Posso renovar minha CNH antes de vencer?

Renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser uma missão menos complicada para quem tem as informações corretas sobre o método. No artigo de hoje, vamos conversar sobre a dúvida mais comum entre os motoristas o “eu posso renovar minha CNH antes de vencer?” será respondido aqui.

Sim eu posso renovar minha CNH antes de vencer, a renovação pode ser pedida 30 dias antes da data do vencimento real da habilitação e você, motorista, também pode dirigir com o documento não renovado durante 30 dias.

E, cá entre nós, dentro desse papo de amigos podemos dizer que renovar a CNH antes dela chegar ao seu prazo final de validade é a melhor coisa a ser feita, não é mesmo? Essa é a melhor forma de evitar que sua CNH esteja desativada enquanto precisa, e também evitar possíveis multas.

De acordo com o Detran de São Paulo, a renovação antes desses 30 dias só pode acontecer em situações onde o motorista não terá nenhuma condição de realizar o processo nos dias solicitados, como uma viagem para fora do país ou contrato de trabalho e admissões em cursos de outras regiões.

Nessas situações antes mesmo dos 30 dias que pré estabelecem a data de validade eu posso renovar minha CNH antes de vencer. Se essa é também a sua situação basta apresentar os documentos originais e cópias que comprovem o tempo fora.

A resposta para isso é simples, né? E pensando em todas as outras dúvidas comuns em relação a renovação da CNH que separamos mais pontos a respeito:

posso renovar minha cnh antes de vencer

Posso renovar minha CNH antes de vencer: dúvidas frequentes


1 – Onde posso renovar a minha CNH

A renovação da CNH pode ser solicitada pessoalmente ou via internet no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou na Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) aonde a documentação está registrada. Em determinados estados e também no Distrito Federal, a renovação também pode ser realizada diretamente nas clínicas credenciadas.

2 – Quais são os passos para renovar a CNH no Detran:

– Faça o agendamento pelas vias que citamos acima;

– Vá até o órgão com todos os documentos necessários, incluindo o protocolo de agendamento;

– Realize o exame médico em uma clínica credenciada. Motoristas de ônibus, taxistas ou qualquer outro profissional que exerce trabalho remunerado de transporte de pessoas ou bens precisam realizar novamente o exame psicotécnico;

– Não esqueça de pagar a taxa de renovação da CNH;

– Volte ao Detran, portando o resultado do exame médico, e o psicotécnico se for o seu caso, sem esquecer o comprovante de pagamento que finalizará o procedimento;

– Faça a retirada da habilitação no Detran dentro do prazo informado ou espere o envio da CNH pelos Correio.

3 – Como faço para renovar a CNH que já venceu e ultrapassou o limite de 30 dias?

O procedimento para quem precisa renovar a CNH que já venceu há mais de 30 dias é o mesmo que ocorre para a que ainda não venceu. Não tem problema renovar o documento mesmo após o prazo de validade, só não é possível permanecer dirigindo após os 30 dias de vencimento.

Essa última questão relembra a importância de estar atendo as datas de vencimento presente na Carteira Nacional de Habilitação e também ressalta a importância de procurar renovar a carteira antes mesmo dela vencer, como já conversamos antes, melhor se adiantar do que ficar sem poder dirigir, né?

Outra coisa: lembre-se que a renovação antecipada só é válida para os condutores que já tem a habilitação permanente, o que ainda estão com a CNH provisória precisam, obrigatoriamente, esperar um ano e um dia para a renovação.

Um comentário

  1. Perdi minha meus documentos e junto se foi minha cnh, hoje quero adicionar o ear na minha cnh a qual vai vencer daqui 3 meses, posso renovar 3 meses antes já q estou sem ela? Ou peço 2 via para adicionar o ear? Vou ter que fazer o psicotécnico hoje é daqui 3 meses novamente?

Os comentários estão fechados.