Motorista com CNH especial pode dirigir qualquer veículo?

Será que um motorista com CNH especial pode dirigir qualquer veículo? A resposta para essa pergunta é não. Um condutor com uma CNH especial não pode estar no controle de um automóvel sem ajustes específicos que atendam suas necessidades!

Essa é uma das grandes perguntas que rodeiam o dia a dia de muita gente. Na verdade, acaba se tornando uma pergunta ambígua. Isso porque o motorista com CNH especial pode sim dirigir qualquer veículo, desde que ele seja previamente preparado para sanar suas particularidades.

Sendo assim, vamos nos aprofundar um pouco mais no tema, a fim de responder essa e outras dúvidas pertinentes. Portanto, confira quais os veículos mais recomendados e como encarar a urgência em adequar seu carro para estar dentro da lei!

Afinal, motorista com CNH especial pode dirigir qualquer veículo?

Vamos assumir o exemplo de uma pessoa que possui uma restrição D ou G, que diz respeito ao câmbio automático. Se ela foi atestada pela junta médica sobre aquela necessidade e já conseguiu alterar sua habilitação para CNH especial, as mudanças em relação ao veículo devem ser imediatas.

Em outras palavras, essa pessoa deve o mais rápido possível adequar seu câmbio manual para automático. Caso isso não aconteça e ela dê continuidade na direção de um carro convencional, ela está infringindo a lei de forma severa.

Pode até ser que em uma blitz policial o oficial não entenda muito sobre as restrições e habilitação especial, e o problema acabe passando despercebido, mas até quando contar com a sorte? Afinal, basta apenas um flagra para que sua habilitação seja colocada em risco e seu carro guinchado.

Portanto, isso é uma infração gravíssima e está sujeita a tudo que a lei diz sobre isso, da mesma forma que o condutor com CNH tradicional. E isso se aplica a qualquer deficiência que conste no campo de observação da habilitação.

Atualmente, as montadoras enxergaram a necessidade de oferecer veículos apropriados para condutores PcD. Dessa forma, caso tenha alguma restrição e já estiver com sua CNH especial, é melhor se adequar para não correr riscos ou mesmo colocar os outros em risco.

Quais os tipos de veículos mais indicados para PcD

motorista com CNH especial pode dirigir qualquer veículo

Você sabia que existem oficinas especializadas na adaptação de carros para pessoas com deficiência? Isso mesmo, é possível adequar qualquer equipamento ou sistema que seja necessário para suprir sua necessidade.

Entretanto, existem alguns modelos de carros que facilitam e muito a vida do motorista com CNH especial. Saiba mais!

Motoristas cadeirantes

O tipo de carro mais indicado aos cadeirantes é a minivan. Esse modelo oferece mais espaço para movimentação, reduzindo assim o tempo gasto ao entrar e sair do veículo.

Além disso, o fator autonomia também é beneficiado, uma vez que o carro oferece facilidade na remoção da cadeira. Outro ponto importante é o porta-malas espaçoso e a abertura vantajosa das portas.

Condutores com algum tipo de amputação

Já para pessoas que possuem algum nível de amputação o carro mais é ideal é o de pequeno porte. Os carros de categoria Hatch são os mais indicados. Além do câmbio automático é possível adquirir o câmbio borboleta, que fica localizado bem atrás do volante e na altura certa para que o condutor maneje.

Agora que você já sabe se um motorista com CNH especial pode dirigir qualquer veículo, que tal compartilhar com outras pessoas que também querem saber? O importante mesmo é não andar fora da lei e existem alternativas muito facilitadoras no mercado hoje!