O que é aquaplanagem? Dicas para evitar

Em dias de chuva, o motorista deve ter atenção redobrada. Neste texto, vamos falar o que é aquaplanagem e dar dicas para evitar.

A aquaplanagem ocorre quando a água fica entre os pneus e o asfalto. Nesta situação, há a perda do contato do carro com o solo.

As mudanças de clima são impossíveis de ser controladas, por isso, é recomendado que o motorista tome algumas medidas para evitar a aquaplanagem.

Os sulcos são as estruturas dos pneus responsáveis pela drenagem da água do asfalto.

Em caso de chuva ou de pneus carecas em que há pouca ou nenhuma profundidade, a água que fica entre o pneu e o piso vai ter dificuldade de escoar, o que aumenta consideravelmente o risco de aquaplanagem.

Além do mais, a aquaplanagem está ligada a diversos fatores, como a conservação dos pneus, estado do asfalto, quantidade de água na pista e entre outros. A seguir, confira 5 dicas para evitar a aquaplanagem:

Como evitar a aquaplanagem

  1. Faça o rodízio de pneus a cada cinco mil quilômetros


Fazer o rodízio do jogo de pneus é importante para que haja o degaste uniforme. Com isso, a vida útil deles vai ser prolongada, além de evitar que o carro perca rendimento.

Os pneus da frente possuem um desgaste maior que os traseiros já que são mais forçados pelo sistema de tração e direção, que estão localizados na parte dianteira.

  1. Mantenha o alinhamento e balanceamento em dias


O alinhamento está relacionado ao equilíbrio do veículo e deve ser realizando quando o motorista notar dificuldade em conduzir o veículo em linha reta ou quando ele puxa para um dos lados.

Já o balanceamento ocorre nos pneus e rodas e indica-se fazer a cada dez mil quilômetros rodados, quando o motorista sentir vibrações no veículo ou ainda quando há algum tipo de choque brusco contra um obstáculo.

Tanto o alinhamento quanto o balanceamento, estão ligados à melhor forma de conduzir um veículo e a segurança do condutor e de todos aqueles que fazem parte do trânsito, incluindo em casos de aquaplanagem.

  1. Se for trocar apenas dois pneus coloque os novos na parte traseira


Ao comprar apenas dois pneus novos, o recomentado é colocar na traseira do veículo e os que estavam na traseira passarem para frente.

Isso porque, quando os pneus são mais novos, a água escorre com mais facilidade por seus sulcos e canais, fazendo com que eles se saiam melhor em caso de aquaplanagem.

Além disso, quando os pneus da frente começam a aquaplanar, se dá a subvirage, que faz com que o veículo tenha dificuldade em fazer a curva, pois vai continuar indo em linha reta.

Para resolver esse problema e ter maior controle do carro, é preciso tirar o pé do acelerador.

No caso da aquaplanagem nos pneus traseiros, ocorre a sobrevirage, que é um caso mais grave que faz com que o carro tenha a tendência de girar de forma aguda ao fazer a curva.

Isso ocorre, pois os pneus traseiros vão estar sem tração e com a borracha desgastada para escorrer a água. Esta situação é difícil de controlar e pode causar acidentes fatais.

  1. Evite usar pneus de marcas diferentes


Cada pneu tem diferença em relação a seu tamanho, desenho e construção, o que faz com que tenha comportamentos diferentes.

Por causa disso, o mais recomendado é usar pneus da mesma marca o modelo para não influenciar no desequilíbrio no conjunto e para que o motorista tenha um maior controle na hora de dirigir.

Além disso, a diferença no desenho dos pneus pode causar diferenças de frenagem e tração, tanto em pistas secas ou molhadas.

Caso não seja possível usar pneus idênticos, tente ao menos manter o mesmo eixo de pneus da mesma marca e modelo.

  1. Em pista molhada, não dirija em alta velocidade


Em casos de pista molhada, o ideal é reduzir a velocidade do veículo e sempre acionar o freio antes de passar por uma poça d’água. Em hipótese alguma trafegue acima de 80 km/h.

Ao olhar pelo retrovisor, veja se os pneus estão deixando marcas na estrada. Se isso ocorrer, as chances de aquaplanagem são maiores.

o que é aquaplanagem

Como agir em caso de aquaplanagem?


Sabendo o que é aquaplanagem e o que influência para que ocorra esta situação, mesmo seguindo as recomendações acima ainda ocorra aquaplanagem, nesses casos tomar as atitudes abaixo vai diminuir consideravelmente o risco de acidentes. Veja o que fazer:

  • Retire os pés do acelerador, segure firme no volante e não pise bruscamente no freio;
  • No caso do veículo ter feios ABS, que impede o travamento das rodas, aplique a força no pedal do freio, até que o controle total do veículo seja mantido;
  • Quando você sentir que os pneus voltarem a ter contato com o solo, gire a direção levemente de um lado para o outro. Dessa forma, você vai sentir se o veículo recuperou a aderência de forma total.

Agora que você já sabe o que é aquaplanagem e como evitar, mantenha a manutenção dos pneus de seu veículo em dias. Esta é a melhor maneira de diminuir os riscos de acidentes em caso de fortes chuvas e pista molhada.

Vale a pena ler também: