O que é coleta biométrica do Detran

O Detran adotou novos procedimentos para emitir e renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), neste procedimento, inclui-se a Coleta Biométrica.

A Coleta Biométrica, nada mais é do que a obtenção das digitais de identificação dos indivíduos habilitados no país, para que sejam adicionadas ao banco de dados, havendo assim maior controle, segurança e agilidade nos processos de renovação de CNH e outros.

Todos os candidatos à tirarem a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovação ou mesmo adição de Categoria, deverão fazer primeiramente um cadastro prévio no site do Detran e então agendar a coleta biométrica, para que seja feita a validação dos documentos.

Como faço a Coleta Biométrica?


Para iniciar o processo, o condutor deve procurar a Unidade Central de Identificação (UCI), que fica na sede do Detran, para que seja feita a Coleta Biométrica do mesmo, com a imagem da assinatura e digitais do indivíduo. Somente após concluir esta etapa é que é aberto o processo de renovação da CNH para aqueles que querem renovar, ou mesmo adicionar uma nova Categoria na CNH.

Aos que estão tirando a primeira habilitação, também se faz necessário a Coleta Biométrica. Nestes casos, é feito um agendamento pela internet no site do Detran com os dados do candidato, em seguida é impressa uma ficha de inscrição, juntamente com o boleto do serviço. Então é responsabilidade do candidato verificar a veracidade das informações contidas na ficha de inscrição. Se tudo estiver ok, o boleto deve ser pago, e então ficará agendado a Coleta Biométrica, bem como a validação documental.

O candidato à CNH deverá comparecer ao Detran levando tanto a cópia quanto as versões originais dos documentos solicitados na inscrição para fazer a validação da documentação e da Coleta Biométrica.

Para condutores habilitados que estão querendo renovar a CNH, se este tiver tido alguma alteração em seus dados pessoais, como por exemplo, mudança de endereço, será necessário apresentar a respectiva documentação original comprobatória no exato momento do cadastro, juntamente com a devida cópia na hora da abertura do processo da Coleta Biométrica.

Esse procedimento se tornou obrigatório, e agora se estende até mesmo aos condutores que desejam iniciar o processo de Renovação por meio das autoescolas credenciadas. Sendo assim, em algum momento o Denatran terá conseguido fazer a Coleta Biométrica de todos os motoristas do país, visto que os novos candidatos à primeira habilitação já passam pelo processo, e os habilitados serão obrigados a passarem pelo processo no momento da renovação de sua CNH.

o que é coleta biométrica do detran

Benefícios da Biometria


Como citado acima, a biometria irá agilizar processos e torna-los mais seguros na identificação correta dos condutores habilitados.

Mas o sistema se torna extremamente útil para registrar a frequência dos alunos nas aulas teóricas e práticas, garantindo assim que o mesmo receba todo o conteúdo necessário para se formar de forma adequada, como um condutor que tem total consciência de suas ações no trânsito e não representando qualquer ameaça à sociedade e ou a segurança no trânsito.

Como foi enfatizado pelo presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho, o objetivo da instituição é elevar cada vez mais o nível de conhecimento, formando assim motoristas e motociclistas que exerçam a cidadania no trânsito.

Vale a pena ler também: