Localizar CNH pelo CPF: É possível?

Você perdeu sua carteira de motorista ou não está com ela no momento em que precisa fazer um cadastro ou algo semelhante. Nesses casos, é possível localizar a CNH pelo CPF? Neste texto iremos tirar todas as suas dúvidas.

Primeiramente, você precisa saber sobre o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que é onde estão registradas todas as suas informações e atividades como condutor habilitado, desde o começo de seu processo de habilitação.

Assim que a pessoa se inscreve para candidato à primeira habilitação, as informações já começam a ser inseridas do Renach.  Em resumo, o Renach é uma espécie de banco de dados, onde está agrupado todo o histórico dos condutores habilitados no Brasil.

Isso facilita que todos os órgãos de trânsito possam acessar as informações do motorista em um só lugar. Por exemplo: Se você for autuado em uma infração pela Polícia Federal (PF), o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) terá acesso a essa informação.

No Renach, há as informações sobre dados pessoais, endereço, mudança de domicílio exames e avaliações médicas realizadas, infrações cometidas, suspensão, cassações, multas em atraso, mudanças de categoria, vencimento da CNH e entre outras informações.

O Renach é encontrado na parte de trás da CNH e também na folha que você recebe a Licença para Aprendizes de Direção Veicular (LADV), quando se inscreve na autoescola. Este é um registro único e que acompanha o condutor por toda a sua vida.

Já o número de registro da CNH está na parte da frente do documento logo abaixo da foto.

Localizar cnh pelo cpf

Como fazer a consulta do Renach?


Agora que falamos sobre o que é Registro Nacional de condutores Habilitados, saiba que você pode tentar localizar a CNH pelo CPF a partir da consulta do Renach.

Em alguns estados, esta consulta, pode ser feita a partir no site do DETRAN. Infelizmente, não são todos que dispõe desse recurso ainda.

Se você estiver com dificuldade para encontrar o campo no site em que é possível achar o Renach ou se o site do DETRAN do seu estado disponibiliza este serviço, basta ir ao mecanismo de pesquisa do Google e colocar para buscar as seguintes palavras chaves: Consultar Renach DETRAN do seu Estado. Por exemplo: Consultar Renach DETRAN PE.

O mais recomendado é você olhar com atenção o site do seu Estado em busca da melhor forma de fazer essa consulta e localizar sua CNH pelo CPF, pois a partir dessa localização, é possível encontrar também o número de identificação da CNH.

Em alguns sites do DETRAN, por exemplo, é dada ao motorista a facilidade de possuir um cadastro com CPF e senha. Nesses casos, é possível acessar através de login e senha o Renach e o número de registro por essa área.

No caso de você não conseguir fazer a consulta pela internet, o melhor a se fazer é ir a um posto de atendimento do DETRAN de sua cidade com seu CPF e RG e pedir a localização.

Localizar CNH pelo CPF é possível de ser feito pela internet em alguns estados, mas pode ser que exija um pouco de trabalho e dedicação de tempo nessa busca, já que cada site oficial do DETRAN segue uma forma de disponibilidade de serviços.

Por isso, a dica que podemos dar é você ter esses números anotados em algum lugar seguro, como em uma agenda, smartphone ou até mesmo e-mail.

Você pode fazer uma cópia digital da sua CNH (e de outros documentos importantes também) e deixar armazenada digitalmente em um local em que seja de fácil acesso para você. Em uma situação de emergência, certamente, essa precaução será de grande ajuda.