Prova eletrônica do Detran: Simulado e dicas para ser aprovado

A Prova Eletrônica do Detran começou a ser implantada no país a alguns anos para substituir a Prova Teórica feita em papel, que permitia que houvessem fraudes e cola nas respostas. Desde então todas as pessoas que forem realizar as provas de Renovação de CNH ou Prova Teórica para tirar a primeira habilitação, serão avaliadas pelo método da Prova Eletrônica.

A tecnologia veio para melhorar o sistema, e a Prova Eletrônica só tem pontos positivos a oferecer, o processo fica muito mais ágil, as questões de Legislação de Trânsito podem ser lidas e interpretadas de uma maneira melhor pelo computador, além de que o resultado da prova sai no exato momento que o candidato terminar a prova!

Este novo modelo de avaliação deixa o processo todo mais dinâmico e permite ao candidato concluir o processo para adquirir a primeira habilitação mais rapidamente. Assim que concluir a prova com sucesso, já saberá o resultado e se for aprovado estará liberado para a próxima etapa, do contrário a prova será remarcada.

prova-eletronica-do-detran

O processo é extremamente seguro e evita tentativas de fraude em todo o país, sem contar nos benefícios de economia, pois com as provas digitalizadas, não será gasto dinheiro com a impressão de provas e documentos pertinentes ao processo escrito.

Para fazer a Prova Eletrônica do Detran, o candidato deverá ter sua digital lida pelo leitor biométrico do computador, que verificará a identidade do mesmo, em seguida a prova começa e o candidato a responde através de um pequeno teclado simples, nada complicado como você pode ver na imagem acima.

Em cada questão basta marcar a alternativa correta, e usar o botão de seta para avançar ou retroceder para outras questões, ao término da prova, basta clicar em finalizar e as respostas serão enviadas pelo sistema, no mesmo momento o sistema já retornará o resultado final da prova.

Simulado da prova eletrônica do Detran


Se você não tem costume de lidar com computadores, e tem algum receio ou medo de fazer a Prova Eletrônica, saiba que existem diversos simulados online para que você possa praticar. Inclusive o próprio Detran de cada estado disponibiliza o seu simulado online. No link abaixo você poderá acessar o simulado da Prova Eletrônica do Detran SP, um dos melhores que já encontrei.

Simulado online do Detran SP: http://www.detran.sp.gov.br/simulado

É tudo muito simples, basta escolher a finalidade da prova, e clicar em “Iniciar” no teclado virtual que simula o máximo possível o teclado real que será usado no dia da Prova Eletrônica.

O simulado é de extrema importância para você ser bem sucedido nesta Prova Teórica Eletrônica, ajuda bastante a estudar e praticar para a prova, pois o processo é muito mais intuitivo do que pegar o velho papel e caneta e ir praticando, chega a ser divertido aprender e avaliar o conhecimento logo em seguida.

Ao término da Prova Eletrônica simulada, você pode conferir sua pontuação e resultado, além de obter as respostas corretas das questões que tiver errado, assim quanto mais praticar mais aprenderá.

simulado da prova eletronica do detran

Dicas para ser aprovado!


Tão importante quanto o estudo é ter calma! Na hora de fazer a Prova Teórica Eletrônica do Detran, você deve manter a postura e a calmaria a todo momento, de nada adianta estudar muito e na hora da prova você perder o controle e fazer a prova com a mente confusa. As questões possuem pontos que precisam ser bem interpretados e outras exigem conhecimento específico da situação ou Legislação de Trânsito, portanto você usará o conhecimento obtido em estudo.

Se tiver calma, já será um grande passo para que você seja aprovado. A prova possui 30 questões, para ser aprovado é necessário um acerto mínimo de 21 questões, claro que você tem que tentar acertar o máximo possível, não somente as 21 questões, mas quanto mais melhor.

O tempo dado para fazer a prova é mais do que suficiente, esse é outro motivo para não perder o controle.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que estudar para fazer a prova, livro, apostilas e etc. Saiba que o livro e apostila vão lhe ajudar, mas nunca tanto quanto o simulado pra testar na prática os seus conhecimentos. Então estude bastante, com livro, apostilas e na internet, mas nunca deixe de fazer vários simulados e ir comparando os seus resultados, quando você conseguir fazer o simulado acertando mais de 21 questões em pelo menos duas vezes que o fizer, você já saberá que está mais do que pronto para fazer a prova.

Seguindo estas dicas, você poderá fazer a prova com tranquilidade e segurança, confiando em si mesmo pois você se dedicou e estudou o máximo possível, e de certo que seu estudo será recompensado, então é ir confiante e resolver logo essa prova para conseguir passar pro próximo passo da conquista da tão sonhada primeira habilitação.

Vale a pena ler também: