O que é direção defensiva

A direção defensiva é a forma de dirigir para que não ocorra acidentes, mesmo que existem ações incorretas (erradas) dos outros, além de condições adversas (contrárias) que podem aparece nas vias de trânsito.

Para praticar este meio é necessário ter conhecimento em legislação de trânsito, mas também como deve ser o seu comportamento no dia a dia com o veículo.

Na maior parte das vezes a imprudência é responsável por acidentes e a ocorrência de diversas infrações. Para evitar, os órgãos adotam medidas para que na direção ocorra a melhor condução. Com esta mudança nos hábitos dos condutores é possível trazer mais segurança no trânsito. No geral os elementos ajudam que o motorista consiga dirigir com educação, eficiência e segurança.

Para conseguir colocar na prática a direção defensiva, veja a seguir os principais elementos para que seja possível evitar acidentes de trânsito:

Direção defensiva – Conhecimento


O que é direção defensiva

Neste caso o motorista precisa ter conhecimento dos seus deveres e direitos independente da situação de trânsito, seja como condutor ou pedestre. Com isto é possível evitar tomar atitudes que ocasionem acidentes ou danos aos usuários da via.

Através do Código de Trânsito Brasileiro é possível ficar por dentro das leis e resoluções. Alguns procedimentos do condutor podem ser infrações ou penalidades de trânsito, portanto é necessário ter conhecimento, além, do bom senso.

Direção defensiva – Atenção


O veículo motorizado ao circular em vias terrestre exige uma atenção, portanto, procure manter atenção no trânsito e não distraia em conversas, com som ou rádio.

Neste caso, a atenção precisa ser direcionada em todos os elementos como sinalização, tempo entre outros, inclusive pelas condições físicas e mentais do condutor, sem esquecer-se dos cuidados e a manutenção do veículo, tempo de deslocamento, conhecimento prévio do percurso, entre outros.

É fundamental que o motorista fique em alerta todo o tempo que estiver em um veículo, assim ele pode conscientizar sobre as situações e tomar uma atitude para evitar o acidente.

Direção defensiva – Previsão


Neste caso a direção defensiva apresenta que o motorista precisa estar preparado para saber prever algumas eventualidades do dia a dia.

Com as previsões é possível que as mesmas sejam desenvolvidas e ocorram em ação próxima (imediata) ou distante (mediata), desde que tenha conhecimento. No entanto, a previsão exige que o mesmo tenha conhecimento do trânsito e do que elas englobam como equipamentos obrigatórios e os cuidados com os veículos.

Ou seja, é fundamental fazer uma revisão no veículo, abastecer o combustível, sem esquecer-se de ver os equipamentos obrigatórios e fazer previsões mediatas, outro exemplo é ao notar um pedestre ou um cruzamento perigoso saber prever para evitar qualquer complicação.

Direção defensiva – Decisão


Neste caso sempre que existe a necessidade de tomar uma decisão em uma situação de perigo é preciso observar os conhecimentos das alternativas, inclusive possibilidades do veículo, das leis e normas.

No entanto, todas estas decisões são influenciadas por:

  • Conhecimento das condições do veículo e da via;
  • Habilidade;
  • Previsão das situações de risco;
  • Tempo e prática de direção;

Portanto, sempre que for renovar o exame de habilitação, o usuário que não apresentar o curso de Direção Defensiva e Primeiros Socorros, vai ser submetido conforme art. 150 do CTB e Resolução nº 50 – CONTRAN.

O ideal é estar preparado e fazer a escolha correta para evitar acidentes de trânsito, e tomar uma decisão rápida e precisa para saber lidar com as situações de risco.

Leia também: Como ficar tranquilo no exame de direção

O que é direção defensiva4

Direção defensiva – Habilidade


A habilidade acontece através da prática e do aprendizado, neste caso ele ocorre com o manuseio do veículo e com as manobras. Ao longo deste tempo é possível fixar estes procedimentos e garantir a habilidade para dirigir em vias urbanas e rurais.

Em conjunto com as outras especificações, é possível que o controle tenha a direção preventiva em sua rotina, porém, é necessária a junção de todos estes meios no seu dia a dia para que ele seja um bom motorista e saiba lidar com situações adversas.

Deste modo, a direção defensiva só vai dar certo se o mesmo conhecer e praticar os elementos básicos. Como auxílio, uma opção é consultar sempre que tiver qualquer dúvida o Código de Trânsito Brasileiro. Lembrando sempre de ficar atento as mudanças e dirigir dentro da lei.

Vale a pena ler também: