Multa gravíssima perde a carteira?

O carro é um veículo que se tornou o grande aliado das pessoas na hora de se locomover para qualquer lugar que seja. Os motivos desse tipo de transporte ter se tornado o preferido das pessoas são diversos, conforto e agilidade são apenas algumas das qualidades.

Mas é necessário ficar atento para não acabar cometendo infrações que possam leva-lo à ter a sua tão preciosa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa! Perdendo assim o direito de dirigir.

Infração Gravíssima perde a carteira?


Indo diretamente ao ponto, depende! Por exemplo, usar o celular ao dirigir seja para falar ou somente manuseá-lo, era considerada uma infração Média, hoje é considerada uma infração Gravíssima. Sendo assim, por estar falando no celular enquanto dirige, você irá perder a sua carteira de habilitação? A resposta é não! Mas, veja que uma infração desta gera multa de R$293,47 somado a uma perda de 7 pontos na carteira! Se você tinha um total de 13 pontos ou mais, adquiridos em outras infrações, e agora comete esta, você estará instantaneamente com a CNH suspensa.

Do contrário, você pode não ter cometido nenhuma infração antes, está praticamente com a carteira de habilitação zerada. E então comete esta infração, logo terá 7 pontos na carteira, e isso não o suspenderá.

É relativo como pode ver. Ainda falando de infrações Gravíssimas, existem certas infrações que se enquadram nesta categoria, que acabam por suspender a CNH do condutor imediatamente, independentemente de quantos pontos tenha a sua carteira. Não só alguns tipos de infrações gravíssimas podem fazer isso, como também outras situações que importam, e estas você ver a seguir.

Multa gravíssima perde a carteira

Suspensão da carteira de motorista pela soma de pontuação


Qualquer condutor que somar 20 pontos na carteira, dentro do período de 12 meses, estará com a mesma suspensa, sendo assim, o limite é 19 pontos, e caso ultrapasse essa somatória, terá que fazer o Curso de Reciclagem.

Vale lembrar que o número de pontos é somado de acordo com o tipo de infração cometida, cada infração tem seu valor, sendo:

  • Infrações Leves: 3 pontos;
  • Infrações Médias: 4 pontos;
  • Infrações Graves: 5 pontos;
  • Infrações Gravíssimas: 7 pontos.

Infratores reincidentes


Caso um condutor, depois de cumprir o tempo da primeira suspensão da carteira de motorista, acabar cometendo uma segunda infração dentro do período de 1 ano, este será considerado um infrator reincidente, e portanto o tempo da segunda suspensão será maior, indo de 6 meses até 2 anos.

Infrações Gravíssimas que fazem perder a carteira!


Como dito, algumas infrações de trânsito tem o poder de suspender automaticamente a sua carteira de motorista, ou seja, independentemente da pontuação das mesmas ou da somatória do total de pontuação. Em hipótese alguma queira cometer uma destas. São elas:

  • Dirigir alcoolizado ou negar o teste do bafômetro: suspensão da CNH por 12 meses;
  • Dirigir em velocidade superior em mais de 50% do limite da via: suspensão de 2 a 7 meses;
  • Forçar passagem entre veículos transitando em sentidos opostos: suspensão de 4 a 12 meses;
  • Transpor bloqueio policial: suspensão de 1 a 3 meses;
  • Transportar em uma moto, uma criança menor de 7 anos: suspensão de 1 a 3 meses;
  • Pilotar moto com faróis apagados: suspensão de 1 a 3 meses;
  • Transportar em uma moto, passageiro sem capacete de segurança: suspensão de 1 a 3 meses;
  • Pilotar moto sem capacete: suspensão de 1 a 3 meses;
  • Pilotar moto equilibrando-se em apenas uma roda: suspensão de 1 a 3 meses;
  • Efetuar manobra perigosa: suspensão de 4 a 12 meses;
  • Participar de corridas em via pública: suspensão de 4 a 12 meses;
  • Dirigir ameaçando a vida dos pedestres: suspensão de 1 a 3 meses;
  • Disputar corrida por espírito de emulação: suspensão de 4 a 12 meses;
  • Omitir-se de socorrer vítima de acidente: suspensão de 4 a 12 meses.

Como pode ver não são poucas as infrações Gravíssimas que podem causar a suspensão imediata da sua CNH, sendo assim seja muito cauteloso.

Quando uma dessas infrações é cometida, o Detran informa o condutor responsável, através de uma notificação enviada pelo Correios, informando que está suspenso, e tem o direito de tentar recorrer da situação, ou concordar com as sanções, que incitam a cumprir com o devido prazo de suspensão e fazer um Curso de Reciclagem para regularizar a sua situação.

infração gravissima perde a habilitação

O que acontece se dirigir com habilitação suspensa?


Se o condutor tiver sua CNH suspensa e for surpreendido dirigindo durante esse período, poderá ser aplicada uma pena de detenção que varia de 6 meses a 1 ano. E então a licença de motorista é cassada, além de multa aplicada. Não bastando isto, o condutor será obrigado a refazer todo o procedimento do zero como se estivesse tirando a sua primeira habilitação, para obtê-la novamente.

Como consultar quantos pontos tenho na carteira?


Já explicamos isso em diversos artigos por aqui. A consulta pode ser feita acessando o site do Detran de seu estado, e procurando pelo serviço disponível online, não é difícil. Basta achar a página correta, então inserir seus dados no formulário e executar a consulta, o sistema então retornará a sua ficha com a situação da CNH.

Viu a importância que tem evitar infrações e multas desnecessárias para proteger a sua carteira de motorista? Não custa nada fazermos a nossa parte por um trânsito mais amigável e seguro, além de que evita muita dor de cabeça, e aos bolsos, para nós condutores.

Uma dica para você que levou uma multa, é que procurar recorre-la. Sim, é possível eliminar essa multa através de recursos simples e tem um material online que ensina como fazer e ainda lhe dá os recursos para conseguir isso, então é conferir o nosso artigo sobre Como Remover Multas de Trânsito e dar os primeiros passos!

Vale a pena ler também: