Posso renovar minha CNH em outra cidade?

Você está dirigindo em um estado diferente daquele em que tirou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ela está preste a vencer? Posso renovar minha CNH em outra cidade? Neste texto, iremos orientar o que você deve fazer.

A CNH tem a validade de até cinco anos. Para condutores acima de 65 anos, a validade da CNH é de três anos.

Nesta perspectiva, a renovação do documento deve ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da habilitação e o condutor pode dirigir legalmente somente depois de 30 dias após o vencimento da carteira.

A renovação da CNH pode ser feita pela internet no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do seu estado ou pessoalmente em um posto de atendimento do órgão.

Posso renovar minha cnh em outra cidade

Como renovar a CNH em outro estado?


Posso renovar minha CNH em outra cidade? No caso de sua CNH esteja regular, ou seja, não esteja nem suspensa ou cassada, o motorista precisa fazer a transferência do documento para o seu novo endereço.

Para isso, é preciso ir ao DETRAN mais próximo da cidade em que você mora com os seguintes documentos (originais e cópia):

  • CNH;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência do seu novo endereço (recente).

Com esses documentos, é possível pedir a solicitação de transferência.

Para a renovação e transferência, você vai ter que pagar uma taxa que depende de cada estado.

É preciso estar atento a este prazo de renovação, já que dirigir com a carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias é uma infração de natureza gravíssima com a adição de sete pontos na carteira e multa de R$ 293.47.

Isso porque a renovação incide no acompanhamento da condição física e mental do motorista, visando a segurança do condutor e todos as outras pessoas envolvidas no trânsito.

Como fazer a transferência da CNH para outro estado?


A transferência da CNH pode ser feita sempre que o condutor passe a morar em um município em que a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretan) for diferente daquela em que foi registrada sua CNH.

É possível fazer a transferência antes da CNH vencer  e o processo é muito simples, já que a transferência é feita e uma nova carteira é emitida com o registro da nova.

Para isso é preciso comparecer a um posto do DETRAN com os originais e cópias do RG, CPF, CNH e comprovante de endereço.

Será feita uma pesquisa de possíveis problemas que possam impedir que seja feita a transferência, como suspensão da CNH por excesso de pontos, por exemplo.

O motorista vai preencher na própria unidade de atendimento um formulário eletrônico (planilha Renach), onde será adicionada as novas informações. Também será feita a coleta biométrica.

Um boleto será emitido para o pagamento de E$ 149,72 e deverá ser entregue no balcão de atendimento.

Após isso, um protocolo de transferência da CNH é lhe dado e basta você esperar em casa para receber a sua CNH.

Transferir a CNH para o outro estado antes que haja o vencimento da CNH para fazer a renovação é a melhor opção, pois faz com que o processo seja menos demorado.

Entretanto, quando houver o vencimento da CNH, você vai ter que fazer novamente a renovação, pois o vencimento da CNH está relacionado ao prazo de expiração dos exames médicos e avaliação psicológica.

Assim, a resposta para “Posso renovar minha CNH em outra cidade?” é SIM! Desde que não haja nenhum problema de suspensão ou cassação de seu documento.

Caso haja algo que impeça de fazer a renovação, será preciso antes fazer a regularização, no caso da suspensão um curso de reciclagem e da cassação esperar o tempo determinado de acordo com a sua penalidade para fazer um novo processo habilitação.

Vale a pena ler também: