Multa por andar no acostamento

Com certeza você já se deparou com aquele trânsito insuportável quando estava viajando para algum lugar, ou mesmo na hora de voltar do trabalho não é? E muitas pessoas nem tem compromisso de chegar em um determinado horário no seu local de destino, mesmo assim o estresse e nervosismo acaba fazendo com que essas pessoas queiram chegar logo no seu destino, e é aí que acabam usando o acostamento, o que resulta claramente em multa por andar no acostamento!

De fato que ninguém gosta de ficar preso por horas em um trânsito caótico, porém realizar infrações seja lá qual for, não deve estar dentro das opções de ninguém, mas é o que muitos acaba fazendo e já se tornou algo até natural nesses momentos.

A multa por andar no acostamento e ultrapassagens perigosas pelo mesmo já representam cerca de 11% do total de multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal, num período médio de 1 ano.

Ou seja, a multa por andar no acostamento é muito mais comum do que imaginamos, para se ter ideia, a cada hora que se passa, pelo menos 41 pessoas são flagradas em uma dessas situações em alguma rodovia deste país.

Qual a importância em respeitar o acostamento?


No dia a dia, indo trabalhar, para burlar um pequeno ou grande fluxo de trânsito, a infração de andar no acostamento é cometida por muitos, e é fato que este ato é extremamente perigoso, pois tendo em vista de que o acostamento é unicamente feito para carros que sofreram com algum problema técnico e precisam parar devido a alguma emergência, já para não afetar o tráfego, então o carro com problemas fica no acostamento e é devidamente sinalizado pelo condutor para que não haja maiores problemas e possíveis acidentes.

Mas é aí que muitos condutores acabam se aproveitando deste espaço que está “aparentemente” vazio, para tentar chegar mais rápido ao seu destino.

E isto pode resultar em maiores acidentes. A ultrapassagem em local proibido é responsável em grande parte pelos acidentes frontais mais graves que resultam em vítimas reais. Só em 2012 por exemplo, foram mais de 46 mil pessoas que morreram em decorrência de acidentes nas estradas do país, causadas em boa parte por este tipo de infração.

Este número já é 38.3% maior do que há dez anos. Portanto é com o aumento do valor da multa, que o número de infrações deve ser reduzido, evitando assim danos maiores a sociedade.

multa por andar no acostamento

Qual o valor da multa por andar no acostamento?


Antigamente o valor da multa por nadar no acostamento era baixíssima! Cerca de R$191,54, mas com o aumento do número de infrações e acidentes causados pela mesma, a única saída foi aumentar de forma exorbitante o valor da multa, assim pesa no bolso do condutor e o faz repensar suas atitudes no trânsito.

Atualmente, quem for flagrado realizando uma ultrapassagem pelo acostamento ou em local proibido deverá pagar multa de R$1925,40, e em caso de reincidência, o valor será o dobro.

Então não vale a pena você querer correr o risco de trafegar pelo acostamento para tentar chegar mais rápido em casa ou em outro destino qualquer, pois isso pode lhe custar muito no bolso, não só nele, como também sua carteira agradece, pois essa infração contabiliza 7 pontos na carteira.

Sendo assim, para evitar dores de cabeça e estresse, lembre-se de pegar o melhor horário do trânsito, saia mais cedo de casa e evite correr o risco de perder dinheiro ou mesmo o seu direito de dirigir. Caso tenha levado uma multa por dirigir no acostamento, poderá tentar remover a multa de trânsito e se livrar dessa situação.

Vale a pena ler também: