Habilitação especial: Como tirar a CNH para deficientes?

Conseguir tirar a carteira de habilitação especial é um sonho de muitos deficientes físicos, então eu irei destacar aqui hoje os detalhes para ter sua CNH em mãos.

Infelizmente ainda é muito difícil para os deficientes conseguir tirar a carteira de motorista, por vários motivos, como a falta de médicos em alguns lugares, falta de auto escolas com veículos adaptados para realização das aulas e uma série de outros fatores, mas ser persistente é uma característica muito importante que você precisa ter se quiser ter a possibilidade de dirigir seu próprio veículo.

O que eu irei lhe mostrar aqui hoje são algumas dicas e o processo que você precisa passar para tirar a habilitação especial atualmente. Então o meu objetivo acima de tudo é mostrar um rumo para quem sonha em poder dirigir normalmente pelas ruas, mas ainda não sabe como poderá se inscrever para ter direito a primeira CNH para deficientes.

Tirar a habilitação especial

Quem tem direito a habilitação especial?


A primeira coisa a fazer é entender quem tem direito a CNH especial e logo de cara eu lhe digo que a lista de pessoas que podem se encaixar a essa categoria é muito grande, então não são apenas os deficiente físicos que tem direito ao documento de direção para veículos adaptados. Portanto quem sofre de artrite reumatoide, Esclerose Múltipla, Mastectomia, Quadrantectomia, Paraplegia e Tetraplegia tem direito a habilitação especial. Confira uma lista de deficiências que podem tirar a carteira de motorista:

  • Amputações
  • Nanismo
  • Poliomelite
  • Dort
  • Paralisia
  • Coluna
  • Tendinite Crônica
  • Manguito Rotador
  • Artrodese
  • Renal Crônica
  • Parkinson
  • Linfomas
  • Escoliose
  • Falta de força
  • Formigamento

Enfim, são várias deficiências que podem se encaixar a esse formato de habilitação, então se você tem um desses problemas ou outro que não tenha sido listado aqui, mas que acredite impossibilita-lo de dirigir um veículo sem adaptação, poderá procurar o Detran para solicitar a inscrição na habilitação especial. Nessa reportagem aqui abaixo será falado mais sobre a categoria de habilitação especial:

Auto escolas para deficientes físicos


Antes de qualquer coisa, você precisará fazer uma pequena pesquisa e saber se existem auto escolas que oferecem aulas para deficientes físicos em sua cidade. Infelizmente é pequena a quantidade de CFCs que possuem veículos adaptados e oferecem esse tipo de aula, então em alguns casos os candidatos tem que ir até outras cidades maiores para realização das aulas e das provas, tendo assim um custo ainda maior, portanto é a dura realidade na vida de muita gente.

Na própria internet é possível encontrar informações de auto escolas para deficientes de alguns lugares. No site do Detran – RJ, por exemplo, tem uma lista de auto escolas para portadores de necessidades especiais no Rio de Janeiro, então se você mora no estado poderá encontrar um CFC próximo para dar inicio ao processo de primeira habilitação. Porém nem todos tem essa sorte e dificilmente encontram auto escolas com carros apropriados de acordo as necessidades dos candidatos.

Caso você não encontre nenhuma auto escola apropriada, mas você já tenha um veículo próprio com as adaptações corretas de acordo as normas do INMETRO, poderá solicitar ao Detran para utilizar seu próprio veículo nas aulas da auto escola. Mas, mesmo o Governo Federal dando desconto na compra de veículos para deficientes físicos e eliminando várias taxas, ainda sim o custo de adaptação do carro não fica barato e precisa ser arcado pelo condutor.

Realização dos exames para CNH especial


A primeira medida que você deverá tomar para tirar a habilitação especial é procurar o Detran de sua cidade para realizar a inscrição. Você deverá levar os documentos de identificação pessoal, comprovante de residência e fotos 3×4. Além disso, o Detran vai solicitar que sejam feitos alguns exames para comprovação da deficiência física e somente com o laudo médico é que você poderá dar inicio as aulas na auto escola.

Esses exames são importantes, porque após eles os médicos e responsáveis do Detran irão determinar exatamente quais adaptações o veículo vai precisar ter para que aquele candidato possa iniciar as aulas. Inclusive em alguns Detrans do País é solicitado que o candidato passe por algumas aulas de teste em um simulador, onde assim é possível identificar com mais facilidade quais são as necessidades de adaptação e outros detalhes. Veja algumas informações interessantes nessa reportagem da Rede Minas de televisão:

Como tirar habilitação especial?


Assim que o médico liberar o seu laudo e o Detran comprovar a deficiência, poderá procurar a auto escola, realizar sua inscrição e começar as aulas teóricas. Deverá também marcar o exame psicotécnico e assim que você for aprovado poderá realizar a prova teórica do Detran. O próximo passo ficará por conta das aulas práticas com o veículo adaptado de acordo sua necessidade especial.

Antes da prova prática do Detran o veículo passará por uma inspeção para verificar se condiz com suas necessidades, então somente após isso poderá realizar a prova e se for aprovado poderá obter sua carteira de habilitação especial normalmente. Mas afinal, qual o preço da habilitação especial? Essa é uma duvida que muita gente tem e naturalmente os preços são muito variáveis, porém não são menores que o da CNH comum. Atualmente é bem provável que você precisará gastar entre R$ 1700 e R$ 2 mil Reais para tirar sua carteira de motorista especial.

Até aqui eu procurei destacar uma série de informações importantes que devem ser levadas em consideração por quem pretende se candidatar a habilitação especial. A minha dica é que não desista do seu sonho, porque mesmo existindo muitos obstáculos para essa categoria, ainda sim você precisa insistir para que seus direitos sejam levados em consideração.

10 comentários

  1. Dei entrada na minha CNH essa semana. Estou com laudo medico e pisicotecnico em mãos. agora dia 20 vou passar pela banca examinadora em BH. LáLá terei q fazer meumeu pisicotecnico novamente?…ouou basta eu ter feito em minha cidade

  2. tenho uma deficiencia fisica na perna esquerda pois tive que retirar parte da bacia e quero tirar minha abilitação tenho algumas duvidas minha perna direita é menor 6 cm em relação a esquerda uso um salto pra compesar essa diferença .
    sera que será nessesario alguma adpitação no veiculo no meu caso?

  3. Eu nao tenho a visao total do olho esquerdo gostaria de saber que documentos sao necessarios e se eu tenho isencao em precos no exame,no duda e necessario um laudo medico nao e???

  4. Eu tirei minha carteira de motorista ja… porém a minha carteira não é especial… e eu tenho esclerose multipla…
    Eu vou ter q fazer tdo de novo para tirar minha carteira de motorista especial?
    Ou só apresenta documentos?
    Já faz 2 anos q à possuo.

  5. Tenho lombalgia crônica,já tenho uma ernia de disco e meu marido sofreu acidente tem uma haste no fêmur temos direito?

  6. TENHO ERNIA DE DISCO,L4 E L5. e, viagens um pouco mais longas…a minha coluna trava e doi muito, pelo fato de ficar sentado. Tenho direito a cnh especial?

  7. Sou renal transplantado; tenho vida normal, sou habilitado; eu tenho direito ao benefício?

  8. Sou deficiente de polium membro direito…mas tenho habilitacao de moto..posso tirar pra carro e tenho desconto? .habilitacao d moto e normal…tenho problema pra dirigir carro.

Os comentários estão fechados.