentimento de derrota, frustração, decepção mais não vou desistir bora para a segunda tentativa e dessa vez sem cobrança e sem falar para ninguém o dia da prova porque o pior de não passar é ter que avisar os outros que não passou, vamos lá mais uma vez. volto depois para contar o resultado.
    Boa sorte à todos e vamos conseguir.

  30. quero compartilhar a minha experiencia ao tentar fazer a prova pela primeira vez, tive uma noite de sono horrível, fui sem tomar café, estava nervoso d++ , tudo isso resultou na minha reprovação, tudo parece ser tão simples , mais na hora se vc não manter a calma tudo da errado, estou me sentido super mal, desanimado e etc, fazer oque né tentarei novamente , tenho fé q uma hora tudo irar dar certo, boa sorte a todos ^^

  31. Fui aprovada de primeira na prova prática do Detran.
    Seguem as minhas dicas:
    -Evitar ao máximo falar para as pessoas a data de sua prova, pois isso faz as pessoas criarem expectativas, o que vai te deixar com aquele peso da cobrança;
    -Tente dormir o mais cedo o possível;

    -Acorde cedo no dia seguinte independente do horário da prova e tome café da manhã;

    -Dirija-se ao local da prova pelo menos 1 hora antes de sua prova e refaça o seu percurso a pé, memorizado o passo a passo do que fazer (Eu fiz isso!);

    -Eu recomendo que você se desligue um pouco de internet e principalmente de What App, de verdade atrapalha demais!!! Eu parei de olhar o what app na tarde do dia anterior a prova, assim ninguém vai ficar te chamando, te perguntando sobre a prova, blá, blá, blá…isso nos deixa mais ansiosos! E outra, não tem nada pior que minutos antes da prova as pessoas ficarem te chamando, te fazendo mil perguntas, vai por mim sai do what app.Eu só olhei o what App quando fui aprovada, aí sim avisei ao meu marido e aos amigos mais próximos! ;
    -Proibido conversar com os outros candidatos!!!
    Eu falo muito sério!!!
    Gente o peixe morre pela boca, chegue no local da prova e apenas cumprimente o seu Instrutor, só converse com ele se for pra tirar alguma dúvida boba que apareça, a pior coisa do mundo é absorver a ansiedade e a negatividade de outras pessoas.Muitas pessoas vão fazer a prova com aquela cara de derrotado, outras se achando…Eu cheguei muda e saí gritando, VITORIOSA!!!!!
    Leve um fone de ouvido e não o tire por nada, ouça suas músicas favoritas, pense em coisas boas, mentalize na sua aprovação e peça ajuda a Deus! Eu orei muito!!! Temos que calar a nossa boca e ficar em espírito! Medite, ore, reze, nesses momentos a fé ajuda muito!
    -Eu fiz a prova falando!
    Me ajudou muito!!!
    Fui falando o passo a passo que já tinha decorado, porque a prova nada mais é que uma decoreba!
    -Treine bastante, se couber no seu orçamento, faça sim o simulado ele te ajudará a sanar todas as suas dúvidas e não de mole ao Instrutor, peça ajuda, peça para refazer o trajeto, não fique com nenhuma dúvida, afinal ele está ganhando pra Isso!;
    Eu fiz tudo isso e deu muito certo!
    Desejo uma boa prova a todos!

    1. Ola Paula Pinto!
      Vc falou tudo oq eu penso…
      Nada de contar o dia da prova nem de ficar recebendo cargas negativas de pessoas desanimadas!
      Se desligar da net é muito importante tamb.
      Adorei suas dicas e vou nesse contesto também, espero se sair bem na prova e vim aqui da umas dicas tão boas quanto a sua bjs Aliny Borges!

    2. Você falou TUDO o que eu penso e um pouco mais! Obrigada por compartilhar conosco. Adorei sua interpretação e experiência. 🙂

    3. muito obrigado anotei as dicas, vou para meu segubndo exame de direção !!
      estou mega ansiosa mas tenho fé que vou conseguir.

  32. Boa noite pessoal!

    Então quero deixar aqui minha experiência nas provas do Detran, primeiramente quero dizer que nervosismo e ansiedade realmente só vão te atrapalhar caso você não tenha o controle destes, então nada de ansiedade pela sua CNH, uma coisa de cada vez, assim que se matricula na auto escola tenta ir por degraus de aprovação, primeiro pense em terminar suas aulas teóricas certinhas, estude bastante questões do DETRAN, faça se possível umas 100 por dia, não se assuste é rápido tira umas duas horas pra fazer isso, te garanto você vai sentir seguro a cada vez que fizer simulado, então faça suas aulas teóricas e treine questões de simulados, depois a sua meta deve ser a aprovação na prova teórica, muitos dizem aaaa é molezinha, ninguém reprova, doce ilusão, prova teórica REPROVA SIMM, e no dia que fiz a minha contei nos dedos 7 reprovados antes da minha vez, então não caia nessa que é molezinha sem estudar, é molezinha pra quem estudou, treine no simulado do site do detran. Conseguindo essa VITORIA MARAVILHOSA da aprovação teórica, próxima meta é as aulas práticas, qual a meta? Entender exatamente o que se deve fazer, aprender controlar volante, redução de marcha, e por aí vai….pessoal LEVE A SÉRIO!!!! pra não precisar fazer muitas aulas após já ter terminado suas práticas, eu fiz 25h de pratica e ainda tive que fazer 10 aulas por fora pagando,porque simplesmente não me esforcei o bastante e precisei pagar 10 AULAS EXTRA que custou 500 REAIS!!!!!!!!!
    Por fim gente, treine com espirito de prova final, se já aprendeu como se faz, não fique desperdiçando tempo treinando, faça suas aulas como prova final, controle suas emoções, aproveite e se cobre pra não errar, marque seu tempo, bata bastante em suas dificuldades, não desfoque pensando nas reprovações que tem na prova prática, foque no que se deve fazer no dia da prova, FAÇA EXATAMENTE COMO APRENDEU COM SEU INSTRUTOR, SE ELE FALAR PRA OLHAR 3 VEZES PRA FORA OLHE, SE ELE MANDAR PULAR 5 VEZES PULE rsrs GENTE PROVA É PROVA, SÓ É APROVADO QUE ACERTA, ENTÃO TREINE PRA ACERTAR TODAS QUESTÕES DA PROVA PRÁTICA, TODAS! NÃO TEM MISTÉRIO GENTE, É SÓ TREINAR, ESTUDAR, PERGUNTE TUDO, TIRE DÚVIDA, NÃO VÁ PRA PROVA SEM TREINAR, se puder pagar treinos pague!!!!!!!! não puder pagar treinos, então faça o necessário para aprender dentro do que lhe cabe, e não desperdiçe seu tempo conversando ou brincando nas horas das aulas, leve a sério! todas as aulas são focadas para a sua prova COBRE ISSO A SEU INSTRUTOR!!!
    No dia da prova, dia antes, ansioso todos ficam, mais não deixe isso subir pra sua cabeça, CNH NÃO É SUA SAÚDE! CNH NÃO É SUA VIDA!! VOCÊ NASCEU SEM CNH, ENTÃO RESPIRE E NÃO COLOQUE ISSO COMO ALGO QUE PRECISA PRA SOBREVIVER, por favor gente trabalhe seu psicológico, conversa com si mesmo, muitos falam que não é bom contar pra ninguém pra não dá azar, muitos falam pra não ficar perto de ninguém no local da prova.
    PESSOAL, por favor faça aquilo que te deixa em paz! Então comigo foi assim, eu dia antes da prova fiquei normal com minha família fiquei o máximo abstraindo que dia seguinte era minha prova, e minha prova era na segunda as 10h da manhã, eu havia treinado no sábado. Fui dormir domingo as 01h da manhã!!!!! Estava no 220, dormi e acordei as 06 da manhã super cedo, me concentrando, lembrando tudo que era pra fazer, fiquei em pensamento lembrando passo a passo. Fui para o local da prova, chegando lá parecia um velório muito choro e tristeza, mais eu preferi assistir os erros das pessoas e eu reforçava mais a minha atenção, mais sinceramente não fiquei nervosa com a quantidade de pessoas reprovadas, eu estava focando exatamente o percurso, a baliza, assistia e tentava achar erro, então assim muitos falam que é ruim ficar perto dos reprovados, eu já acho ao contrário, acho que ajuda muito quando estamos com equilíbrio no nosso psicológico, pessoal é sério se eu fosse dar um conselho eu falaria fique perto da sua galera que vai fazer a prova, TORCEM para seus colegas!!! Não fique isolado, fale, ri, lamente a derrota do colega, isso vai aliviando sua tensão. Eu fui a segunda a fazer a prova da minha auto escola a fazer a prova no dia, então a examinadora que eu fui ela havia reprovado +- umas quatros pessoas antes de mim, ela é monstro?! Não, gente só é reprovado quem erra, então por favor nada de desculpa nesse momento, foque no que tem que ser feito, não inicie a prova sem que esteja ok pra iniciar, NADA de fazer uma coisa pensando na outra, Gente vi pessoas sendo reprovada em 18 segundos de baliza, então pura falta de atenção, ok estamos nervosos, mais isso não tem como cortar, então se ESFORCE para se concentrar.
    Pessoal examinador mandou entrar no carro e se ajeitar, entre no carro faça tudo pra se ajeitar e ANTES de falar que está pronto RESPIRE PROFUNDAMENTE E SOLTE O AR PELA BOCA isso ajuda muito aliviar o batimento coração, quando estiver ok pra iniciar, e o examinador entrar no carro PRESTE ATENÇÃO NO SEU PASSAGEIRO QUE É ELE, OLHE DÊ BOM DIA, VÊ SE ELE COLOCOU O CINTO, e vendo que TODOS estão ok inicie sua entrada na baliza, NUNCA É DEMAIS OLHAR PRA FORA CONFERINDO QUE ESTÁ TUDO OK PRA ENTRAR, FAÇA DEVAGAR!!!!!!!!!!!
    VOCÊ VAI FAZER A BALIZA PERFEITA SE PRESTAR ATENÇÃO EM CADA DETALHE, ENTÃO NÃO PENSE NA CNH NESSE MOMENTO, PENSE SÓ EM CADA ETAPA QUE ESTÁ EXECUTANDO!!!!
    Gente, eu passei na teórica de primeira e na prática de primeira, então assim é possível SIM, eu não sou a única que consegui, não foi fácil, porém é simples, é uma prova SIMPLES não estou falando que é fácil e sim SIMPLES, porém precisa de um controle emocional, e isso até quando estiver no transito é necessário ter, então por favor tenta amadurecer a ideia de que você é o responsável e não tente achar desculpas que fulano ou cicrano, e quero dizer o seguinte : Pessoal REPROVAR FAZ PARTE, NÃO TENHA VERGONHA DE DIZER QUE REPROVOU, NÃO SE CULPE, SE ERROU EM ALGO PODE TER CERTEZA QUE FOI POR FALTA DE ALGUMA ATENÇÃO, DESCUIDO, E NÃO POR NÃO SABER, ENTÃO CASO REPROVE, NÃO DESISTA!!! SE FOR NECESSÁRIO TREINE DE NOVO, E ISSO NÃO É VERGONHA.
    Mais eu garanto que manter a calma e não levar tudo para o coração ajuda e alivia um pouco!
    Boa prova a quem vai fazer, e quem reprovou não fique desanimado, você tem mais uma prova pra passar, então foque novamente, vire a página e refaça a prova.

    Feliz ano novo!!!
    Ah peguei a cnh agora dia 5/12/16 presente de natal, foco, força e fé gente!!!!

    Beijos

    1. Legal..bem isso mesmo minha prova foi 13/12 e me sai muito bem..fiquei calma ja meu marido fez a prova e reprovou, chorou igual criança..mas falei tudo o que vc descreveu..bjo

    2. Obg por descrever exatamente o q vc sentiu, pois é exatamente como me sinto. .. Reprovei na 1 vez ao se aproximar da baliza, nao me perdoei. .. E o pior fiquei com o sentimento de q nao vou conseguir…

    3. Ótimas dicas!
      Uma dica que eu daria também é sobre o calçado que você vai usar no dia da prova.
      Um calçado confortável e de tamanho ideal é importante.
      Procure usar aquele que fique mais firme em seus pés e de boa aderência.

  33. Olá
    Tenho a seguinte dúvida: se eu deixar o carro apagar na prova prática, quando eu desligar ele tenho que tirar os pés dos pedais e colocar no ponto morto também ou apenas desligar e lugar novamente sem mexer em mais nada?

    1. Então caso o carro acabe morrendo, precisa ligar ele no ponto morto tá (Se ligar o carro com ele engrenado perde ponto), então depois coloca a primeira marcha! Nada melhor que manter a calma pra não se distrair e deixar ele morrer. Beijos.

    2. Você deverá: Tirar os pés dos pedais, deixar o carro em ponto morto (neutro), puxar o freio de mão! depois recomeçar, deixar o carro apagar (morrer) te deixará com – 3,00 pontos na prova, não podendo perder nenhum ponto.

  34. Boa Tarde !

    Estou com dúvida na lei nova. Eu sou obrigada a colocar a cabeça para fora do carro, quando fizer a prova de baliza, sim ou não? Porque muita gente fica reprovado, porque esquece de colocar a cabeça para fora do carro. Me esclareça por favor !

    1. Olá Michele, então a questão de olhar pra fora é a mesma situação quando você estiver na rua com seu carro, toda atenção é necessária para entrar e sair com o carro, quando olhamos para fora do carro nada mais é do que olhar o ponto cego, aquela parte da rua que não conseguimos ver pelo retrovisor, entendeu!? e Sim deve olhar ANTES DE MOVIMENTAR O CARRO, toda vez que for sair, entrar deve fazer .beijos

  35. Boa noite pessoal… Depois de amanhã é minha segunda prova prática. .vou pegar mais 3 aulas antes da prova .tenho fé que vou passar dessa vez, na primeira tentativa eu tava tranquila o que me fez reprovar foi falta de atenção na hora que o examinador me pediu pra virar eu esqueci de dar seta fiquei com muita raiva de mim mas sei que dessa vez não vou cometer esse erro…

  36. Hoje 17/10/16 foi meu primeiro exame… pra variar eu reprovei, segundo a examinadora foi porque não olhei no retrovisor para sair com o carro e parei muito longe da guia, e deixei o carro morrer uma vez fazendo baliza, estou muito chateada comigo mesma e foi uma vergonha ter que voltar no banco do passageiro sendo que muitos estavam sendo aprovado… bom vamos lá para a segunda vez.

    1. Acontece Isabela, irei fazer a prova pela quarta vez semana que vem, não foi fácil pra mim porém não da para parar de tentar. Boa sorte na próxima! Uma hora vai dar certo!

      1. Acontece mesmo conheço um cara que ficou reprovado 7 vezes, e olha que ele dirige bem, mas na hora da prova ele trava.

  37. Oi genteee estou indo para quarta prova estou muito nervosa esta vencendo meu prazo de um ano…me ajudem pra não ficar nervosa assim

    1. Oi Andressa,
      Se te ajuda eu estou indo para a minha quarta prova prática semana que vem também. Todas as outras vezes que rodei foi por erros bem idiotas e na última vez eu estava bem nervosa. Dessa vez estou fazendo de tudo para não ficar nervosa, como não pensar muito na prova, não pensar que já rodei e não criar muitas expectativas. Ficar nervosa é normal, mas se tu deixar a situação tomar conta dos teus pensamentos com certeza isso vai te atrapalhar no dia da prova. Então tenta não pensar muito sobre, pensa positivo mas não cria expectativas e se acontecer de rodar já marca outra prova e bola pra frente! Boa sorte!

  38. Olá pessoal, então dia 06/10/16 foi a minha prova prática no Detran, antes das aulas práticas, nunca havia se quer tirado um carro do lugar, tinha receio de dirigir carro, mas por motivos pessoais eu me vi na situação de deixar o receio de lado e encarar mais esse desafio.
    No dia da minha prova prática lembrei de uma coisa que meu professor disse durante o curso teórico, ” 99% dos alunos reprovam pelo nervosismo ou ansiedade”, e vendo a prova de outros, percebe-se que isso de fato acontece. Então a saida era, manter acalma, ter atenção redobrada naquilo que era solicitado pelos examinadores e colocar em prática da melhor forma possível o que havia aprendido na autoescola. Eu fui confiante que se colocasse essas coisas em prática eu consegueria, e de fato consegui, hoje posso dizer, sou habilitada.
    Então a minha dica é, mantenha a calma e confie na sua capacidade.

  39. Olá pessoal! Gostaria que me tirassem uma dúvida… Ontem foi meu exame e o babaca do “examinador” me reprovou..
    Eu sai certo com o carro, sai em meia embreagem e fui acelerando normalmente… Tinha uma pessoa na minha frente fazendo baliza, aí o examinador falou p eu ultrapassar, acabei esquecendo de dar seta… Depois fui até a baliza, fui em primeira marcha, minha baliza seria a última, porém não tinha necessidade de trocar p a segunda marcha, quando deixei o carro pronto para fazer a baliza, o examinador falou para eu parar e descer do carro ?? pois eu não tinha colocado o carro em segunda. Fiquei muito brava, se eu estava errada porque ele só foi me falar quando deixei o carro pronto p baliza? Aff insuportável Esses caras, fazem tudo p tirar nosso dinheiro. Preciso saber de vcs que já passaram por exames, é obrigatório passar para a segunda marcha enquanto estiver indo p baliza? Meus instrutores da auto escola não falaram nada, apenas falavam p não deixar o carro morrer e dar seta sempre.
    Obrigada a que me responder e boa sorte a todos nessa conquista!

    1. oi o meu instrutor sempre pede para eu colocar na segunda macha quando eu tiver indo para a baliza somente quando paro rente a vareta que coloco a primeira macha

    2. Olá, Jane! Quando eu fiz a prova prática, não precisava de segunda marcha na baliza, era só cuidar para nao apagar o carro, nao bater nos bastoes, não subir no meio-fio e nunca esquecer da seta e do freio de mao. Acho que o examinador não estava de bom humor e descontou em você. Mas não desista, continue lutando, você vai conseguir passar. Fica na paz de Jesus!

    3. Oi Jane, já rodei três vezes na prova prática. Sei dirigir mas acho que por causa do nervosismo acabei cometendo erros idiotas e fui reprovada. Sempre que fiz a baliza eu não passava da primeira marcha, pois já fazia na primeira baliza do ponto de início.
      Concordo contigo, eles adoram tirar nosso dinheiro!

  40. Olá pessoa, sou eu de novo! Fiz pela segunda vez e rodei, desta vez não apagou foi por outros erros bestas! Vou para a terceira tentativa.É frustrante pois é uma coisa ao qual você luta muito para conseguir e não é nada barato não! Mas vamos lá! Desistir jamais!!!!

  41. Boa tarde,
    Meu nome é Ivone, irei fazer a prova pela terceira vez amanhã, minha primeira prova não vi erro nenhum, porém reprovei já a segunda estava muito nervosa, mais reprovei novamente, minha garagem sempre fica perfeita, meus erros é sempre com setas e segunda eles marcha errada até apagar o carro sem ter apagado, já jogaram para mim, mais estou bem confiante que amanhã irei passar, pois cada reteste aqui no Guará DF, com umas cinco aulas a mais fica em torno de R$ 790,00 não aguento mais tanta burocracia e não sei porque aquelas câmeras e áudio não são ligadas no dia das provas, somente elas irão falar a verdade dos nossos erros.

    1. Ivone, estou na mesma situação. Achei que tinha feito tudo certo, meu instrutor um dia antes falou que eu não tinha cometido nenhuma falta e na prova do detran df tive 5 faltas!
      É frustante, mas não vou desistir!

  42. Vou fazer a prova pela 3 vez ..estou muito chateada ..eu e meu marido temos um carro mais ele vai trabalhar com ele e só chega tarde ..fico sem noção de espaço ..As duas vezes que não passei foi por encostar no meio fio..a primeira na baliza e a segunda na parada da ladeira …sinceramente não sei como vou tirar se só ando com o carro da auto escola ..perdi o emprego de ter que ficar saindo mais cedo por causa das aulas ..me mudei e meus filhos ficaram sem escola ..agora não consigo fazer aulas e nem agendar a prova porque eles estão em casa e não tenho com quem deixar..Vivo triste chorando pois preciso muito dessa habilitação ..só ando a pé com os meus filhos ..agora desempregada fica difícil ficar pagando aula pratica toda hora Pq só a prova pratica pão 250,00

    1. entendo bem o que vc esta sentindo, fiz a minha prova no dia do aniversario do meu filho…..seria maravilhoso ter passado por varios motivos, nao passei! repeti a prova agora dia 21/09/2016 e graças a DEUS passei,fiquei muito triste , decepcionada comigo mesma e parecia o fim…..é algo super chato e desesperador, mas pedi muito a DEUS e ele me ajudou. tenha calma, fé e paciencia, porque nem tudo que queremos é do nosso jeito. Deus sabe de tudo e de todos os momentos para cada coisa.
      não desista…vc consegue.

    1. Olá ,Vanessa!

      Não fique decepcionada com você, aconteceu a mesma coisa comigo eu estava super bem, fiz o percurso bem direitinho, garagem de primeira, depois estacionei certinho para finalizar a prova. Em fim estava jurando que havia passado, para minha tristeza reprovei, mais levantei a cabeça e fiz novamente passei na segunda prova. Acho a probabilidade miníma para passar de primeira. Se puder treine mais controle de embreagem e manter a calma sem esquecer da troca de machas. Boa sorte

    2. Hoje fiz pela segunda vez e fui reprovada! Erro besta, na saída da baliza esqueci de puxar o freio de mão, mas o pior o carro não morreu, então eu cheguei a fazer o percurso só que na subida ele morreu, eu tinha percebido durante o percurso que o freio de mão estava puxado mas fiquei com medo de baixar e ser reprovada. Nossa que decepção acho que mais do que a grana é o psicólogo. Estava mais nervosa do que a primeira vez mas vamos lá tentar pela terceira…daqui há um mês volto para contar, espero que traga Boas notícias. Boa sorte para todos

  43. Eu não aguento mais com esses examinador que reprovam agente por coisa pouca ja e quinta vez que faço mais nao vou desistir vou fazer em outra cfc

    1. O que me aborrece é eles pedem para a gente ir com calma aí eles ficam conversando sem parar dentro do carro para tentar tirar a atenção da gente para reprovar..
      será q eles ganham alguma coisa para reprovar??

  44. Oi! Fiz minha primeira prova prática e infelizmente reprovei, pois deixei o carro apagar 2 vezes,pra mais. No retorno de três pontos e num fdp de um morro, que a querida examinadora me mandou dobrar. Eu vinha em segunda marcha e infelizmente não coloquei em primeira e acelerei, ai morreu de novo, de novo de novo. Até que eu consegui tirar o maldito carro, daquele maldito morro. Vou para a segunda tentativa, farei mais aulas. Espero para a próxima estar preparada.

  45. Bom dia pessoal! Tenho a minha ultima aula pratica agora pela manhã, as 10:40 e minha prova será a tarde, vou tomar um calmante, pois sou muito nervosa e com certeza ira me atrapalhar na hora da prova! Vou tentar fazer o meu melhor e não deixar o nervosismo me atrapalhar! Depois volto e conto como foi! hehehe SUUPER APREENSIVA

    1. Oi pessoal, fiz a minha segunda prova hoje, e PPAAAASSSSSEEEEI, Graças a Deus, comigo essa historia de “não vou falar pra ninguem” não funcionou, na primeira vez, ninguem sabia… agora na segunda, contei pra todo mundo, dai td mundo torceu junto e consegui…! Essas dicas ajudaram muito, o importante é não desistir e tentar manter a calma!

      1. Aconteceu a mesma coisa comigo, na primeira vez que fiz não falei pra ninguém e Reprovei!!! Na segunda falei pra todo mundo e PASSEIIIIIII 😀

        1. Nossa to indo um pouco mal nas aulas principalmente quando vejo que meu exame é na proxima semana, justamente nas semanas em que vou ter provas na faculdade, to dando meu melhor mais estou cometendo muitos erros … quero muito passar Deus sabe de todas as coisas,até por que eu não tenho condições de fazer reteste pois ano que vem e ano de formatura eu vou estar sem condições financeiras, além do mais minha pauta vence daqui há 1 mês e ainda vem o nervosismo pra atrapalhar, eu quero que dê tudo certo pois só Deus sabe o tanto que já sofri por conta de onibus desde meus 11 anos , que Deus , Medalha Milagrosa , Nossa Senhora Aparecida e os Três Reis me ajude e me acompanhe no dia da prova, …

  46. Oi boa tarde!!! Fiz minha segunda prova hoje 03/08/2016 e infelizmente não passei , mais dessa vez não foi por nervoso , foi um erro meu não consegui fazer a baliza perfeita então acabei batendo no meio fio , o examinador foi um homem super gente boa , ficava mim orientando o tempo td oh vamos virar a direita , vc vai bater no meio fio sai com o carro e tenta outra vez eu tentei mais não consegui ,nas aulas eu fiz a baliza super bem o meu medo era com a meia embreagem , mais não foi estou calma só estou satiada porque vou ter q pagar de novo e refazer td é bem estressante …. Queria pagar o quebra mais meu ta muito caro R$ 900,00 era eu ter. Pago desde o início , eu era contra a pagar mais fazendo 2 vez e não conseguir é muito estressante é melhor pagar e ficar tranqüila vc passa muito nervoso apesar q hoje eu estava super calma e se eu fizer e não passar de novo , aí vc vai fazendo fazendo , chega o valor do quebra …..

  47. Nossa, essa prova é extremamente tensa e horrível. Estou tentando tirar CNH para moto, apenas. E já fui reprovada 2 vezes. Sou uma pessoa muito nervosa, muito mesmo! :/ A primeira vez porque sem querer eu parei em cima da linha do trem. E a segunda vez porque a moto caiu do final da rampa, a última coisa da baliza, acreditam? Kkkk O pior é que meu pai me pressiona constantemente, o que faz eu ficar mais nervosa ainda… Queria dicas de como vencer o nervosismo porque vou fazer pela terceira vez e estou com medo de reprovar de novo. Ajuda? 🙁

    1. Andressa sei que manter a calma não é tão fácil, acima de tudo vc tem que ter confiança em vc,tape os ouvidos para qualquer frase negativa .. tome um copo de água antes de iniciar o exame..E tente nao observar muito o erro dos que forem antes de vc …Pois isso vai te deixar ainda mais nervosa,Boa sorte ,bjs

  48. Olá pessoal voltei para comentar com vcs que eu PASSEI :D. Graças a Deus que me fez manter calma. Então pessoal o segredo é manter a calma e ser confiante. Boa Sorte a todos.

  49. Motivo porque morre querem sair no freio e embreagem dica analise o terreno tente usar embreagem e acelerador só aperta suavemente nada de taca o pê como se fosse matar barata só use pra deixar o conta-giros alto nem tao acima e nem tao a baixo de 2 e 1 sigam essas dicas .obs morro não tem mistério se guiem pelo conta giros exemplo por ali você vai achar o ponto se ele cai você tem que aperta um pouco mas tente deixar próximo ao 1 ao achar esse ponte ai tire o pê do freio você vera que o carro não ira voltar e leve o pê para acelerador venha acelerando ao mesmo tempo tirando o pê da embreagem suavemente e o carro se movimentara sem problemas toda. objetivo dessa prova e só mostra se você tem domínio do veiculo Detran sabe que isso não te ajudara na rua e sô pra ver sem tem controle

  50. Hoje fiz meu primeiro teste de volante.Estava nervosa…fui reprovada
    *meu avaliador não colocou o cinto de segurança e eu não falei nada :-3 pontos
    *Quando parei na faixa de pedestre deixei o carro apagar: -2 pontos
    *Demora na troca das embreagens: -2 pontos.

    1. Oi, Jéssica! O examinador não colocou o cinto para te testar, Foi tipo um ‘pega ratão”. Eles são espertos e gostam de ferrar com a vida do povo kkk
      Se você ainda não refez sua prova, não desista, os erros são como aprendizados que devemos levar para a vida. “Ah, eu fiz isso de errado da primeira vez, agora sei que não devo fazer de novo”. Força de vontade sempre.

  51. Olá pessoal, meu nome é Ana, moro em Porecatu PR. Semana que vem é a última semana de aulas práticas. Meu teste está previsto para o dia 20 ou 28. Estou nervosa desde já, espero que eu seja aprovada. Nas aulas de baliza eu vou muito bem. Mas é isso logo voltarei para dizer o resultado.

  52. Olá. ..Fiz meu exame ah dois dias de carro ..passei de primeira tanto no carro como na de moto que fiz ah 1 mês atrás, a dica que deixo é ter muita calma….apesar de ser quase impossível, na de moto eu fiz normal sem calmante,até porque para o teste de moto vc depende do equilíbrio e é melhor que esteja sem nenhum efeito de medicamento,porém na de carro fui aconselhada por pessoas que ja havia tomado esse calmante e disseram que nao teve efeitos colaterais …Nem sono que alias é um dos efeitos mais comuns em calmantes…Na noite do dia anterior ao exame 29/06 fiquei sem dormir uma noite toda,então não tive duvidas que teria q tomar um calmante,apesar do medo tomei 2 horas antes do exame…chegando no detran peguei o pior instrutor do detran,não senti tanto nervoso,o efeito do remédio tirou a ansiedade…Fui a primeira a ir para baliza,oque tmb aconselho,pq assim vc pega o carro reto,pois as vezes ao dar reé o aluno que vai primeiro deixa o carro torto.. .Fui com 2 moças da mesma auto escola q eu ..Uma reprovou na baliza e a outra foi comigo para rua..Na Baliza eu gravei 5 itens essencial para não falhar..entrei no carro,1 ajustei o banco,2 retrovisores,3 coloquei em 1 marcha,4 abaixei o freio de mão e 5 liguei a seta,gravar esses pontos foram essenciais para que eu não falhase na baliza. ..Outra dica..manobre mais ao inves de arriscar chegar muito próximo do prototico,após sair da baliza esperei o instrutor chamar para ir para rua..Uma coisa devemos colocar na cabeça, se não errarmos nada na baliza temos mais chance de passar na rua pq se vc perde ponto na baliza quando chega na rua vc praticamente tera q fazer tudo perfeito oque é quase impossível. .Na rua ele estacionou o carro numa via de mão única porém parou do lado esquerdo. .Caso eu ligasse o carro e saise na pista da esquerda eu estaria reprovada…Pois sempre devemos andar na pista lenta (da direita)exceto quando vamos fazer conversões. ..Então sai dando seta e já fui pra pista da direita, creio que na maioria das vzs os instrutores do detran agem de má fé com intuitô de reprovarmos…Ele foi calado o tempo todo ..chamou minha atenção pois esqueci de dar setá 1 vez,pediu para encostar 2 vzs e sair novamente. .Me fez andar 13 min oque não é normal…Pois normalmente o tempo é de 4/5 min . Por isso digo que o intuito dele era sim fazer com que eu reprovasse ..Fiquei calma segui normalmente até q ele mandou eu encostar..Já a moça que Tava comigo ele fez muita pressão o tempo todo questionava com ela..E isso a deixou nervosa…E ela reprovei por falhas bobas..marchas errada,freio o carro e quade parou para fazer a curva oque tmb irritou ele…Mas enfim a dica que deixo é tenha calma,se errar algo não pare o carro se ele nao mandar,e evitem olhar para ele ,tentem esnobar e fingir que ele não está ali do lado,claro sempre atento aos comandos dele..Mas evitem olhar ,caso errem algo não peça Desculpas, pois eles ganham para tá ali e se vc errar vai descontar pontos independente se vc é educado ou não, evite fazer perguntas, pois ele não vai responder e se responder vai ser Grosso, e nunca te dando dicas,então a dica que tenho é essa..Boa sorte para vcs ?

    1. Poxa, Débora. Que legal!

      Minha maior preocupação não é saber fazer e sim lidar com examinadores mau-intencionados.
      Obrigado por compartilhar essa situação.
      Queria entender melhor como lidar com o examinador que esteja tentando induzir que você faça coisas erradas.

      Abraços,.

      1. Boa tarde André, eu peguei o instrutor mais chato q tem,mas em nenhum momento te aconselho a ficar olhando para ele esperando sinal pois ele jamais vai te dizer se vc tá fazendo certo ou errado,tente manter a sua atenção no transite e fique atento aos comandos dele,o segredo é manter a calma,e não se esqueça de pedir para ele por o cinto André, caso ele não coloque … BOA sorte ☺

      2. Eu passei na terceira tentativa após deixar a pauta vencer e ter que fazer tudo novamente. No meu primeiro e segundo exame fiz com o mesmo examinador, um senhor carrancudo e mal amado. Nas manobras q errava ele já logo ia tirando a minha concentração. Já na terceira e última tentativa tive sorte em ter um examinador educado e muito humano. Ele chegou já dizendo que tinha certeza que eu sabia fazer todos os comandos de um carro, por isso estava ali, e que jamais um instrutor deixaria o aluno ir para a banca sem estar preparado. E me disse que era para eu ficar tranquila que ele iria tbm avaliar o nervosismo que é natural. E para que eu fosse aprovada eu teria que demostrar além de saber conduzir um carro teria que demostrar que eu não colocaria ninguém em risco. Ele foi super tranquilo comigo e isso foi primordial para a minha aprovação.

    2. Boa Noite Débora !!
      Você pode me dizer qual calmante você tomou para fazer o exame?
      Mês que vem vou fazer meu exame pela terceira vez , e a ansiedade esta me atrapalhando muito na hora do percurso .
      Obrigada !!
      (:

      1. Boa tarde linda tomei Propanolol 40mg não senti nada de efeito colateral,Boa sorte ? vai da tudo certo,mantenha a calma e confia em vc mesma?

  53. Bom dia,fiz hoje minha prova pela terceira vez e reprovei na garagem ,toda vez q reprovo ai pra voltar no detran fico mas nervosa e esquerço o resto do percurso,mas nao vou desistir

    1. Olá fiz minha prova hj pela 5° vez e fui aprovada, passei zerada foi um alívio!!!
      Não dessista, continue tentando.

  54. Oi boa tarde !!! Fiz a minha prova prática hoje e advinha ?? Fiz merda !!! Nas aulas eu ia super bem fiz td direitinho mais lá na hora mim bateu um nervoso travei fiz tudo errado ia esquecendo de colocar o cinto nossa horrível minha saída foi péssima. Na baliza esqueci de dar a seta encostei na baliza e fui reprovada , detalhe a fiscal estava reprovando todos que faziam com ela o período q passei lá esperando só 2 tinha passado de uns 15 ou 20 no início até q ela foi legal se apresentou falou o q eu ia fazer mais logo depois começou a falar q era p eu ir devagar q não tinha experiência sendo q eu estava devagar aí fiquei com raiva e já estava nervosa pioror ,, cheguei em casa chorei muito estou muito triste deprimida mais lendo aqui os comentários estou melhor vou tentar a segunda vês e seja o q Deus quiser ? acho que eu fiquei mim cobrando demais que queria acertar de primeira mostrar para as pessoas q passei de primeira sem pagar o quebra sabe e principalmente p o instrutor aí quando entrei no carro isso virou uma bola de cobrança dentro da minha cabeça q resultou na esplosao de nervosismo e fui mal , mais acho q tirei uma lição vc não tem que mostrar nada p ninguém vc tem q ser vc e fazer o q vc sabe fazer e no fim vc vê se foi bem ou não é isso q eu quero levar para a minha segunda prova espero q passe porque dinheiro não está fácil neh ???! Obs: muitas pessoas foram reprovadas poucos aprovadas certa de 30 pessoas 5 estavam sendo aprovada sou daqui de São Paulo fiz a prova no bosque da saúde alguém mais fez lá ????

  55. Bom! meu nome é Eduardo sou do estado do ES, fui conhecer o trajeto onde estarei fazendo a minha prova pratica de carro. Fiquei um pouco triste pois o local onde eles realizam os testes não tem sinalização nenhuma. O meu teste vai ser agora na quarta dia 04/06/2016 Bom a minha confiança está totalmente em Deus nesse momento sei que enfrentarei muitas dificuldades nessa prova.

  56. Sou de Itapevi (SP) , fiz minha prova pratica de moto hoje 25/05/16, e para minha surpresa fui reprovada , estava confiante por ter passado de primeira na de carro, e por considerar o percurso de moto mais fácil.
    Fiquei revoltada porque já havia feito o mais difícil que é o oito e o zigue zague, faltando uns três metros pra acabar a prova saindo da parada obrigatória o examinador mandou eu parar e me reprovou alegando que eu tinha encostado o pé no chão . Enfim só ele viu isso porque , todos lá não entenderam porque fui reprovada .

  57. Gente, fiz a prova pela segunda vez e reprovei. Porém, por um motivo que me deixou meio intrigada… Estava na minha preferencial e passei por um cruzamento, apenas reduzi a velocidade. Pois do lado direito havia um caminhão estacionado na esquina então não conseguia enxergar muito bem. Neste momento veio um carro que não respeitou a placa de PARE para ele e furou a preferência. Resumindo, minha examinadora pôs o pé no freio bruscamente e me reprovou. Tentei contestar e dizer que estava na preferencial e que iria frear, mas não adiantou.

      1. Aconteceu comigo exatamente isso, fiquei com muita raiva, falta 4 meses para encerrar minha carteira, e estou com medo de voltar fazer e reprovar novamente e só gastar dinheiro.

        1. Camila vai um conselho! Faça. Eu enrolei para fazer as provas e o tempo foi passando e quando marquei faltava 3 meses para fazer 1 ano. Reprovei 2 x e retornei à fazer a prova de legislação e não fiz a de direção. Resultado. A pauta venceu e eu tive que fazer tudo novamente, começando do zero. Graças a Deus consegui ser aprovada e minha permissão chegou hoje. Não deixe a pauta vencer!!

  58. Meu teste é dia 17/05 estou super nervosa…mal to conseguindo dormir…treinei a baliza direitinho mas o nervoso e ansiedade não colaboram…aqui onde eu moro em Itabuna/BA não tem percurso na rua…a baliza e a meia embreagem são feitas dentro do Detran mesmo e a baliza é feita entre 3 Torres de pneus de cada lado como se fossem carros estacionados

    1. Oi Eu já passei por isso! Pratiquei muito, mas ainda sim eu reprovei algumas vezes. Estou aqui para dizer que a maior dificuldade não está no trajeto, no carro ou no avalidor e sim, na sua mente. Antes de ir fazer prova, treine a sua mente, não seja refém dos sentimento de ansiedade e nem fique se remoendo porque foi reprovada. Saiba que se você não controlar sua mente (ansiedade, insegurança) vai encontrar muitas dificuldades para passar no exame. Falo isso porque sofri para descobri que o problema não estava na dificuldade de realizar o exame e sim, na minha insegurança.
      Hoje tenho 2 anos de carteira, dirijo com confiança. Livros do Augusto Cury me ajudaram muito, sugiro que leia “revolucione sua qualidade de vida” e creia no poder de Deus sobre qualquer situação.

      1. Com quantas vezes vc passou eu vi ontem e fui reprovada sabia tudo fui Sibéria bem mais o meu corpo não obedeceu a minha mente fiquei super nervosa vc fez algum tratamento ou vc mesmo que consegui manter sua mente tranquila ??? Sou aqui de são paulo

        1. O que atrapalha é o nervosismo .fiz a prova sábado pela 2° vez e reprovei.nas aulas fazia tudo direitinho mais na hora do exame me bateu um nervosismo a perna tremia muito não consegui me controlar e acabei errando marcha, dei seta errada enfim perdi muitos pontos.e o pior meu processo ta vencendo e não dá mais para tentar.Tenho que começar do zero.Acho que meu psicológico não aguenta mais.não aguento nem ver mais os carros da auto escola

  59. Fiz o meu exame hoje (12/05/16) estava tudo mto bem, fiz a baliza c mta precisão fiquei mto confiante q iria conseguir, fiz o percurso e a primeira ré na subida mto bem estava bem até pegar uma reta e qdo fui desenvolver ao invés de jogar terceira joguei primeira, o carro deu um pulo e fez um barulho enorme eu falei na hora q tinha perdido o exame o examinador disse q não, q era pra eu arrancar porque eatavaeatava na rua e ainda tinha exame pra fazer, arranquei mas não consegui parar sem o freio, o carro ficou gangorrando,ele esperou uns 15 segundos mas não consegui parar, ai ele me disse: vc perdeu o seu exame agora, o seu emocional te atrapalhou, vc não perdeu por causa da marcha errada aí repetiu tdo pra minha instrutora, nossa fiquei mto chateada comigo msm, mas agradeci a ele qdo sair do carro e disse pra ele que estava bom que tinha servido de aprendizado. O emocional e a base é o principal, fiquei pensando se não tivesse assustado tanto c solavanco e o barulho talvez tivesse conseguido fazer a parada sem freio. Mas enfim tdo acontece na hora certa. Boa sorte a TDs, Deus nos abençoe!

  60. Fiz a minha hoje e fui reprovada! Que sensação horrível. Tive um excelente instrutor que me ensinou tudo direitinho. Fiz duas aulas um dia ante e fui super bem. Na prova o cara do Detran até que não foi dos piores. Mas como todos dizem, o nervosismo é o pior inimigo! Na hora de fazer a baliza fiquei muito nervosa e me perdi completamente, o carro ia bater na guia e ele mandou eu parar pois já estava reprovada ali. Foi horrível! Ainda voltei com meu instrutor, e tive que encará-lo com minha cara de derrota. Mas ainda assim ele tentou me animar dizendo que isso acontece. Cheguei em casa e desabei, chorei demais. O segredo para passar nessa prova é atenção e TRANQUILIDADE! Não tem outro jeito limpo!
    Agora é esperar 21 dias e tentar de novo. Fazer o que, não é?

    1. Fiz minha prova doa 17….me emocionei demais após ter feito a baliza vem certinha…..não vi a bendita placa de parada obrigatória na rampa….fui reprovada?

    2. Eu fui jugado por n ter feito na primeira prova desenvolver o carro dentro do estacionamento q é de 20 km e ter andado em cima do meio fio assim eles colocaram no meu processo .e a segunda vez fui posiciona o carro pra fazer a garage e passei da linha aí.dei ré e fiz a garage de primeira mais fui reprovado de novo

  61. Olá meu nome Edilson sou de Uberlandia mg.olha viz meu exame dia 05 /03/2016 E fui reprovado.aqui se você não estiver preparado seu psicológico bem .e você ter feito as aulas práticas de carro na rua.bem feita com seu instrutor de carro. E difícil passar de primeira.olha eu me preparei.fiz 25 aulas de carro +5 cinco a noite e no dia que é ainda comprei mais 4 aulas 45 reais cada aula.e fui com instrutor no local de prova.eu estava confiante eu dirijo bem fiz essas de rua .sertinha nunca cometi infração na rua .junto com instrutor as baliza saia boa.o instrutor falou você está preparado.faz o que você aprendeu na direção. E esqueci os fiscal o concentra o que você aprendeu. E assim eu fiz.mais não deu certo não. Aqui eles não passa a pessoa de primeira.vez eu acho que ele quer fazer você gastar dinheiro.com reteste cada rs/150 do aluguel do carro da auto mais taxa 69 do governo. Só marca nas segunda feira das semana o seu teste vai se arrastando se você não pular a pauta vence.voce tem renovar e fazer a prova do detran.mais tédio. Essa prova.obs.eu fui reprovado.aqui por esse fiscal porque ele disse que na parada de fila dupra eu coloquei a metade do braço pra fora do veículo. Sendo que eu fiz certo. E segundo erro ele mandou eu fazer uma parada sem frei na decida só na macha e na embreagem perto do pare isso menos dez metros. Do lado direito. De sua mão. Eu Tava 3 terceira pus 2 e 1 mais carro não parou.eu fiquei de travesar pare pus o pé no frei.isso eu tinha da cetra.para direita.e aí eles mandou eu virar a esquerda e dar volta no quarteirão e encostar na praça. E a onde a gente sai com veículo. E onde faz a baliza a baliza aqui faz por último. Se você passar na rua .como eu fui reprovado.na rua nem fiz a baliza. Dessi do carro o fiscal disse volta de novo.fiquei chateado por não ter conseguido.mais e muita sacanagem. E ruim pelo tempo que você perdi .mexendo com essa Cnh. Mais eu não desisto entrego a Deus porque no Brasil. Só é fácil pra quem tem dinheiro. Já marquei de novo meu exame. Dia 04/5/16. Se Deus quiser vou passar dessa vez. Só pauta vence.no dia 22/05/2016 obrigado pela atenção.

    1. Eu tambem da primera vez eu achei que ia passar. Mas a moça do detrana presidenta, entro justo no meu carro. Que raiva. Ai na prova de morro eu. PrA subir de novo dei a 1 de novo. Sendo q era a segunda, au depois novamente, fui reprovada de novo pq esqueci do freiio de mao . entrei no carro e ja sai.. Sensaçao de ser bem burra.

      1. Oi, Daniele! Não se chame assim, você não é burra não, pelo contrario, você e mais inteligente do que pensa. Acontece que o nervosismo atrapalha, parece que passa uma borracha no seu cérebro e você esquece até mesmo do mais fácil. Eu já fui reprovada e cada vez que reprovava me sentia péssima, a ponto de desistir, mas fui até o fim e hoje estou com a minha carteira permanente pra gloria de Deus. Se você ainda não refez a prova, não desista, confia em Deus e em você, você é capaz 😉

  62. Gente. fiz a prova prática hoje (19/04/15) e nao passei por culpa do fiscal. Eu ia parar antes de fazer a rampa e o fiscal disse que nao era pra eu parar, que era para eu seguir em frente (ele disse ia já irritado com nao sei o quê). entao, eu fiz como ele mandou e nao parei e segui em frente. Quando chegou na rampa o mesmo fiscal nem deixou eu fazer e já foi dizendo que era pra eu ter parado antes da rampa e que por isso eu reprovei. Eu disse a ele que nao parei pois foi ele mesmo quem disse que nao era para eu parar!! Ele mandou e sair do carro e disse que eu estava reprovada! Vejam só, que fiscal ladrão!

  63. Eu vou fazer a prova nesta semana, mas tô com muito medo. Eu vejo nos comentários as pessoas falando que a prova foi em percurso de rua e não entendo, como era antes? Pq eu moro no DF e o percurso é do Capiroto, tem tudo quanto é placa e obstáculo possível! Já tô vendo quanto é a taxa e aqui é R$ 600,00 ! Mas eu nunca quis tanto uma coisa como hoje quero e preciso de CNH.

    1. Sou do df tbm e fiz no detran de taguatinga e já reprovei 3 vezes por puro nervosismo. … mas paguei 300 reais de taxa para fazer de novo e não 600 em qual detran vc fez?

  64. Oi pessoal ! Fiz minha prova hoje ( 23/03/2016) e fui reprovado na baliza. De acordo com meu instrutor, fiz ela corretamente. Mas errei no momento da ré. Dei muita re e o carro acabou encostando em um dos paus da baliza. Ele nem se mexeu e nem caiu, mas o examinador pediu para parar pois eu havia reprovado. Fiquei decepcionado comigo mesmo o dia todo e pensando ‘ nossa que burro que eu fui”.Fiquei desatento no trabalho, pois eu so pensava no caminho da prova e na baliza que errei. Mas vi pelo lado positivo e digo a todos : Na segunda prova, voce ja sabe como ela é e os erros que cometeu. Basta pensar direitinho no caminho da prova, nos itens basicos a serem feitos e voce fica mais tranquilo (a). Ainda nao me informei sobre valores de taxas para a segunda prova, mas terei que fazer né. Nao vou perder o dinheiro e tempo gastos na CNH.
    Hoje no dia da prova, nao só eu, mas varias pessooas reprovaram por puro nervosismo (as reprovas eram maiores que aprovaçoes). Eu estava calmo, mas como falei, errei na hora da ré e avançei demais.
    Sou da cidade de Sertãozinho-SP.
    Abraços a todos e boas provas 🙂

  65. Hoje fiz prova prática e reprovei foi no começo de baliza, por falta de cinto e seta para direita quando estacionar para baliza, na verdade fiz para esquerda quando sai para baliza! Pior que eu não tava pronto.. e tava morrendo de nervoso, foi na primeira. Na próxima, segunda prática, tenho confiante pra passar! Deus me projete minha sabedoria!

  66. Olá,

    Eu irei fazer pela primeira vez meu exame prático manhã e estou ansiosa. Acho que me sinto pronta mas continuo cometendo pequenos erros. Gostaria que alguém me dissesse como funciona exatamente lá. Todos os participantes e instrutores ficam olhando enquanto a pessoa faz o percurso?

  67. Boa tarde pessoal! Hoje fiz a prova do detran e infelizmente reprovei, fiz tudo certinho, a baliza fiz em um minuto não perdi ponto, fui para fazer a segunda parte fiz certinho, dei as cetas para os lados q pediu, parada regulamentar meia embreagem… enfim tudo certinho. Mas quando cheguei na parada final, antes de para eu tinha que passar pelo cruzamento, e ai me emocionei pq tava chegando no final e sabia que iria passar pq nao tinha errado nada antes, e de repente nesse cruzamento tinha uma placa pare, mas a emoção falou mais auto que a razão e nao vi a placa passaei direto, rsrs. fui reprovada, mas tudo tranquilo Deus ta no comando e se não foi dessa vez será da próxima.

    1. Fiz minha 2 prova e fui reprovada. Fiquei muito triste com isso. Pois o Detran exige muito. Quem vai garantir que se for aprovado em fazer uma balizar ou um percurso você vai ser um bom condutor?? Fora que a auto escola e o Detran ganham muito para reprovar as pessoas. Fiquei revoltada. Só porque o carro encostou na baliza fui reprovada. Isso é um cúmulo. Agora é 524 reais para tentar de novo. Por isso que muitos vão para o lado errado.. to revoltada.

      1. To aqui lendo vários comentários, onde eu moro é tão mais fácil ser aprovada e uma reprova aqui tanto de carro como de moto é R$150,00.

  68. Há 1 ano e meio tirei minha CNH B, porém depois de uns meses ganhei uma moto, então fui mudar de categoria A, antes disso aprendi a andar de moto sozinha, na rua da minha casa, fiquei uns 5 meses andando de moto sem nem ter começado a auto escola, então decidi mudar minha categoria, então em agosto do ano passado eu iniciei meu processo, em setembro fiz meu primeiro teste e adivinha, queimei faixa logo no inicio. Em Outubro fui para o segundo teste e adivinha? Sai no final da prancha ;(, Então em novembro fui novamente e adivinha? Eu estava muito nervosa e coloquei o pé no chão logo no incio. Por fim estou indo para meu 4° teste e ultimo, pois se não passar desta fez vou vender minha moto, porque não estou conseguindo passar no detran por conta do meu nervosismo…. DETALHE: eu ando de moto todos os dias, pois vou trabalhar pilotando ela. Outra coisa quando tirei a de carro eu não sabia nada, tudo que aprendi foi na auto escola e passei de primeira ;/

  69. Boa tarde a todos realizei a prova prática recentemente 18/02/2016, estava bem nervoso, eu fui quase um dos últimos, na verdade restou eu e mais 3 pessoas, fiquei o dia todo esperando todos realizarem as provas. Vi muitas pessoas passando e sendo reprovadas o que me deixou bem nervoso!

    Bom algumas dicas tentem ficar o mais tranquilo possível, distraia-se e alimentem-se (refeições leves), leve na bolsa alguma coisa para comer!

    Quem me avaliou foi uma mulher, e eu não queria fazer o percurso com ela porque parecia ser bem chata, mas me surpreendi, toda vez que havia analisando outros colegas não parecia ser razoável , mas era apenas alguns bloqueios internos que criamos na hora do nervosismo!

    Entrei no carro ela se apresentou, explicou como funcionava, eu logo fui ajeitando o banco retrovisores, espelhos colocando o cinto de segurança, então ela disse:
    _ Quando estiver pronto pode iniciar.
    Iniciei e tremia feito vara verde rsrsrsrs, mas foi tranquilo, cometi uma infração esqueci de dar seta na hora de sair da baliza, então lembrei que não poderia ter mais erros senão superaria a margem de 5 pontos (cada erro são 3 pontos), continuei o percurso com mais cautela e deu tudo certo! Passei na primeira.

    Então faça tudo com calma e concentração!

  70. AOTambém fiz minha prova prática hoje..pela.segunda vez . A peimeira foi traquila…reprovei por vacilo,os examinadores passavam traquilidad e,mas a de hoje foi um desastre poque peguei um carrasco…brigou comigo logo no começo….aí ja fiquei nervosa…fiz a baliza mas perdi 3 pontos por não dar ceta para entrar na baliza…isso por falha de comunicação do examinador.Quando terminei a baliza eu fui bem sincera com ele…falei que a gente ja vai nervoso e eles fazem isso….depois para o transito janao consegui sair…disse o examinador que eu liguei o carro engrenado…mas sinceramnte não que fiz isso……acho que ele me prejudicou porque eu falei com ele que eles eram grossos e que o examinador da baliza não tinha trepado na mulher dele…mas descasquei eles viu….e eu vou conseguir

  71. Pessoal gostaria de saber c alguém já pagou a taxa do exame prático direto no banco, pq a auto escola cobra 6x mais qd reprova, minha filha reprovou pela 2 x, paguei 180 d exame + 50 aula extra, agora descobri q pode PGR direto no banco e a taxa é d 33,38.Alguém?

    1. Aqui na minha cidade, interior do RJ eu vou pagar 95 reais de Duda +140 reais do simulado. Se reprovar, a pessoa paga 250 reais para refazer a prova + o Duda 95 reais

      1. Então ta pagando barato. Pq a auto escola que faço compra 524. Duda. Aluguel do carro mais 3 treinos absurdo

    2. Sim, vc pode pagar pelo banco ou pelo poupa tempo, mas quando for na auto escola remarcar a prova tem q pagar a diferença para eles… um absurdo!!!

    3. Aqui no RJ, eu fui reprovada e paguei o DUDA de 95 reais e 350 do aluguel do carro da auto escola…. Achei um roubo da auto escola, mas enfim, fazer o q né? mas o DUDA eu paguei no banco!

    4. fiquei sabendo por uma outra candidata pra prova prática q se reprovasse, podia solicitar a guia no DETRAN e pagar a taxa de reteste no banco, liguei no 0800 do detran e me confirmaram isso. Quando cheguei lá no DETRAN (15 dias depois de ter reprovado, como recomendado) me falaram q a taxa de reteste prático só se paga na autoescola. Lá fui eu de novo, pagar aquela “fortuna”.

  72. EU PASSEI! Consegui passar de primeira e sem perder pontos! A tranquilidade dos examinadores me ajudou muito, mas é claro que você precisa se sentir preparado e acima de tudo, precisa estar tranquilo, levar na esportiva, como se fosse só mais um treino. Faça o que sabe fazer e só, não precisa ficar pensando no examinador.

    1. poise, eu graças a deus passei em todas as provas, menos a de volante, isso q eu estava muito confiante e tranquila, e ele cometeu uma injustiça, o meu foi percurso de rua, então tive q desviar de um carro parado, no loteamento, não tinha lombada, não tinha faixa, e nem placa, nadaaa, então eu desviei dele , e por esse motivo, fui reprovada, minha próxima prova eh depois de amanha, espero q não seja o mesmo avaliador :S vlw pessoal

  73. O que falar da minha prova ?Foi um desastre fui reprovada na saída ,no primeiro pare ,não consegui sair e o carro canto peneu e pronto ,mais vou tentar pela segunda vez e se Deus quiser vou conseguir.
    Desisti nunca.

  74. Pessoal, reprovei justamente na garagem e já dou a dica: não confiem apenas nas aulas da auto escola. As minhas aulas foram todas de dia e a prova foi de madrugada e estava a noite e isso faz TODA a diferença, por que durante o dia você consegue ver as faixas do estacionamento facilmente e a noite não. Além do mais, as aulas acabaram a mais de uma semana antes da prova. Como dirigir exige prática, isso também me prejudicou. E olha que eu fazia a garagem sem os cones. Pedi para o instrutor tirar os cones e fazia de boa. Na prova só errei na garagem e não consegui ver a faixa quando dei a ré para faze-la, e então não consegui acertar o local correto e errei as três tentativas. Então a dica importantíssima que dou é a seguinte: se a prova for de manhã e estiver escuro, uma semana antes da prova pegue seu carro ou dos seus pais e vá no local da prova e faça a garagem você mesmo a noite, pois somente a noite que você vai saber como é ter dificuldades de enxergar as faixas (se você se limitar as aulas diurnas da auto escola não vai entender as dificuldades de dirigir a noite, aí não vai ter tempo de corrigir). Sei que isso não é correto, pois a legislação diz que você só pode dirigir com o instrutor. Mas é melhor você mesmo dirigir e dominar a garagem a noite sozinho do que se arriscar a fazer sem experiência e reprovar. Dirigir a noite afeta e sua visibilidade, pois é mais difícil enxergar. Portanto não confiem somente na auto escola. Pegue seu carro e pratique, pois o funcionamento dos carros populares são parecidos (apesar de serem de marcas diferentes, o carro que dirijo lá é um Celta e tenho um Clio sedã) e isso não vai te prejudicar. Essa dica faz toda a diferença. Podem ter certeza. Não cometam o erro que cometi.

    1. – aqui no meu Estado é obrigatório ter 5 aulas noturnas, se bem q quando fiz era horário de verão e às 18:00 é claro ainda, só quando estava acabando a aula que escurecia.
      – incrível q fazem teste de madrugada! Pra mim, os DETRAN só funcionam em horário comercial.

  75. Eu terminei minhas aulas práticas, mas não me sinto segura para fazer a prova .
    Acho que não fui bem preparada para a prova,mas tenho carro, e espero que o meu marido tenha tempo pra me ajudar a praticar, e acima de tudo tenho fé em Deus que ele me ajudará, pois sou muito nervosa.

    1. Eu fiz minhas aulas com um total de 7 instrutores, numa auto escola desorganizada.
      Enquanto você está dirigindo o instrutor mexe no whatssap,o som do carro ligado,cada instrutor te ensina de um jeito o momento de trocar as marchas.
      Vão marcar minha prova ainda, estou orando para conseguir passar de primeira.

  76. Prova prática, olha, preferia a prova teórica, hahahha. Tinha as duas AB, hoje, estava insegura pelo fato de serem no mesmo dia, fiz primeiro a de moto, logo na saída me desequilibrei e em um movimento rápido coloquei o pé no chão, pronto se foi, que merdaa, não acredito. Enfim, tentei me recompor, fui no banheiro tomei água de melissa pela 3º vez no dia, me chamaram para fazer a de carro, fui me ajeitei tudo certo, perdi dois ponto na baliza dei uma volta no quarteirão e voltamos, cara reprovei por ” parar em esquinas sem sinalização de parar” afff. Marquei meus próximos exames, apesar de tudo, sei que tenho potencial, foi erros besta, vou conseguir, boa sorte a todos!!!

  77. Boa tarde,
    No dia 15/01/2016 fui fazer a prova pratica, estava confiante meu medo era só na baliza, mais infelizmente fui reprovada antes de fazer a baliza, a examinadora falou que eu passei na calçada quando fazia a curva para entrar na rua que iria fazer a baliza, mais eu não senti o carro passando na calçada e ela só falou que eu passei na calçada eu já estava um pouco distante do local, na hora fiquei nervosa e nem questionei, mais depois com calma fiquei pensando como eu passei na calçada e não senti e eu estava bem devagar o carro não ia subir sem que eu acelerasse para que isso acontecesse, achei muito injusto porque a examinadora demorou muito pra falar, agora estou na dúvida será mesmo que passei em cima da calçada

    1. q sacanagem, poise fui reprovada pq desviei de um carro parado, da vontade de dizer pra esses avaliadores fdp,vai dizer q depois q tiraram a carteira eles nunca erraram em nada, nunca cantaram pneu, nunca deixaram o carro morrer, duvido muito q não acontece isso frequentemente

    2. Q nem numa vez q fiz baliza no teste prático, coloquei o carro dentro do espaço da baliza, via as devidas referências nos espelhos, e o avaliador disse q uma das rodas não tinha ficado posicionado em cima da faixa. Acabei reprovando pq estourou o tempo, mas depois fiquei me perguntando se realmente a roda tinha ficado fora da faixa, sendo q eu via o farol direito do “carro” atrás e tudo o mais.
      EU penso q os avaliadores tem uma reunião antes do teste com o instrutor, pra saber como a gente tem se saído nas aulas kkkkkk

  78. Nossa eu estou muito triste fui reprovada ontem por causa de uma ceta e quando estava finalizando prova encostei pneu meio fio, estou muito triste…

    1. Fiz minha prova ontem 23/02 estava super tranquila e confiante. Mais nem acredito que fui reprovada. Pois o pneu encostou na faixa na hora da baliza, sai dela como arrasada pois isso mexe muito com as pessoas, Pois acredito que todos vão ali para passar. Acho que a prova ( Detran ) é muito burocrático. Ate parece que aquele exame vai dizer se vc vai ser ou não um bom motorista. É uma forma de arrancar dinheiro do povo. Agora para refazer uma nova prova a auto escola me cobrou 570 reais é um absurdo.

  79. Hoje fiz minha prova prática pela quarta vez, e fui reprovada, o meu impecilho é a baliza, sempre bato a roda na guia. Hoje o examinador deixou eu terminar a prova, apesar da reprovação, não cometi nenhum erro, ele falou que eu sou boa. Mas aquela baliza acaba com a minha vida ?
    Alguem pode me dar uma luz? Obrigada!!

    1. Nossa Adriana!
      aqui os instrutores dizem q é permitido encostar a roda no meio-fio (se guia e meio-fio são a mesma coisa), só ñ pode é subir nele.
      E aí? depois de 3 meses, passou?

  80. Oi pessoal ,fiz hoje pela manhã o teste ,,graças a Deus passei,,mas fui reprovada na primeira vez,,o meu teste foi no detran Aricanduva ,,não tem boicote lá ,,o que atrapalha mesmo é o nervosismo,os instrutores são de boa,,controlei meu nervosismo e pedi a Deus ..deu tudo certo ..super feliz ..;}

  81. Nossa eu estou muito ansiosa para refazer minha prova de novo, reprovei na primeira por puro nervosismo meu examinador era tranquilo, deixei o carro morrer na saída eu ja iria ligar imediatamente ele disse ” para , respira coloca carro no ponto morto e recomeça, sem afobação, infelizmente se vc errar mais alguma coisa reprovará, mais vc treinou e fez aulas pra isso, agora recomece” Eu até me tranquilizei mas o emocional do ” Não posso errar mais nada” ficou martelando na cabeça eu fiz tudo com perna tremendo , entrei na penúltima curva ondem tem a placa de “PARE” eu parei e depois dei a seta , ele disse “infelizmente a sete deveria ser acionada antes da parada vc foi reprovada” fiquei muito triste foi bobeira minha nervosismo me dominou, auto escola faz de um tudo pra vc dar o ” quebra” quando retornávamos de 12 apenas 2 passaram e 1 pagou os R$900,00 e outro fazia a prova pela 6ª vez.
    Para ajudar tentei marcar aulas antes da prova não tinha vaga, todos os horários já estavam lotados uma moça da auto escola me ofereceu aula particular fora do horário eu aceitei achei ótimo não precisaria faltar no trabalho para fazer aula, essa menina teve um problema de saúde e esta internada , quando mencionei ao rapaz no lugar dela ele fez um escândalo que como usaria o carro da auto escola para fazer aulas particulares que estava errado e contaria para o dono da auto escola e tenho ligado todos os dias para tentar horário e nada, ou seja , vou fazer o teste que será minha ultima chance já que meu processo irá vencer despreparada e com medo de sofrer represarias da auto escola já que discuti com o rapaz e o dono, para não prejudicarem a moça nem o instrutor pois só estavam tentando me ajudar.
    Vou com fé e tentando lembrar o que aprendia nas aulas e se for merecedora tudo vai dar certo. Foi meu desabfo

    1. Boa tarde!Lucimara !Bc tem experiencia com o carro???Se cado tenha va devagar nao2faça manobras rapidas #!pense estou sendo avaliada ,pense em tudo com lhe foi ensinado e vai dar certo!!!

    2. o avaliador q me reprovou era um cara de c…. ele so da bom dia e nem olha pra nossa cara, dai quando a prova termina, ele anota umas coisas no papel e entrega pro instrutor, e nem olha pra gente, simplesmente vai embora , me deu mt nojo dele

  82. oi tubm não deistar vai até o fim eu fui reprovado pela quinta vez eu vou passa em nome d Jesus,nessa agora eu dei mole pela falta de atenção minha mesmo,a minha prova foi na cidade das criança,na primeira obrigatória deixei o carro morrer poq nesse dia choveu alinha da para obrigatória estava alagada não deu pra ver se acionei o freio rápido aí corro morreu. aí tbm na segunda parada obrigatória eu não motocicleta passando quando ele passou eu fui reprovado pq a preferência era dele foi uma merda maldita horas q ele passou ..mês q vem estarei de pé a minha hora vai chegar..

  83. Eu vou fazer meu exame hj nao to nervosa cm isso ainda nao , e to rezando pra nao ficar , se Deus quiser vai dar td certo e eu vou passar de primeira .

  84. aff estou triste ainda não passei na minha prova meu deus ja fiz 6 vezes fico muito triste com isso da vontade de desistir

    1. Olá Karina, não desanime pois enquanto houver chance temos q tentar e nunca perder a confiança. Hoje foi minha prova prática, infelizmente perdi na famosa baliza, hoje percebi que nem sempre como seu instrutor te ensina é a maneira correta para vc, vou fazer apenas mais um aula com outro instrutor antes da minha segunda vez. Agora estou ainda mais confiante em fazer novamente a prova e passar.

      Foco, determinação e calma que conseguiremos!!!

    2. eu so reprovei uma vez, minha segunda vez eh depois de amanha, espero q de tudo certo, eu já desanimei na primeira, mais agente não deve desistir, pq pagamos caro por isso, ainda tem q pagar pra fazer a prova de novo, esse eh o pior, mais jamais desista, um dia da certo, e outra, eh muitooo gostoso dirigir, não desista não, fe em Deus

  85. Oi galera, boa tarde! Acabei de receber a noticia que perdi na minha primeira avaliação de 4 rodas. Estive angustiado por dois dias, e mais quatro aguardando o resultado, sem dormir especialmente! Um aperto no peito que não passava! Agora estou mais leve, Mas estou preparado pra tentar de novo e agora irei mais tranquilo e confiante. Eu nem sabia dirigir, hoje mesmo não tendo passado ainda, eu sei!!! Tentarei até conseguir essa é a minha meta pra este ano de 2016! Nada em minha vida nunca foi fácil, mas também nunca foi impossível! Então, essa é a dica que deixo pra todos aqui, persistência e fé!!!

  86. Olá eu tenho um problema em relação a isto minha irmã foi fazer essa prova de habilitação e pelo simples fato dela não querer o comprar o quebra o instrutor lá que fica dentro do carro na hora da prova foi super ignorante com ela nem mesmo deu bom dia, ficou pressionando ela para desequilibra-la emocionalmente e não conseguir fazer a prova, a ponto dela sair do carro chorando, e eu acho isso errado sabe, eu gostaria que vocês me informassem se existe alguma lei para recorrer por esse destesto que minha irmã sofreu por favor respondam logo é urgente

    1. Thauane, comigo foi assim também. Perdi a prova por conta de agressividade do instrutor e problemas no carro. Eram duas instrutoras e elas entraram no carro conversando e falando. Na verdade isso é feito para ser assim mesmo. No dia a dia o dirigir demanda atenção e foco e isso é algo que só o tempo permite amadurecer. Ela vai ter que tentar de novo. Não adianta querer ganhar no grito.

  87. Na primeira vez que fiz prova prática levei bomba. O instrutor não me ensinou nada. apenas ficava circulando com o carro. Então mudei de auto escola e foi aí que paguei 15 aulas a mais e aprendi muiiiiiiiitoooo . Dominar o nervosismo é fundamental.Temos que nos concentrarpara realizar a baliza. e marcar o passo a passo do percurso na cabeça senão , sem chance de ser aprovado. Mas nunca desisto do meus desejos. Então é partir pra dentro do carro e mostrar tudo que se aprendeu e quem domina quem.
    Fé em Deus e calma sempre…

    1. Everton – responde: Também estou na luta, acreditando sempre que irei tirar minha primeira habilitação. Voce, estar corretíssima, tem que perder o medo de dirigir e mostrar realmente que é capaz e que vai consegui, pois, tudo se consegue devido o esforço, boa vontade e acima de tudo a auto estima.

      1. Oi eu tambem estou na luta para tirar á minha primeira carteira de habilitação, já fui reprovada seis veses mas eu não desisto, na hora determinada por Deus eu vou conseguir, fico muito nervosa na hora da prova , presizo vencer o medo . Alguem sabe como ? me mando um recado . beijos.
        vou fazer denovo, no dia 25 de janeiro de 2016 oro a Deus pedindo coragem .

  88. Oi gente, a minha prova prática será amanhã dia 26/11 e hoje farei duas aulas particular na auto escola só pra relembrar td, confesso q estou muito confiante e acredito q eu consiga passar mas tenho muito medo de q eles me reprovem pq me recusei a pagar o quebra. 850,00 onde já se viu.
    Mas to com fé em Deus de q já consegui. Amanhã volto pra dizer como foi ?

  89. reprovei pela segunda vez dia 17/11 fiz a baliza de primeira e na saída deixei o carro morrer liguei de novo e sai na subida quando parei na parada obrigatória ele morreu de novo , estou muito triste agora só dia 8/12 pra fazer a prova novamente e eu precisava muito da carta esse ano ainda

  90. Minha prova prática vai ser dia 24/11/15, caso eu não passe meu prazo de habilitação vai vencer ! Estou muito nervoso porém confiante e acredito em Deus, se for pela vontade dele e minha capacidade eu irei conseguir e depois compartilho com vocês !

