Habilitação categoria C

Veja os detalhes sobre a carteira de habilitação categoria C, que pode ser uma opção interessante para você que já um condutor de veículos!

Diante de tantas categorias de habilitação, muitas pessoas tem dúvida sobre qual das 5 categorias é a melhor para o seu perfil. Se tiver tempo e condição financeira para se habilitar em todas as categorias é ótimo, pois não só lhe tornará habilitada para todos os tipos de veículos terrestres para uso próprio, como também pode ajudar no lado profissional, sendo extremamente útil na hora de procurar um novo emprego.

Este é o caso de várias empresas no país que exigem primeiramente que o candidato à vaga de emprego, seja habilitado em pelo menos na Categoria B, para assim poder conduzir veículos da empresa, mas em outros setores do ramo, a CNH Categoria B já não tem tanto valor, sendo requisitado uma Categoria C, D ou E. Entretanto, é muito importante escolher a Categoria que supri as suas necessidades, isto sim é o ideal.

Habilitação Categoria C e sua utilidade


Permite que o condutor dirija todos os veículos da Categoria B, como os carros populares ou de passeio, com a diferença de que não precisa estar limitado ao peso bruto de 3.500 Kg no veículo.

Nesta Categoria você poderá também, operar tratores e máquinas agrícolas e veículos de carga com até 8 passageiros, com ou sem reboque, e estando limitado somente a um peso bruto de 6.000 Kg. Sendo assim ainda estará habilitado para dirigir caminhões.

Habilitação categoria C

O que preciso para tirar habilitação Categoria C?


É requisito principal ter a CNH ou Permissão para dirigir na Categoria B com no mínimo um ano de circulação, também é importantíssimo que não tenha cometido nenhuma infração gravíssima, grave ou ser reincidente em caso de infração média, do contrário não estará qualificado para se habilitar nesta Categoria.

A documentação necessária para matrícula, geralmente são cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência (Tanto cópia quanto original), cópia da CNH atual, fotos 3×4 e Certificado de Renovação de CNH (necessário apenas para habilitações que possuem data de primeira habilitação antes de 01/11/1999).

Tendo os documentos de prontidão, basta seguir adiante, e então são três etapas:

1 – Exame Médico e Psicotécnico

Trata-se de um exame clínico geral que avalia diversos fatores, são eles: visão, coração, pulmão, força muscular, saúde mental e avaliação psicológica.

2 – Aulas práticas de Direção Veicular

São as aulas práticas de Direção Veicular que variam de acordo com o tempo, tendo em média um número mínimo de 15 aulas, estas podem ser feitos em pelo menos 3 aulas por dia se quiser acelerar o processo para conseguir a habilitação, isto só depende da disponibilidade do condutor.

3 – Exame Prático de Direção Veicular

O Exame Prático visa avaliar o desempenho do condutor com o veículo, deve ser agendado através da autoescola com cerca de uma semana de antecedência, caso seja aprovado, a habilitação é entregue em cerca de 15 a 30 dias!

Para os mais ansiosos, o resultado é disponibilizado pelo Detran de seu estado no sistema online, basta acessar o site do Detran e inserir seu CPF, o resultado de sua aprovação ou não, estarão disponíveis no sistema em pelo menos 3 dias úteis.

Para os casos de reprovação, é possível fazer um novo exame, que pode ser agendado 15 dias depois do primeiro.

7 comentários

  1. Acabei de pegar a definitiva na categoria ab, já posso trocar para categoria C? No caso esse um ano de provisória já conta como um ano de carteira na categoria B?

  2. ja tive categoria B mas perdi depois de um ano, ai refiz a Cnh so na categoria A
    ja tenho ela a 1 ano
    posso passar direto pra categoria C ou preciso fazer a B esperar 1 ano

  3. desejo tirar a categoria d ou e , mas so tenho habilitaçao e pratica na categoria b , á mais de 10 anos .
    consigo mudar de categoria sem ter tirado a categoria A ???

Os comentários estão fechados.