Você está dirigindo em um estado diferente daquele em que tirou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ela está preste a vencer? Posso renovar minha CNH em outra cidade? Neste texto, iremos orientar o que você deve fazer.
A CNH tem a validade de até cinco anos. Para condutores acima de 65 anos, a validade da CNH é de três anos.
Nesta perspectiva, a renovação do documento deve ser solicitada a partir de 30 dias antes do vencimento da habilitação e o condutor pode dirigir legalmente somente depois de 30 dias após o vencimento da carteira.
A renovação da CNH pode ser feita pela internet no site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do seu estado ou pessoalmente em um posto de atendimento do órgão.
Como renovar a CNH em outro estado?
Posso renovar minha CNH em outra cidade? No caso de sua CNH esteja regular, ou seja, não esteja nem suspensa ou cassada, o motorista precisa fazer a transferência do documento para o seu novo endereço.
Para isso, é preciso ir ao DETRAN mais próximo da cidade em que você mora com os seguintes documentos (originais e cópia):
- CNH;
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência do seu novo endereço (recente).
Com esses documentos, é possível pedir a solicitação de transferência.
Para a renovação e transferência, você vai ter que pagar uma taxa que depende de cada estado.
É preciso estar atento a este prazo de renovação, já que dirigir com a carteira de habilitação vencida há mais de 30 dias é uma infração de natureza gravíssima com a adição de sete pontos na carteira e multa de R$ 293.47.
Isso porque a renovação incide no acompanhamento da condição física e mental do motorista, visando a segurança do condutor e todos as outras pessoas envolvidas no trânsito.
Como fazer a transferência da CNH para outro estado?
A transferência da CNH pode ser feita sempre que o condutor passe a morar em um município em que a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretan) for diferente daquela em que foi registrada sua CNH.
É possível fazer a transferência antes da CNH vencer e o processo é muito simples, já que a transferência é feita e uma nova carteira é emitida com o registro da nova.
Para isso é preciso comparecer a um posto do DETRAN com os originais e cópias do RG, CPF, CNH e comprovante de endereço.
Será feita uma pesquisa de possíveis problemas que possam impedir que seja feita a transferência, como suspensão da CNH por excesso de pontos, por exemplo.
O motorista vai preencher na própria unidade de atendimento um formulário eletrônico (planilha Renach), onde será adicionada as novas informações. Também será feita a coleta biométrica.
Um boleto será emitido para o pagamento de E$ 149,72 e deverá ser entregue no balcão de atendimento.
Após isso, um protocolo de transferência da CNH é lhe dado e basta você esperar em casa para receber a sua CNH.
Transferir a CNH para o outro estado antes que haja o vencimento da CNH para fazer a renovação é a melhor opção, pois faz com que o processo seja menos demorado.
Entretanto, quando houver o vencimento da CNH, você vai ter que fazer novamente a renovação, pois o vencimento da CNH está relacionado ao prazo de expiração dos exames médicos e avaliação psicológica.
Assim, a resposta para “Posso renovar minha CNH em outra cidade?” é SIM! Desde que não haja nenhum problema de suspensão ou cassação de seu documento.
Caso haja algo que impeça de fazer a renovação, será preciso antes fazer a regularização, no caso da suspensão um curso de reciclagem e da cassação esperar o tempo determinado de acordo com a sua penalidade para fazer um novo processo habilitação.
Boa tarde, não entendi se posso renovar minha cnh de uma cidade em outra cidade dentro do mesmo estado !