  91. Gente ki sensaçao horrivel ser reprovada. Da vontade de ñ tentar mais.reprovei na moto. A ficha parece ki ñ caiu ainda. Deus me conforta senhor.

  92. Poxa cara eu to meio nervoso. Me deram só 14 aulas práticas A & B , não sei por que. Meu primo teve 24 aulas e eu a penas 14, não entendi. Estou muito preocupado com a prova =/ Mas orando a Deus pra tudo dar certo!!!

    1. Meu caro Jonathas. Você pagou o curso e recebeu menos aulas e não reclamou? Você acha que deus vai interferir e pegar o volante na hora da prova? Cara vai na escola e cobra as aulas que te roubaram po!!! Vai deixar ser passado pra trás, ser reprovado e ainda ficar de otário tendo que pagar de novo???

    2. CARO jonathas, se deram somente 14 aulas para você, e proucura a sua auto escola e pede de quantas aulas da categoria A e B voce tem direito, assim eles respondendo a sua pergunta exige os restante das aulas, eles são adoram trapasseiar os clientes com as quantidades de aulas que nós temos direito e quantas eles quer dar. abraço

  93. Olá pessoal, sou Priscila e estou aqui para desabafar um pouco com vcs, estou tentando passar no meu exame pratico mais não consigo 🙁 ja e sexxxta vez, chorei um monte pensando todos meus amigos passam menos eu, to muito triste, abatida, to gastando tanto dinheiro com esses retextes toda vez e 250, 00reais Sen contar a demora que é de mais ou menos um mês e 15 dias, to super desanimAda até com vontade de desistir..

    1. Oi Priscila!
      Eu sei bem o quanto deve ser chato passar por essa situação, mas não desista do seu sonho. Procure identificar onde você está errando e converse com seu instrutor ou contrate algumas aulas extras para treinar. Eu sei que não é fácil conseguir se concentrar e fazer uma boa prova, mas seja persistente e enquanto haver chances, continue tentando.

      Se você tiver condições e lhe interessar, existe um treinamento online de um parceiro aqui do blog que ensina muita coisa sobre a parte prática, então se quiser conhecer os detalhes é só ler este artigo aqui: http://tirarhabilitacao.com/conheca-o-curso-direcao-pratica/

      Abraços e boa prova!

    2. Oi, Priscilla! Sei bem como é, pois reprovei 5x e a cada prova frustrada eu tinha vontade de desistir. Mas olha, na vida temos que lutar pelo que queremos e as coisas boas não conseguimos facilmente. Na minha 6° vez eu tava determinada e pensando positivo que eu ia passar e graças a Deus passei. Foi a sensação de dever cumprido. Ouvir do examinador: Parabéns, está aprovada! Foi musica para os meus ouvidos, rsrsrs. E quando fui buscar minha CNH, me veio um filme na cabeça de tudo que eu gastei, do tempo que eu investi, das orações feitas e o pensamento: Valeu a pena tentar e não desistir. Você vai passar, tenha fé em Deus e confie mais em você.

      1. Oi Jéssica! meu nome também é Jessica e passei pelo mesmo que voce, kkkkkkkk.
        Refiz meu teste 5 vezes, e toda vez que reprovava me sentia super desanimada e triste. Gracas a Deus agora deu tudo certo, agora só alegria! Só nós que já passamos por essa experiencia de reprovar sabemos o quanto é ruim, pois, a carteira de habilitacao é essencial nos dias de hoje. abraço, boa sorte a todos!

        1. Eu me encontro na mesma situação que você reprovei duas vezes.
          na primeira prova encostei na guia, na hora da baliza, dai reprovei.
          na 2 prova, fiz tudo certo mas esqueci de dar seta na hora de estacionar, dai reprovei de novo.

          o que acho que me atrapalha mais é o nervosismo mesmo.
          Estou muito triste, mas vou tentar de novo, e dessa vez espero passar.

  94. Oi gente
    Fiz meu teste pela 4 vez ontem.
    E ontem graças a Deus eu passei
    Todas as vezes que eu reprovei foi na rua , por conta do nervosismo.
    Não via as placas e não prestava atenção
    Mas um dica que eu dou é tudo tem um tempo e Deus sabe de todas as coisas e ele nos capacita !
    Nunca desista dos seus sonhos tá !
    Na quarta vez eu ouvi o tão sonhado A P R O V A D A

  95. Boa tarde pessoal vou começar minha aula pratica no dia 09-11 estou muito ansioso, mas vai da tudo certo.
    Depende apenas de mim.

    1. Tainan não pense que só depende de você, porque se torna uma carga muito pesada. Na verdade é um conjunto você + instrutor + autoescola = resultado (aprovado ou reprovado).
      Existem videos super bacanas na internet, que podem te acalmar (veja apenas os de aprovação kkkk) e que dão dicas do que o seu instrutor tem que te ensinar. Boa sorte!

  96. essas aulas teoricas são cansativas ,desgastantes demais,hoje fui reprovada não por conta dos examinadores ,por minha falha ,acho que meu nervosismo atrapalhou um pouco ou bastante,pois agora querendo ou não vou ter que pagar novamente ,já tinha desenbolsado r$ 1.600. como reprovei na primeira habilitação, para reaproveitamento vou ter que pagar mais r$ 550,00 agora aluguel do carro e mas 4 ou 5 aulas praticas fora outro duda de r$ 229,30 e isso é porque meu processo vence depois de amanhã,senão pagaria só a metade do valor ,mas sem desanimo né ,infelizmente precisamos passar por isso se queremos tudo certo para não ter que comprar a carteira né.que dá vontade dá ,mas é melhor ir pelo certo do que ter problemas , e fora isso vai rolar antes de tudo outra prova teorica ,claro agora sem ter que ir para as chatices das aulas presenciais agora prova teorica direto,depois 5 aulas praticas por r$ 550,00 o que é muito pouco para um custo elevadissimo e após isso tudo detran novamente, fábrica de fazer dinheiro que eles são .vou me candidatar para funcionária desses órgãos só assim fico milionária.

  97. putz olha minha gente não é negatividade não,mas cada dia que passa eles estão apertando o cerco ,e o consumidor final que somos nós (alunos ) é que pagamos muuuuiiiiiito caro por isso,fiz meu exame pratico hoje de primeira habilitação e não consegui,fiz tudo perfeito de inicio mas dentro da vaga ultrapassei a faixa,na linguagem das auto escolas ”queimei a faixa”por centimetros,coisa boba,mas para detran falta grave,reprovação na hora,nunca dirigi na vida então acho que posso ter um desconto,uma desculpa pra isso,só que a piuor covardia do contran ou conatran seja lá a praga que for,deveria estabelecer mais quantidades de aulas práticas que favoreça ao aluno e menos aulas teoricas 45 horas de teoria ninguém aguenta principalmente primeira habilitação aluno também trabalha estuda e etc não consegue terminar em uma semana a não ser playboy ou o filho do prefeito

  98. boa tarde pessoal ,eu acho o seguinte é claro que a responsabilidade e minha,da minha aprovaçaõ,mais depende da auto escola,hoje eu fui fazer o exme e naõ passei mais des do começo fui quase forçado a dar o quepra,hoje a minha vontade e der pagar mais naõ vou pagar,eles nem me mostraram o lugar do exame,so hoje que fui saber,tomei tres falta por naõ ligar a ceta, a raiva ta passando e ja decidi eu vou pagar so a marcaçaõ 250 reais porque nesse país é corrupto demais .e eu naõ vou ajudar esse PAís continuar assim .nunca desiste cre em DEUS que no homem e só corvadia pra nó trabalhadores que pagamos um imposto alto.

  99. Oi gente. Fiz minha prova hoje. Quase bati na baliza depois deixei o carro morrer coisa que nunca acontece comigo e parei longe da guia achei o que ia terminar bem no final para estacionar para acabar não sei seta! Que beleza estou mega chateada e quase nem querendo fazer a próxima é muito triste! :/ força

    1. Oi, Barbara! Não desista, na proxima você consegue, acredite no seu potencial e confie em Deus que ele te tirará todo nervosismo e ansiedade.

    2. Barbara não desista !

      Todos nós podemos
      A baliza se torna um monstro quando nós fazemos ela se transformar
      A dica que eu dou a hora que você entrar no carro e sair já liga a seta
      Tente para bem próxima a guia, quanto mais próximo mais chance você tem !
      E o carro morre por conta do nervosismo mesmo .
      Mas tenta controlar seus pezinhos rsrs
      E não desista faça enquanto você tem chance
      Eu passei pela quarta vez mas passei !
      Então faça enquanto tiver tempo!
      Deus irá te ajudar!
      Peça com fé e confie
      Depois dê noticias
      Beijos

      1. Gente, estou lendo alguns comentários, vou fazer a prova prática pela 4ª vez,espero passar desta vez, em nome de Jesus, é muito constrangedor isso… DEUS no controle…

  100. Estou muito triste fiz minha prova hoje e reprovei na hora de sair da baliza coloquei a re em vez da primeira não bati na baliza mas tentei sair duas vezes colocando a ré brincadeira e me examinador me mandou sair do carro estou péssima.

  101. Boa noite gente sou nova aqui, vim ler alguns comentarios e me identifiquei com muitos, eu to na auto escola, fiz minha prova pratica de moto ontem e graças a Deus passeeei kk, nem acredito ate agora, menos um pra eu ficar tensa, agora e a vez da prova de carro, ainda estou fazendo as aulas, esse ja e meu terceiro processo, entre eles ja fiz 7 provas e reprovei no carro, mas nao vou desistir, vou ate o fim e em nome de jesus vou conseguir minha carteira, minha ultima aula e dia 29/10 to confiante, estou indo muito bem nas aulas, meu grande problema e o nervosismo e a ansiedade, mas dessa vez nao vou deixar isso me atrapalhar, entregarei nas maos de Deus e tudo dará certo.

  102. fiz minha prova dia nove de setembro infelizmente nao passei tenho certeza q fiz tudo perfeito porem a examinadora nao deixou terminar a baliza e me reprovou sem mais neim menos
    estou com medo de ser reproavada novamente o que devo fazer??

    1. Oi, Maria! Sei bem o que está passando, pois reprovei 5x e na 6° eu consegui. O importante é não desistir, se não deu dessa vez, acredite que na próxima vai dar, procure controlar seu nervosismo e não fique perto escutando os outros candidatos, pois eles sempre trazem experiencias e contam historias de amigos e familiares que não passaram e isso traz mais nervosismo ainda. Confie em Deus e em você. O que me ajudou muito foi não ficar perto dos demais, e pensar positivo: “Se os outros conseguem, por que eu não posso também? Eu vou passar!”

  103. Amanhã será minha prova de direção.. Estou muito bem nas aulas.. Espero que o nervosismo não me atrapalhe.. Não vejo a hora de terminar… Preciso só me manter calma.. Que Deus esteja no comando Junto comigo.

  104. Olá fiz meu primeiro teste há um mês, na noite anterior nem conseguir dormir acordava toda hora, mas vai um conselho não fique nervosos o exame é simples demais. Eu fui reprovada na rua , mas quando cheguei na baliza eu percebi como era fácil passar e eu dei muito mole, os avaliadores são seres normais o meu por exemplo até me deu algumas dicas me pedindo pra passar a marcha pedindo pra olhar o retrovisor e etc. Eu fui reprovada por uma coisa que eu nunca tinha feito antes, e era tao fácil de fazer. Por isso que eu digo dirigir vocês já sabem só basta dirigir pra uma pessoa por 10 minutos pra conseguir um papel de autorização ( CNH ) ou seja mantenha a tranquilidade e confie em DEUS ele sabe a hora de todas as coisas nas nossas vidas. Boa sorte á todos nós !

  105. Minha prova ta marcada para dia 29/8, sinceramente estou muito nervosa,antecipado.
    e a primeira vez que faco, torcer para que der tudo certo.
    😉

  106. Minha prova é agora dia 25/8, falta apenas 1 dia pra ela, to morrendo de ansiedade. Tenho fé que vou passar ! ;-;

  107. Acabei de olhar o resultado e fui reprovada 🙁 Fiquei muitíssimo nervosa e deixei o carro morrer 2x. Mas faz parte do processo, da próxima tenho que me controlar mais. Paciência. Aguarda a segunda e ultima tentativa assim espero.

  108. Paaaaaaaaassei, acaber de ver o resultado, foi o fim de semana mais tenso da minha vida, achei que tinha reprovado pois no primeiro segundo de prova após ter ligado o carro engatado (na hora em que fui conferir sacudi a marcha muito leve e achei que tava no ponto morto) e deixei o carro morrer na tentativa de sair só de controle de embreagem, só ai foram duas cagadas que passavam de 3 pontos e era o primeiro segundo de prova mas acho que eles entenderam que faz parte do nervosismo, no mais foi tudo certo, ja sabia dirigir, entrei na garagem de primeira perfeita ( foi o que me salvou) e ele pediu pra ligar o farol alto e simplesmente me deu um branco completo de como se liga um farol alto) mas hoje cedo vi a feliz notícia que passei, sexta feira é carro na mããão graças a Deeus!!

  109. To indo fazer a minha hj 30/07/15 to um pouco insegura em relação a passar pra 3 macha ,da outra vez passei e perdi por isso vou fazer na 1 e 2e ter fe em deus que vai dar tudo certo

  110. BOA TARDE GENTE, VOU DAR ENTRADA NA MINHA CARTA ESSA SEMANA AINDA, POREM FIQUEI COM BASTANTE MEDO PORQUE ME DISSERAM QUE É MUITO DIFICIL ESPERO MESMO CONSEGUIR DE PRIMEIRA.

  111. Vou começar a fazer minhas aulas de direção, e tenho fé em Deus que irei passar de primeira na prova prática. Amém

  112. MUIIIIIIIIIIIIIIIITO OBRIGADO!

    Eu fiz a minha prova na Alemanha e passei!
    Eu li muito esta pagina e pedi a Deus em oracao para que conseguisse. E CONSEGUI!!!!

    DANKE

  113. boa noite pessoal venho aqui para falar que na 5 vez que fui fazer a baliza passei nao fiquei nervosa graças a Deus e consegui fazer tudo sem errar
    Gente falo pra quem for fazer tente manter a calma pois sei que e dificil mais coloque Deus na frente que td vai dar certo

  114. Eu reprovei na minha prova teórica categoria B…Farei meu reteste dia 22/07 e estou muito nervosa,está tudo nas mãos de Deus e eu irei passar!

  115. Acabei de fazer minha prova. Estava muito apreensiva, principalmente porque iria ser avaliada por uma mulher. Então entrei no carro, sei bom dia, sorri e comecei a ajustar os retrovisores, coloquei o cinto, liguei o carro, dei seta, passei a marcha e abaixei o freio de mão.
    O percurso foi tranquilo, PASSEI DE PRIMEIRA. Ela até fez um elogio, dizendo que eu dirigia “bonitinho”.
    Li muitos comentários antes de fazerem a prova então ai vai minha dica: passem confiança ao examinador e esqueçam o mundo lá fora. leva 8 min para dar uma volta no quarteirão, não precisa passar 3 marcha, dá pra fazer tudo na 2° e 1°. Calma na embreagem e boa sorteee !

  116. Olá Pessoal

    eu reprovei 5 vez na prova pra mim não ta fáscio não, amanhã vai ser minha prova e minha ultima tentativa pq meu processo vence dia 14 deste mês, mais tou com fé em Deus que vou passar.
    amém

  117. Olá, pessoal!

    Finalizei as 25 aulas e estou confiante que serei capaz de passar. É preciso ter muita concentração no dia do exame prático, muita calma, muita mesmo, porque as reprovações, em sua maioria, são por excesso de nervosismo.
    Tenham fé, se concentrem, prestem bastante atenção às sinalizações e mantenha o máximo de calma possível.

    “Eu quero, eu posso, eu consigo”

    Após a realização do meu exame, voltarei para dar o feedback do mesmo.

    Abraço! Paz e bem!

  118. Ola fiquei reprovada por duas veses vou tentar mais uma vez se nao conseguir nao sei se vou tentar mas estou bem triste mas nao vou me abalar por isto.bjos boa sorte a todos.confie em deus etudo ele farå.

    1. Fica assim nao.vc e corajosa essa prova e muito injusta para quem esta sobre pressao e timido.vai de novo minha amiga foi 6 vezes na sexta ela passou

  119. Já terminei as 25 aulas práticas, e me sai mto bem, meu exame será dia 24/06/15, confio em deus q vai dá tdo certo.
    Uma boa dica pra tdos q estao nesse processo é q fique tranquilos, acredite em si e coloque em prática tdo q vc aprendeu com seu instrutor.
    Boa sorte pra nós!!

  120. Eu estou assim como se o mundo nao tivesse sentido muito triste. Tres tentativas. E nada tudo na baliza mais vou remarca e fazer pela quarta vez.

    1. Procura fazer pelo retrovisor esquerdo eu fazia e todas davam certo fui segura que ia passar ao menos na baliza mas quando vi o relogio deles nao vi mas nada.vc nao pode achar que e culpa sua nao e eles querem dinheiro por isso essa prova que tem tanta seta e varias coisas para faxer.vai de novo depois se nao conseguir ao menos tentou.

  121. Meu exame prático será amanhã no horário da tarde, espero que não chova e peço a Deus que arranque de mim todo nervosismo e ansiedade, sei que não é fácil, mas sei que é possível. Confio naquilo que aprendi na auto escola e sei que essa é a verdadeira chance de colocar em prática.

  122. estou muito confiante ano em mim em deus por que tudo posso naquele que me fortalece

  123. OLHA, TÁ DIFÍCIL PARA MIM. QUANDO CHEGA A HORA DA PROVA PRÁTICA DE DIREÇÃO, EU ME ABALO E INVETO UMA FORMA DE REPROVAR, MESMO SABENDO TUDO, ME DÁ UM ZIRIGTUR, JÁ FIZ TRÊS VEZES, DAQUI A 20 DIAS FAREI DE NOVO, ESPERO QUE A TÉCNICA VENÇA O MEU NERVOSISMO E EU PASSE DESSA VEZ.

    1. Bom dia ,

      Sofro com o mesmo problema , reprovei trez vezs , começei outro processo agora ,

      Espero que consiga agora !

  124. OLÁ PESSOAL ESTOU TIRANDO MINHA CNH E TENHO MUITA FÉ QUE IREI PASSAR JÁ ENTREGUEI NAS MÃOS DE DEUS .NELE EU CONFIO. BOA SORTE A TODOS.

  125. pessoal estou desminado reprovei no exime do detrar fiquei muito nervoso dai bati na baliza
    estou pronto para ha próxima vez

    1. Normal eu tambem e conheco inumeras pessoas que foram reprovadas.essa prova foi feita para reprovar mesmo.mas nao podemos desistir.

      1. pior que é mesmo ,foi feita para reprovar eles inventam leis de transito e provas no detran que favoreça ao erro do aluno e favoreça a eles pois se somos reprovados temos que fazer tudo de novo o que é uma sacanagem

  126. estou com 18 aulas praticas,acho que tou muito confiante que vou passar de primeira treine muito pra isso espero que na hora do exame posso fazer tudo certo

  127. Comecei minhas aulas praticas há poucos dias. Já fiz 3 aulas. Mas não estou muito bem ainda não. Estou preocupada. Tomara que eu consiga aprender com as orientações do instrutor, pois tenho medo de reprovar.
    =(

  128. minha irma rodou pela 3 vez,essa ultima porque deixou o carro perto do ferrinho da esquerdanao sei se isso e correto,penso que e uma maneira de tirar dinheiro do povo pois na cidade dela so tem uma auto escola,

  129. Gente to muito feliz hoje fiz a prova e consegui passar de primeira…até agora minha ficha não caiu….por isso estou aqui p dizer que nunca vce deve desistir….achar que tdo está acabado…p mim n foi nada fácil, também reprovei no psicotecnico,na prova escrita 2 vezes….estava no meu 2 processo, e sempre confiante q eu iria chegar lá, não deixe de acreditar em vce….nada é impossivél…acredite 1 em Deus,e o resto deixa rolar….nao deixe o nervossismo tomar conta porque so atrapalha….veja minha situacão….meu teste foi as 8:oo da manha….tenho uma filha de 2 anos que não me deixou dormir direito….amanheceu chovendo…mas mesmo assim não me abalei..nao tomei nenhum calmante,e fui confiante…..fiz a baliza no tempo certo,naõ fiquei preocupada com o examinador ficar c aquela prancheta anotando…foquei no que tinha aprendido nas aulas…terminei a baliza e ja fui p rua…ai ele mandou estacionar, e levou o carro até o detran e nao falou nada….só esperei ele falar c meu instrutor e recebi a tão sonhada frase vce passou….foi maravilhosooooooo….espero que eu tenha ajudado c minhas dicas….acredite que vce é capaz e tudo tem seu tempo….abraços a todos e boa sorte!!!

  130. Estou muito ansioso minha prova e dia 18/11/14, porem estou muito confiante que passarei de primeira. Prestei muita atenção durante as aulas e não vejo motivo para ser reprovado.

  131. fiz minha 1ª prova pratica e fui reprovado por atenção… logo ao sair com o carro pra baliza esqueci de olhar o retrovisor só ai ja perdi 2 pontos! ai coloquei o carro na baliza e na hora de sair a ré não entrou. perdi de bobeira eu acho.. na minha opinião espero que na minha segunda tentativa eu consiga , eu estava muito confiante e ansioso que nem acreditei quando o cara falo pra eu desligar o carro.

  132. Nossa estou começando a ficar nervosa,a minha prova serà no dia 24 de Outubro,faz tempo que terminei as aulas,mais vou fazer uma revisão antes,mais lembro direitinho das aulas pois prestei muita atençâo no que meu estrutor falava e ensinava,o que ensina agente a dirigir è o dia- dia,espero que eu passe porque atè agora eu passei em tudo de primeira,tà nas mâos de Deus.

  133. Oi gente fiz a minha prova pratica do detran ontem fiquei muito nervosa mais coloquei tudo nas maos de Deus e paseeeeeeeeeeei estou muito feliz e deixo uma dica confiança no Deus que tudo pode boa sorte pra quem esta passando por isso

    1. valeu pelo incentivo de todos !!!!!!!
      agente precisa muito disso porque ha pessoas que dizem que nos nao vamos conseguir mas deus e poderoso e vai agir!

  134. Eu nunca havia dirigido e consegui passar de primeira no Exame do Detran. O segredo é se dedicar nas aulas, e na hora do exame manter a calma. O instrutor não menos que você deve ser dedicado e atencioso, eu tive essa sorte. Os examinadores são meio intimidadores, mas não caia nesta estratégia deles, seja firme e mostre o que sabe.
    Agora estou me aventurando em tirar habilitação categoria A… ansiosa!!! 😉

    1. Estou terminando hoje minhas aulas práticas e meu exame está próximo, porém achei 20 aulas muito pouco pra quem nunca dirigiu. Mas mesmo assim, vou confiante para o exame. A baliza achei fácil, porém a controle de embreagem na ré, achei difícil.

      1. Se.pré fui dependente do meu esposo para usau o carro para onde eu fosse. Agora infelizmente ele faleceu. Hoje estou tentando tirar CNH estou confiante em Deus. Se não for dessa vez tentarei novamentente!!!!!

      1. Olha, na minha opinião, no seu caso tem que fazer tudo de novo!
        Sério desde o inicio, dar entrada na auto escola, comprar laudo, assistir aula teórica, fazer simulado, ai sim vai praticar e ore a Deus que te dê força de vontade pra conseguir, torço por você e por todos que ainda não tiraram ou não passaram.

Os comentários estão fechados.