Permissão para dirigir: O que é? Como funciona?

Se você está tirando sua Carteira Nacional de Habilitação pela primeira vez, deve ter dúvidas sobre a Permissão para Dirigir (PPD). Neste texto iremos falar de todos os detalhes sobre esse documento.

Para que a CNH se torne definitiva, durante um ano todo motorista recebe uma Permissão para Dirigir.

No visual, a Permissão para Dirigir é igual a CNH. O que há de diferente é que está escrito “Permissão” em um campo após a filiação. O documento tem validade de somente um ano, pois é transitório.

Contudo, há algumas regras que o motorista precisa seguir enquanto estiver com esse documento.

Que infrações o motorista não pode cometer com a Permissão para Dirigir?


No seu primeiro ano como habilitado para dirigir, você está em uma espécie de “teste” e não poderá cometer infração de natureza grave ou gravíssima e também reincidir em uma infração média.

O condutor não pode ainda ter acumulado uma pontuação igual ou superior a 20 pontos no período em que está com a PPD.

Se isso ocorrer, o motorista vai precisar recomeçar do início todo o processo para a retirada da carteira de habilitação (exames médicos, avaliação psicotécnica, carga horária de aulas teóricas e práticas e os exames teóricos e práticos).

Somente após refazer todo esse processo, que será possível obter uma nova Permissão para Dirigir e novamente ter que cumprir todos os requisitos em relação ao cometimento das infrações.

Entretanto, a depender da infração, o condutor pode ainda ter como punição ficar até um ano sem o direito de dirigir. Ou seja, só vai poder dar entrada em outro processo para a retirada da carteira de habilitação após um ano sem dirigir.

permissão para dirigir

Posso conduzir em todas as vias com a Permissão para Dirigir?


Muitas pessoas pensam que com a Permissão para Dirigir o motorista tem restrição em conduzir em determinadas vias. Mas, isso é um grande mito, pois não há nenhum impedimento para quem está portando a PPD.

Isto é, o recém-habilitado poderá dirigir em todas as vias públicas que são abertas à circulação, como qualquer outro motorista.

Entretanto, vale ressaltar que dirigir em rodovias requer atenção redobrada, pois como o limite de velocidade permitido é maior, em uma situação de imprevisto será exigido uma reação rápida do condutor, que pode não está preparado pela pouca experiência no volante.

Por isso, recomenda-se adquirir mais habilidade no trânsito antes de começar a dirigir em rodovias, principalmente naquelas que possuem tráfego intenso.

O que fazer quando a Permissão para Dirigir vencer?


Depois de um ano com a PPD, o motorista pode dirigir somente por mais 30 dias com esse documento. Este é o período necessário para dar entrada em sua CNH definitiva.

O primeiro passa para isso é entrar no site do DETRAN e emitir o Documento Único do DETRAN (Duda) para pagamento.

Com o Duda pago, basta fazer o agendamento no site do DETRAN e no dia marcado ir até o local agendado portando os documentos requeridos, que são a original de sua PPD, documento de identificação, original e cópia do comprovante de residência e original do Duda pago.

Depois de diversos exames e muitas horas de aulas práticas e teóricas, você certamente não vai querer perder sua Permissão para Dirigir, não é mesmo?

Como vimos, o período em que o condutor está portando a Permissão para Dirigir é um tempo de experiência, como se fosse um estágio para que o motorista tenha um bom comportamento no trânsito e muita atenção.

Por isso, para ser um bom motorista e evitar conseguir sua CNH definitiva, priorize em todos os casos a sua segurança e a dos outros motoristas e pedestres.

Vale a pena ler também: