Idade mínima para andar no banco da frente do veículo

O Departamento Estadual de Trânsito orienta sobre a idade mínima para andar no banco da frente do veiculo. Neste caso a instituição faz alerta sobre o transporte seguro de crianças.

O motorista precisa estar atento à segurança dos pequenos, além de fazer o uso de equipamentos de segurança previstos na legislação de trânsito brasileira.

Idade mínima para transporte de crianças no carro


No carro toda criança com até 10 anos de idade precisa ser transportada no banco traseiro com cinto de segurança. Já as crianças com até 7,5 anos de idade precisa estar acomodado em equipamento adequado.

No entanto, existem duas situações que garante uma exceção no transporte destas crianças no banco da frente do veículo. São elas:

  • Caso a quantidade de crianças no carro com menos de dez anos for maior que a capacidade do banco traseiro (de quatro crianças) é preciso que a de maior estatura fique no banco da frente.
  • Os veículos que possuem somente bancos dianteiros (como caminhonete) entram nesta categoria. Portanto, ao completar 10 anos é autorizado o transporte no banco da frente, desde que esteja com cinto de segurança.
  • O ideal preferencialmente ir à frente à criança mais velha. Outra exceção é quando não apresentar cintos de três pontos no banco traseiro.

Idade mínima para andar no banco da frente do veiculo

Idade mínima para transporte de crianças na motocicleta


O transporte de crianças na motocicleta exige uma idade mínima. Neste caso somente as crianças com 7 anos de idade ou mais, podem ser levadas na garupa. Além disso, é necessário que a mesma utilize capacete para o seu tamanho.

Entre as questões, ainda é estipulado de acordo com o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito que uma criança que não tem condições de cuidar da sua segurança não pode transitar no veículo.

Nesta categoria entra:

  • Apresentar alguma deficiência.
  • Criança doente.
  • Crianças que não conseguem apoiar os pés do estribo.
  • Esteja com os pés ou braços engessados.

Caso o condutor descumpra estas regras pode sofrer penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa pode ser de R$ 191,54 e a inserção de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a infração gravíssima.

Caso seja flagrada a criança na motocicleta de modo irregular, pode sofrer um processo administrativo para suspensão do direito de dirigir. Lembrando que para efeitos legais, criança é aquela que possui até 12 anos incompletos.

Altura para transporte no banco da frente do veículo


A altura das crianças para andar no banco da frente do veículo também é estipulada pelo Código Brasileiro de Trânsito.

Neste caso, a altura mínima para segurança é de 1,45 m, portanto, se a criança não apresenta esta altura é preciso que o banco apresente alguma elevação.

Isto é fundamental, pois é preciso que as crianças utilizem o cinto para a sua segurança. Apesar de não ter nada na legislação, isto garante que o seu filho não se machuque.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, mais de 500 crianças morrem todos os dias em acidentes de transporte terrestre. No Brasil, cerca de cinco crianças são vítimas fatais do trânsito.

andar no banco da frente do veiculo

Airbag no banco da frente do veículo


O airbag precisa estar na sua altura mínima, além disso, ele precisa ser desativado se ocorrer o transporte de crianças, pois pode ser mortal.

Existem alguns modelos que permite desativar o airbag através da chave ou botão próximo do porta-luvas. O ideal é consultar o manual e ver se o seu veículo apresenta esta opção.

Lembrando sempre de que as crianças devem ser transportadas no banco traseiro em cadeirinhas específicas e que estejam dentro das suas especificações, como tamanho, peso e altura.

Leia também: Cinto de segurança para cachorro

Equipamento para segurança para transporte de crianças


Agora que você já sabe a idade mínima para o transporte no banco da frente do veículo, confira os equipamentos que devem ser usados no banco traseiro.

  • Faixa etária: 0 a 12 meses, o equipamento necessário é bebê conforto ou conversível.
  • Faixa etária: 1,1 a 4 anos, o equipamento necessário é a cadeirinha.
  • Faixa etária: 4,1 a 7,5 anos, o equipamento necessário é o assento de elevação.
  • Faixa etária: 7,6 a 10 anos, o equipamento necessário é o cinto individual de segurança do próprio banco traseiro.

Lembrando que estes equipamentos não abrangem transporte coletivo e táxis.

Vale a pena ler também: