Habilitação categoria D

Logo ao decidir tirar habilitação, é necessário primeiramente decidir à categoria a qual irá ser capacitado, pois é ela que definirá o tipo de veículo que você irá dirigir.

Obviamente, é possível se habilitar em todas as 5 categorias, de A a E, desde que disponha de tempo e condições financeiras, e isto é ótimo, pois uma pessoa habilitada em outras Categorias tem mais oportunidades de trabalho, além de que conta como um ponto positivo à mais na hora de procurar um novo trabalho!

Habilitação Categoria D e sua utilidade


O condutor habilitado na Categoria D tem mais liberdade de atuação podendo exceder os limites das outras Categorias, tendo autorização para dirigir todos os veículos da Categoria B, e exceder o peso bruto de 3.500 Kg. Assim como pode operar todos os veículos da Categoria C, destinada aos veículos de carga com até 8 passageiros, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, cujo limite de peso bruto é de 6.000 Kg.

É a Categoria ideal para poder dirigir veículos de transporte de passageiros com mais de 8 assentos (excluindo o do condutor), como veículo de transporte escolar, coletivo de passageiros, veículos de emergência ou veículos de produtos perigosos ou inflamáveis.

Os veículos como o trator de roda ou esteira, ou mesmo trator misto, que é um equipamento destinado ao trabalho agrícola e movimentação de cargas, terraplenagem e construção de pavimentação, só podem ser conduzidos na via pública por condutor habilitado na categoria C e D.

Daí a vantagem de se habilitar nesta Categoria, abre portas para vários níveis de profissão, e torna o condutor mais capacitado.

Habilitação categoria D

O que preciso para tirar habilitação Categoria D?


Para poder tirar a habilitação na Categoria D é imprescindível estar habilitado na Categoria B com um tempo mínimo de 2 anos, ou estar habilitado na Categoria C com um tempo mínimo de 1 ano, bem menos rígido.

Outro quesito importante que vale ser ressaltado, é a idade mínima para poder se habilitar nesta Categoria, que se restringe somente à maiores de 21 anos de idade.

Documentação


A documentação exigida contém somente os itens elementares, são: cópias do CPF, RG, cópia da CNH atual, fotos 3×4, Comprovante de Residência (cópia e original) e Certificado de Renovação da CNH, este último é necessário apenas para as CNHs que contém a data de primeira habilitação inferior à 01/11/1999 por padrão.

Etapas

Com a documentação adquirida, basta passar por três etapas e enfim ter a sua Habilitação Categoria D, são elas:

1 – Exame Médico e Psicotécnico

O primeiro é o exame clínico geral responsável por avaliar os principais fatores físicos do condutor, como a visão coração, força muscular e o pulmão. O segundo trata-se de uma avaliação da saúde mental e psicológica geral do condutor.

2 – Aulas práticas de Direção Veicular

As aulas práticas possuem uma média de 15 aulas e todas devem ser cumpridas, tendo aproximadamente um limite de 3 aulas por dia, caso queira fazer mais de uma aula ao dia para poder acelerar o processo de obtenção da habilitação. Em caso de falta de presença à alguma aula, esta deve ser reposta em outro dia escolhido, e na maioria dos casos é preciso fazer pagamento adicional.

3 – Exame Prático de Direção Veicular

Este exame avalia o desempenho do condutor ao dirigir o veículo da Categoria escolhida, é preciso ser agendado na autoescola com pelo menos uma semana de antecedência. Após fazer o exame, se for aprovado, a habilitação será entregue entre 15 a 30 dias, mas caso queira ter notícias do resultado antecipadamente, este pode ser obtido online na internet em até 3 dias úteis.

Para ter acesso ao resultado, basta acessar o site do Detran de seu estado, e então digitar o CPF e prosseguir no sistema, o resultado do exame estará disponível no sistema, e dirá se está ou não aprovado.

Nos casos em que há reprovação, o condutor pode agendar um novo exame após passar 15 dias do primeiro exame feito.

3 comentários

  1. minha categoria da CNH é D, mas nunca precisei dela como profissional, teria como voltar para a categoria B

    1. Luciano, quando vc for renovar a CNH pode solicitar para baixar letra. Porque se vc não exerce, não tem necessidade de manter. Ainda se vc quiser manter vai ter um gasto a mais de R$ 300,00 toxicológico e R$ 96,52 psicotécnico. Coisas que quem só renova de carro não precisa.

Os comentários estão fechados.